sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

FORAGIDOS DA JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ



 EMA                                 MACALÉ
Estes dois são procurados por envolvimento em tráfico de drogas e homicídios na capital paraense. Quem tiver informações que possam levar à localização e prisão deles deve telefonar para 181 (Disque-Denúncia) ou 190 (CIOP). A ligação é gratuita e anônima.
Fonte: Polícia Civil do Pará

POLÍCIA CIVIL RECEBE 330 NOVAS PISTOLAS PARA USO OPERACIONAL

O armamento será utilizado pelos futuros novos policiais civis que passarão por curso na academia.

A Polícia Civil do Estado do Pará recebeu ontem, 07, 330 pistolas calibre .40 SW, modelo 24/7, marca Taurus, e serão de uso exclusivo dos policiais civis que serão formados este ano pela Academia da Polícia Civil.
As armas foram recebidas pelo Investigador da Polícia Civil José Roberto Ferreira, chefe da SECMA (Serviço de Controle de Armas e Munições), no Complexo da Polícia Civil.
Segundo o coronel do Exército, José Carlos Pereira, que faz parte da Assessoria de Planejamento Estratégico da Polícia Civil, as armas foram adquiridas através de recursos do Fundo de Investimento em Segurança Pública do Estado do Pará (FISP).
De acordo com o delegado Pedro Paulo Sousa, diretor da Academia, o armamento será utilizado para a formação de novos policiais civis aprovados no último concurso público.

Pistola calibre .40 SW, modelo 24/7, marca Taurus.

IPC José Roberto Ferreira (segundo da esquerda para direita), chefe da SECMA, apresenta a Pistola .40 24/7
Fonte: Polícia Civil (ASCOM)

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

ESQUECEU DE REGULARIZAR ARMA E FOI PRESO EM FLAGRANTE

Uma equipe de policiais civis sob o comando do Investigador Hélio Rego, prendeu em flagrante por volta das 09:00 horas de hoje, 7, o cidadão Maico Fernandes Goes (foto), 23 anos, residente na Avenida Paulo Maranhão, nº. 1460, bairro caranazal, Santarém/PA, acusado de Posse Irregular de Arma de Fogo.
Segundo informações dos policiais civis que participaram da prisão, disseram que estavam investigando tráfico de drogas no bairro aparecida, quando receberam informações de que Maico tinha droga e arma em sua casa.
Quando averiguavam a informação, encontraram um revólver, marca Taurus, calibre 38, com três munições intactas, que estava escondida dentro de uma caixa no quarto de Maico.
Indagado do registro da arma, Maico disse que não tinha porque esqueceu de regularizá-la na Polícia Federal, então lhe foi dada voz de prisão e conduzido para a 16ª Seccional, onde está sendo autuado em flagrante pelo Delegado Luiz Guilherme Feio Penha.
Depois das formalidades legais, Maico será encaminhado para a Central de Presos Provisórios de Santarém.
Foto: Beto Almeida

BENEFICIADOS COM A SAÍDA TEMPORÁRIA PARA O NATAL 2009 CONTINUAM FORAGIDOS

Ainda não retornaram para o Centro de Recuperação Agrícola 'Silvio Hall de Moura' (Penitenciária de Cucurunã) em Santarém/PA, os detentos Amadeu Valente de Castro Filho, Denismar Lima da Silva, Jeisel Rodrigues Sousa e Roberto Lima Silva.
Os quatros detentos foram os únicos que não conseguiram encontrar o caminho de volta para o 'Casarão' do Cucurunã para terminarem de cumprir suas penas e estão na qualidade de 'FORAGIDOS'.
Se você conhece, sabe ou tem alguma informação que possa levar ao paradeiro dos quatro foragidos, entre em contato com a Polícia ligando para os telefones: 190 (CIOP) ou (93)3523-2196 (16ª Seccional Urbana de Santarém).

Amadeu Valente de Castro Filho


Denismar Lima da Silva


Jeisel Rodrigues Sousa


Roberto Lima Silva

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

PRESA AO TENTAR LEVAR DROGA NO SUTIÃ PARA IRMÃ NA PENITENCIÁRIA

Foi presa na tarde de ontem, 05, a cidadã Marta Antonia de Assis Silva (foto), 26 anos, residente na Rua Piçarreira, nº. 32, bairro santarenzinho, Santarém/PA, acusada de tráfico de droga.
A prisão em flagrante foi feita pelo Agente Prisional Marcos Adriano Mota da Silva no interior da Penitenciária Agrícola ‘Silvio Hall de Moura’ quando Marta pretendia visitar sua irmã Maria Celinéia de Assis Silva, a conhecida ‘Néia’, que está presa naquela casa penal acusada de tráfico de droga, e durante a revista de praxe feita em todas as pessoas que adentram naquela casa penal, foi encontrado dentro de seu sutiã um ‘papelote’ de pasta de cocaína.
Levada para a 16ª Seccional e interrogada, Marta confessou que pretendia levar a droga para sua irmã ‘Néia’, mas os agentes prisionais foram mais espertos e encontraram a droga escondida no ‘corpete’ de Marta.
Marta foi autuada em flagrante por tráfico de droga pelo Delegado Germano do Vale, e agora vai fazer companhia para seus irmãos ‘Dão’ e ‘Néia’, todos presos acusados de tráfico de droga naquela penitenciára.

Marta Antonia de Assis Silva (Aprendeu que em Brasília/DF era fácil levar dinheiro na cueca e na meia, tentou levar droga no sutiã e se deu muito mal...)
Foto: Beto Almeida

POLÍCIA CIVIL CUMPRE MAIS UM MANDADO DE PRISÃO

Uma equipe de policiais civis ao comando do Investigador Hélio Rego, Chefe de Operações da 16ª Seccional, prendeu ontem, 05, a cidadã Leonora Pedroso Rocha (foto), 36 anos, residente na Rua Hortência, nº 54, bairro do aeroporto velho, Santarém/PA, por cumprimento a um Mandado de Prisão Preventiva expedido pelo Dr. Paulo Pereira da Silva Evangelista, Juiz de Direito da 4ª Varal Penal da Comarca de Santarém, referente aos autos do Processo 2005.2.002130-0 que apura crimes contra a liberdade sexual.
Após as formalidades na 16ª Seccional, Leonora foi transferida para a Penitenciária ‘Silvio Hall de Moura’.
Foto: Beto Almeida

MULHER NÃO ACEITA SEPARAÇÃO, FAZ QUEBRA-QUEBRA E VAI EM CANA

Uma equipe da Polícia Militar prendeu em flagrante na tarde de ontem, 05, a cidadã Mônica Maria Mendes Paz (foto), 48 anos, residente na Rua Guarany, nº. 12, bairro alvorada, Santarém/PA, acusada de ter danificado o patrimônio do seu ex-marido Jorge Alberto Paz de Sousa.
Segundo a vítima, está separado de Mônica há seis meses, e esta não aceitando a separação, foi até sua casa e ali passaram a discutir, quando em determinado momento Mônica passou a danificar os televisores, inclusive jogando dois numa fogueira feita no quintal.
Temendo que Mônica ateasse fogo em sua casa, ligou para a PM, que foi ao local e prendeu Mônica que estava escondida no banheiro de uma casa próxima.
Levada para a Seccional, Mônica foi autuada em flagrante pelo Delegado Germano do Vale e já está na Penitenciária Silvio Hall de Moura.
Mônica já esteve presa por tráfico de droga na Praça Tiradentes, e estava em liberdade condicional.

Monica Maria Mendes Paz - Volta pra cadeia...
Foto: Hitamar Santos

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

LADRÃO ARROMBOU, FURTOU, AMEAÇOU, E 'DANÇOU' NAS ALGEMAS DA PM

A Polícia Militar prendeu em flagrante na tarde de ontem, 3, o cidadão Edimilson Porticho de Oliveira (foto), 35 anos, residente na Rua Osvaldo Cruz, nº. 02, bairro Santo André, Santarém/PA, acusado de ter furtado um ventilador da residência da vítima Liliane de Souza Monteiro, localizada na Rua Baturité, nº. 03, bairro Santo André, Santarém/PA.
A vítima não se encontrava em casa no momento do crime, mas foi avisada por uma vizinha que avistou um indivíduo arrombando a janela e pulando para dentro da casa.
Quando chegou próximo de sua casa, Liliane ainda avistou o meliante saindo com seu ventilador na mão, e com uma faca em punho ameaçou a vítima caso investisse contra sua pessoa.
A PM foi avisada e chegou ao local logo em seguida, saindo em busca do ladrão, alcançando-o logo adiante ainda correndo com o ventilador nas mãos, quando foi preso e conduzido para 16ª Seccional.
Edimilson foi autuado em flagrante por furto pelo Delegado Luiz Guilherme Feio Penha e já está na Central de Presos Provisórios de Santarém à disposição da Justiça.

Edimilson Porticho de Oliveira (Queria o ventilador da vítima de qualquer maneira...)
Foto: Beto Almeida

POLÍCIA CIVIL PRENDE 'NAMORADAS' COM 4,1 QUILOS DE DROGA EM ÓBIDOS

Uma equipe de Policiais Civis da cidade de Óbidos/PA, ao comando do Delegado Elinelson de Oliveira Silva (foto à direita), prendeu em flagrante nas primeiras horas do dia 29.12.2009, as cidadãs Jeane Leite da Costa, paraense, 33 anos, residente na Rua Paraguaçu, 706, Vila da Prata, Manaus/AM, e Patrícia Rodrigues de Souza, amazonense, 19 anos, residente na Rua Antenor Cavalcante, 122, Zumbi dos Palmares, Manaus/AM, acusadas de tráfico de droga.
A prisão de 'Jeane' e 'Patrícia', que são ‘namoradas’, aconteceu no interior do 'B/M Viamar', no porto da cidade de Óbidos/PA, e a droga, quatro pacotes pesando 4.100 quilogramas, foi encontrada dentro de uma mochila, embaixo da rede de 'Jeane'.
Durante a abordagem, 'Jeane' ainda tentou enganar a polícia escondendo o rosto na rede, mas depois de presa assumiu a posse da droga, porém isentou a participação de 'Patrícia', versão que não convenceu os policiais.
Em depoimento perante o Delegado Elinelson, 'Jeane' disse que recebeu a ‘mercadoria’ na cidade de Juruti/PA, de um cidadão de nome ‘Ricardo’, que não conhece, mas que pagaria a quantia de R$-800,00 pelo transporte até Santarém/PA, onde uma outra pessoa iria ligar para receber o ‘produto’, porém foram interceptadas no porto da cidade de Óbidos/PA.
As duas mulheres foram autuadas em flagrante e já estão à disposição do Poder Judiciário daquela cidade.


Jeane Leite da Costa - 'Jeane' (Não chegou com o 'produto' no destino, não ganhou R$-800,00, mas ganhou a cadeia...)

Patrícia Rodrigues de Souza - 'Patrícia' (Foi inocentada pela 'namorada', que não convenceu a Polícia...)

4,100 quilos de droga (pedra de óxi) apreendidos com 'Jeane' e 'Patrícia'
Fotos: Polícia Civil

sábado, 2 de janeiro de 2010

PM CHEGA NA HORA DO CRIME. UM LADRÃO É PRESO, MAS DOIS CONSEGUEM FUGIR.

Uma equipe da Polícia Militar, comandada pelo Cb Pm Lourenço, prendeu em flagrante hoje, 2, o cidadão Tiago Pereira Guimarães, conhecido por ‘Tiago’, 18 anos, residente na Avenida Muiraquitã, s/n, bairro uruará, em Santarém/PA, acusado de tentativa de furto e porte ilegal de arma de fogo.
Segundo informações policiais, ‘Tiago’, em companhia de seus comparsas ‘Renan’ e ‘Fabrício’, usando uma motocicleta Honda/CG 125 Titan, verde, placa JUJ-0349, e ainda uma arma de fogo caseira calibre 28, tentavam praticar um furto na residência do senhor Jarlisson Santos de Sousa, mas o plano criminoso deu errado, visto que algumas pessoas viram a movimentação dos meliantes e ligaram para o CIOP (Centro Integrado de Operações Policiais) denunciando a ação.
Nesse intervalo de tempo, ‘Tiago’ ainda chegou a pular para o quintal da casa, enquanto que seus comparsas identificados por ‘Renan’ (Renan Nunes Barros) e ‘Fabrício’ saíram do local na motocicleta para trocá-la por outra, visto que aquela era barulhenta e chamava atenção.
Em poucos minutos a PM chegou no local e conseguiu prender ‘Tiago’, enquanto que ‘Renan’ e ‘Fabrício’, ao perceberem a polícia no local, conseguiram fugir já em outra motocicleta, uma Yamaha YBR 125, vermelha, placa JVK-5262, e também portavam a arma de fogo, que foi jogada no local.
As duas motocicletas foram abandonadas e a PM já conseguiu apreende-las.
Segundo o Delegado Domingos Djalma Pereira, ‘Tiago’ está sendo autuado em flagrante por Tentativa de Furto e Porte Ilegal de Arma de Fogo. Quanto os indivíduos ‘Renan’ e ‘Fabrício’, ambos já foram identificados e qualificados, e serão representados por suas prisões preventivas, finalizou o Delegado.

Tiago Pereira Guimarães - 'TIAGO' (Deu azar e ficou na rua da amargura...)

Renan Nunes Barros - 'RENAN' (Esperto, se livrou do flagrante...)
Fotos: Hitamar Santos

MECÂNICO É ENCONTRADO MORTO COM UMA FACADA NO PEITO

O corpo do mecânico Raimundo Celino da Silva Miranda, mecânico, 30 anos, foi encontrado por volta das 08:00 horas de hoje, 2, em sua casa, onde morava sozinho, localizada na Rua Ituqui, s/nº, área de invasão do bairro alvorada, próxima a fábrica de asfalto, em Santarém/PA.
Segundo a genitora da vítima, a senhora Maria da Conceição Batista da Silva, que comunicou o fato na 16ª Seccional, o corpo de Raimundo foi encontrado por populares em cima de uma cama e apresentava uma perfuração no peito, possivelmente provocado por arma branca (faca), e não soube informar as causas e motivos da morte de seu filho.
O crime está sendo investigado por uma equipe comandada pelo Delegado Domingos Djalma Pereira.
Raimundo Celino da Silva Miranda já tinha uma passagem pela Polícia, quando no dia 17.08.2009, foi preso e autuado acusado de ameaçar o Sd Pm Itamar dos Santos Cardoso e toda sua família.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

TRÁFICO DE DROGA LEVA O 1º PRESO DO ANO PARA CADEIA

A primeira prisão em flagrante do ano de 2010 registrada na 16ª Seccional de Santarém foi a do cidadão Leonilson Pinto Coelho, vulgo ‘Tico(foto), 23 anos, residente na Rua Silvério Sirotheau Corrêa, nº. 1926, bairro aldeia, nesta cidade de Santarém/PA.
A prisão de ‘Tico’ aconteceu por volta de 01:20 horas de hoje, 01, na Praça Tiradentes, quando uma guarnição militar comandada pelo Cabo PM Amaral o flagrou vendendo droga para o indivíduo Alexandre Alan Queiroz Rabelo, vulgo ‘Bocão’.
Tanto 'Tico' como 'Bocão' são velhos conhecidos da Polícia no mundo do tráfico de droga na Praça Tiradentes.
Na hora do flagrante, ‘Tico’ tentou esconder uma sacola plástica com 28 ‘cabeças’ de pasta de cocaína jogando-a sobre o telhado de uma das barracas da Praça Tiradentes, mas os milicianos viram o ‘despacho’ de ‘Tico’ e não tiveram trabalho em encontraram a droga.
Com ‘Tico’ a PM também apreendeu R$-58,00 em dinheiro que ficou comprovado ser resultado da venda de droga naquele local.
O flagrante foi presidido pelo Delegado Domingos Djalma Rego Pereira, que mandou ‘Tico’ com passe-livre para a Penitenciária Silvio Hall de Moura, onde vai começar contar sua prisão a partir do dia 01.01.2010.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

AVISO AOS NAVEGANTES!

Não colocamos obstáculos e nem nos importamos na divulgação das matérias, principalmente as fotos, publicadas aqui no blog por outro meio de comunicação, mas pelo menos citem a fonte, e também modifiquem um pouco os textos para não ficar uma réplica.
É chato ter que citar isso por aqui, mas o mais chato é ter que ler matérias com o mesmo teor em outros meios de comunicação.

Obrigado. 

QUADRILHA DE ASSALTANTES É DESBARATADA PELA POLÍCIA CIVIL

Policiais Civis da 16ª Seccional de Santarém desbarataram uma quadrilha de assaltantes e ladrões de motocicletas e prenderam na manhã do último dia 28, os indivíduos Eduardo Carlos Massaranduba Branco Júnior, vulgo ‘Eduardo’; Ezequiel Nascimento dos Santos, vulgo ‘Negão’; Gilson Nascimento da Costa, vulgo ‘Gilson’; e Antonio da Conceição da Silva, vulgo ‘Riba’.
Dos quatros indivíduos acima, apenas ‘Gilson’ foi autuado em flagrante por Posse Irregular de Arma de Fogo de uso permitido, e ‘Riba’ que também foi autuado em flagrante por Receptação, Porte Ilegal e Posse Irregular de Arma de Fogo de uso permitido.
Um outro integrante da quadrilha, Marinaldo da Silva e Silva, conhecido por ‘Cabeludo’, conseguiu furar o cerco policial no bairro de Nova República e foragiu.
Segundo informações da Polícia Civil, a quadrilha era liderada pelo indivíduo ‘Eduardo’, que tinha o apoio de ‘Cabeludo’ e ‘Negão’.
Um dos assaltos praticados pela quadrilha foi no dia 16.12.2009, no bairro jaderlândia, quando ‘Eduardo’ e ‘Negão’, usando revólveres, assaltaram um comerciante e roubaram sua motocicleta Honda/NXR 150 Bros vermelha. Depois seguiram em fuga para a vila de Mojui dos Campos, onde assaltaram uma comerciante e roubaram dinheiro.
Na mesma noite dos assaltos, ‘Eduardo’ fugiu com a motocicleta roubada para a comunidade Tutuí, onde vendeu para ‘Riba’, que só pagou 500 reais pelo veículo.
Investigações da Polícia Civil dão conta de que as armas usadas nos assaltos eram fornecidas por ‘Cabeludo’, que recebia um percentual do apurado nos assaltos.
No dia da operação policial que desbaratou a quadrilha, ‘Eduardo’ foi preso numa casa que estava escondido no bairro Ipanema, com quem a polícia encontrou uma arma de brinquedo. Depois a Polícia Civil seguiu para o mercado do bairro nova república, onde prendeu ‘Negão’ e ‘Gilson’ que estava de posse do revólver usado nos assaltos, enquanto ‘Cabeludo’ fugiu ao perceber a chegada da polícia naquele local, mas se apresentou no dia seguinte na 16ª Seccional, onde prestou depoimento.
Em diligência para a comunidade Tutuí, os Policiais Civis prenderam em flagrante ‘Riba’, que na sua abordagem estava portando na cintura uma pistola 7,65mm. Em sua casa foi apreendida a motocicleta roubada no bairro jaderlândia, além de uma escopeta calibre 12.
Segundo o Delegado Germano do Vale, outras operações deverão ser realizadas para coibir a onda de roubos que vêm ocorrendo em Santarém, principalmente com o uso de motocicletas.

Eduardo Carlos Massaranduba Branco Júnior 'Eduardo' - Assaltante e líder da quadrilha

Ezequiel Nascimento dos Santos 'Negão' - Assaltante parceiro de 'Eduardo'

Gilson Nascimento da Costa 'Gilson' - Estava com a arma do crime
Fotos: Beto Almeida

SAÍDA TEMPORÁRIA DO NATAL 2009: APENAS 4 PRESOS NÃO RETORNARAM

Após serem beneficiados pela Saída Temporária do Natal 2009 desde o dia 22.12.2009, apenas quatro presos não retornaram para o término do cumprimento de suas penas no Centro de Recuperação Agrícola ‘Silvio Hall de Moura’ (Penitenciária de Cucurunã).
Segundo informações da direção daquela casa penal, os quatro presos que até o final da manhã de hoje, 31, ainda não tinham retornado para ‘Penitenciária de Cucurunã’ e considerados foragidos da justiça são: Amadeu Valente de Castro Filho, Denismar Lima da Silva, Roberto Lima Silva (foto) e Jeisel Rodrigues Sousa (foto).

Roberto Lima Silva

Jeisel Rodrigues Sousa
Fotos: Hitamar Santos

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

'QUEIMADO' É PRESO EM FLAGRANTE POR COMPRAR ARMA FURTADA DA PF

Depois de alguns dias de investigação, a Polícia Federal conseguiu descobrir a autora do furto de uma arma de fogo e outros objetos ocorrido na casa de um Agente da Polícia Federal e também prender em flagrante o receptador do furto.
A autora do furto foi a cidadã Roberta Karine Oliveira de Souza, vulgo ‘Ratinha (foto), 20 anos, residente na Rua Galdino Veloso, nº. 1075, bairro aldeia, Santarém/PA. 'Ratinha' é velha conhecida da polícia na prática de furtos no centro da cidade.
Após descobrir e deter a autora do furto, a Polícia passou a intensificar diligências no sentido de recuperar a arma, e não teve muito trabalho em descobrir que ‘Ratinha’ tinha negociado a Pistola Taurus, calibre .9mm, para o cidadão Gerlan Leal Lopes, vulgo ‘Queimado (foto), 32 anos, residente na Rua São João Batista, nº. 08, bairro santarenzinho, Santarém/PA, conhecido da Polícia Civil por envolvimento no tráfico de drogas.
A arma de fogo, de uso restrito da Polícia Federal, foi encontrada e apreendida na casa de ‘Queimado’, que foi preso em flagrante por receptação de furto pelo Delegado Luiz Guilherme Feio Penha e já está na Central de Presos Provisórios de Santarém à disposição da Justiça.

Gerlan Leal Lopes - 'Queimado' (Se queimou feio com a PF...)

Roberta Karine Oliveira de Souza - 'Ratinha’ (Não perdoou nem os homens da lei...)
Fotos: Beto Almeida

CRIME EM FAMÍLIA: IRMÃOS SÃO PRESOS POR TRÁFICO DE DROGA

Policiais Civis da 16ª Seccional Urbana de Santarém, ao comando do Investigador Hélio Rego, prenderam em flagrante na manhã de hoje, 22, os irmãos Raimundo Celineudo de Assis Silva, vulgo ‘DÃO’ (foto), 27 anos, residente na Rua Santa Luzia, nº. 09, bairro santarenzinho, e Maria Celinéia de Assis Silva, vulgo ‘NÉIA’ (foto), 29 anos, residente na Rua Santa Luzia, nº. 180, bairro santarenzinho, nesta cidade de Santarém/PA, acusados de tráfico de droga e associação ao tráfico de droga.
Os dois irmãos foram presos na esquina da Rua Santa Luzia com a Travessa Nossa Senhora do Rosário, bairro santarenzinho, quando estavam tentando sair do bairro do santarenzinho com a droga e tentando pegar um mototaxista, mas perceberam a aproximação da polícia civil no local e Dão’ tentou despachar (jogar) uma pequena bolsa contendo 7 ‘cabeças’ da droga ‘pasta de cocaína’, mas foi visto pelos policiais e efetuaram a prisão do casal.
Além da droga, com os dois acusados foram apreendidos R$-884,00 em dinheiro, possivelmente obtidos com a venda da droga.
'Dão' saiu da penitenciária de cucurunã há uma semana depois de cumprir pena de seis anos por tráfico de droga, já 'Néia' é velha conhecida da polícia e ex-mulher do traficante Valter, que está no presídio por tráfico de droga.
O flagrante está sendo presidido pelo Delegado Luiz Guilherme Feio Penha.

Raimundo Celineudo de Assis Silva - 'Dão' (Não criou vergonha...)

Maria Celinéia de Assis Silva - 'Néia' (Não tem choro e nem vela...)
Foto: Beto Almeida

sábado, 19 de dezembro de 2009

ALENQUER: CIDADÃO É MORTO COM UMA PAULADA DE CABO DE VASSOURA

O crime de homicídio ocorreu por volta das 16:00 horas de hoje, 19, na Travessa Lauro Sodré, em frente ao 'Posto Taveira', na cidade de Alenquer/PA, durante uma discusão em que a vítima Lucivaldo da Silva Menezes, 43 anos, recebeu uma cacetada de cabo de vassoura na cabeça e morreu no local.
O autor da cacetada foi o cidadão Lázaro Lucas de Sousa Correa, que logo após o crime ainda chegou a fugir do local, porém, logo em seguida uma guarnição militar ao comando do Cb Pm Diorlando Pedro Costa empreendeu diligência e o consegiu prende-lo em flagrante quando estava escondido no interior do ‘Bar da Loura’, situado na Travessa C, nº. 1202, bairro São Francisco, naquela cidade.
Lázaro foi conduzido para a Delegacia daquela cidade está sendo autuado em flagrante pelo Delegado Herberto Farias Júnior.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO: MAIS UM NA CADEIA

Os policiais civis Hélio Rego e Carlos Jennings prenderam na manhã de hoje, 18, o cidadão Elias Cunha Freire(foto), com 57 anos, residente na Rua 8, nº. 11, bairro nova república, nesta cidade de Santarém, por cumprimento a um Mandado de Prisão Preventiva expedido pelo Juiz de Direito da 6ª Vara Penal da Comarca de Santarém, nos autos de Carta Precatória oriunda da Comarca de Anápolis/GO.
Após as formalidades na 16ª Seccional, Elias foi encaminhado para a Central de Presos Provisórios de Santarém.
Foto: Beto Almeida

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

EX-PRESIDIÁRIO QUERIA GRANA PARA O NATAL, ASSALTOU E SE DEU MAL.

Um assalto ocorreu na manhã de hoje, 16, por volta das 08:30 horas, na praia em frente ao Posto Santo Antonio, quando dois indivíduos armados de revólveres assaltaram uma funcionária do Posto Santo Antonio quando chegava com a renda da balsa da empresa que fica em frente a cidade.
Após o assalto, os dois assaltantes empreenderam fuga, mas somente um foi preso pela polícia militar na esquina das Avenidas Borges Leal e Magalhães Barata, trata-se de Raimundo Reis Barbosa (foto), 42 anos, residente na Rua Taxi, nº. 1122, bairro floresta, Santarém/PA.
Com Raimundo a polícia encontrou e apreendeu a bolsa tira-colo da funcionária, a quantia de R$-19.425,00 em dinheiro e um cheque no valor de R$-282,00 que pertencem ao Posto Santo Antonio, além da arma de fogo, tipo revólver, calibre 38, municiado, usada na prática do roubo.
O acusado foi autuado em flagrante delito pelo Delegado Djalma Pereira por roubo qualificado e será encaminhado para a Central de Presos Provisórios de Santarém.
Na Seccional, a Polícia Civil descobriu que Raimundo já foi preso em flagrante por duas vezes, nos anos de 2008 e 2009, sempre acusado de roubo, mas está, segundo ele, em prisão domiciliar e queria dinheiro para passar o Natal.

Raimundo Reis Barbosa - queria passar o Natal estribado, mas se deu mal!

Revólver calibre 38 - a arma usada no assalto.
Fotos: Beto Almeida

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

CONTRA O PRÓPRIO PATRIMÔNIO: EMPREGADO DEU A 'LETRA' DO ASSALTO

A Polícia Civil, num trabalho investigativo incansável, prendeu em flagrante no dia de hoje, 15, o cidadão Celison da Silva Araújo, vulgo 'Jhow' (foto), acusado da receptação de parte do dinheiro roubado da empresa Sul Brasil Distribuidora Ltda.
Com 'Jhow' a Polícia encontrou e apreendeu mais de R$-4.000,00 em dinheiro, que lhe foi dado pelo assaltante e irmão 'César Araújo' logo após o roubo.
A Polícia também descobriu que 'Jhow' deu todas as informações necessárias para o seu irmão 'César Araújo' e Oseias praticarem o assalto contra a empresa em que trabalha.
'Jhow' foi autuado em flagrante pelo Delegado Luiz Guilherme Feio e já está na Central de Presos Provisórios da Susipe.
Com a prisão de 'Jhow', a polícia civil conseguiu desvendar, em menos de 24 horas, o assalto ocorrido na estrada de Mojui dos Campos, recuperar quase todo o dinheiro roubado e também colocar todos os envolvidos na cadeia.

ASSALTO DO MOJUÍ: POLÍCIA PRENDE O SEGUNDO ASSALTANTE

A Polícia Civil acaba de prender César da Silva Araújo, o 'César Araújo'(foto), o indivíduo que praticou o assalto, juntamente com o já preso Oseias da Silva Assis, contra um vendedor de cigarros na estrada que liga a cidade de Mojuí dos Campos a comunidade São José.
'César Araújo' foi preso pela equipe do Investigador Hélio - Chefe de Operações da 16ª Seccional, quando estava numa lancha tentando fugir da cidade.
Foto: Beto Almeida

CASAL ASSALTA TAXISTA, MAS A FUGA DURA POUCO

Já está na cadeia o cidadão Márcio Andrei Pedroso dos Santos (foto), 18 anos, residente na Avenida Rui Barbosa nº. 3877, bairro mapiri, nesta cidade acusado de ter, em companhia de uma adolescente, praticado assalto contra o taxista Antonio Vicente Filho, fato ocorrido por volta de 01:15 horas de hoje, 15, no bairro caranazal, nesta cidade.
O assaltou começou no bairro do maracanã quando o casal pegou o táxi da vítima e pediu que o levasse a um motel, porém, depois o casal mudou de ideia e pediu que o levasse em outro local, quando Márcio, armado com uma faca, anunciou o assalto e a adolescente passou a recolher todos os pertences da vítima, tais como: R$-124,00 em dinheiro, um telefone celular e um cordão em ouro.
Márcio e a adolescente L.S.S., de 17 anos, foram detidos por taxistas e parentes da vítima, e levados para a 16ª Seccional, onde o Delegado Guilherme Feio lavrou o flagrante contra Márcio e o procedimento especial contra a adolescente.
Foto: Beto Almeida

POLÍCIA MILITAR PRENDE UM DOS ASSALTANTES DE MOJUÍ DOS CAMPOS

A polícia militar da cidade de Mojuí dos Campos prendeu no início da noite de ontem, 14, o cidadão Oseias da Silva Assis (foto), paranaense, 24 anos, residente na Avenida Magalhães Barata, s/nº, bairro caranazal, nesta cidade, acusado de ter participado do assalto ao cidadão Gilberto Carvalho Barroso, vendedor de cigarros, de quem foram roubados aproximadamente 8 mil reais.
O roubo aconteceu na tarde de ontem na estrada que liga a cidade de Mojui dos Campos a comunidade São José.
O outro assaltante, identificado por César da Silva Araújo, conhecido por 'César Araújo', conseguiu driblar o cerco policial e fugiu levando a arma do crime e o dinheiro.
Com Oseias a polícia apreendeu uma motocicleta, capacetes e uma camisa preta, usados na prática do roubo.
Oseias foi autuado em flagrante pelo Delegado Luiz Guilherme Feio e já está na Central de Presos Provisórios de Santarém.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

POLÍCIA CIVIL PRENDE ASSALTANTE INTERESTADUAL DE BANCO

A Polícia Civil divulgou hoje, 10, a prisão de Márcio Dias Brito, de 32 anos, conhecido por ‘Marcinho do Exército’ (foto), um assaltante perigoso e especialista em assaltos a bancos e a carros-fortes.
A prisão aconteceu na tarde de ontem, 09, quarta-feira, na cidade de Redenção/PA, durante a operação ‘Itacaiúnas’, por intermédio de informações recebidas pelo Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Pará.
Marcinho do Exército’, que era procurado em, pelo menos, seis Estados brasileiros, foi preso no momento em que fazia levantamentos das agências bancárias que poderiam ser assaltadas na região sul do Estado.
O Delegado Geral da Polícia Civil, Raimundo Benassuly, informou que Márcio Brito responde a processos por participação em assaltos a bancos nos Estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Rondônia, São Paulo e no Distrito Federal.
Segundo a Polícia Civil, ‘Marcinho do Exército’, que é paraense, natural de Redenção, apresenta título de eleitor e carteira de identidade da cidade-satélite de Ceilândia (DF) e ultimamente estava envolvido com tráfico de drogas.
O assaltante está com Mandado de Prisão Preventiva decretada pela Justiça de Goiânia, Estado do Goiás.
Cerca de 40 policiais civis e mais 20 homens do Núcleo de Inteligência Policial atuam na região durante a operação.
Com a prisão de Márcio, a Polícia Civil vai aprofundar as investigações para descobrir onde está escondido o resto da quadrilha de assaltantes.

LEI DISCIPLINA O USO DE CAPACETE PELO CONDUTOR E PASSAGEIRO DE MOTOCICLETA

A Governadora do Estado do Pará sancionou no último dia 8, terça-feira, a Lei n º. 7.353/2009 que disciplina o uso de capacete pelo condutor e passageiro de motocicleta nos Estabelecimentos de Acesso Público no Estado do Pará.
A Lei só foi publicada hoje, 10, no Diário Oficial do Estado do Pará..
Leia a Lei na íntegra.

L E I N° 7.353, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2009

Disciplina o uso de capacete pelo condutor e passageiro de motocicleta nos estabelecimentos de acesso público no Estado do Pará e dá outras providências.

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ estatui e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1° Fica proibida a entrada de pessoas em estabelecimentos comerciais, prédios e condomínios residenciais, repartições públicas, agências bancárias, entre outros locais públicos, com capacete ou qualquer tipo de objeto que dificulte sua identificação ou reconhecimento.
Art. 2° Em postos de combustível e estacionamentos, os usuários de capacete, condutor de motocicleta e passageiro, devem retirá-los imediatamente, logo após descerem da motocicleta.
Art. 3° Os comerciantes deverão afixar, nos locais de entrada, o aviso de que não e permitido entrar usando capacete.
Art. 4° O Poder Executivo regulamentará a presente Lei no prazo de trinta dias após a data de sua publicação.
Art. 5° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO DO GOVERNO, 8 de dezembro de 2009.

ANA JÚLIA DE VASCONCELOS CAREPA
Governadora do Estado

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

NÃO QUER PRESTAR: 'INDIO' VOLTA PRO XADREZ ACUSADO DE ROUBO

Depois de passar uma longa temporada na Penitenciária Agrícola Sílvio Hall de Moura (Cucurunã) e a Justiça ter lhe dado mais uma chance de voltar ao convívio da sociedade, o indivíduo Gerciley Mota dos Santos, vulgo ‘Indio(foto), mais uma vez volta para a cadeia, desta vez acusado de roubo.
‘Indio’, com é conhecido no mundo do crime, arrombou e invadiu a residência da senhora Luzanira Rocha, 39 anos, localizada na Avenida Borges Leal, nº. 4652, bairro caranazal, e com uma arma branca (faca) anunciou o assalto e passou a agredir fisicamente a vítima, que desmaiou.
Com a vítima desmaiada, ‘Indio’ furtou vários pertences e fugiu do local, mas no final da manhã de hoje, 9, foi preso pela Polícia Militar na Travessa Silva Jardim, bairro de Aparecida, e levado para a 16ª Seccional, onde foi apresentado para o Delegado Nelson Nascimento, que o autuou em flagrante.
Apesar da vítima ter reconhecido ‘Indio’ como sendo o autor do assalto em sua casa, aquele nega cinicamente o crime.

'INDIO' - não quer seguir a 'regra do bom viver'

JUSTIÇA DETERMINA QUE O ESTADO CONSTRUA CADEIA PÚBLICA EM ÓBIDOS

A Justiça deferiu o pedido do Ministério Público em Óbidos e determinou a construção de cadeia pública naquele município.
A liminar concedida pelo Juiz Thiago Tapajós Gonçalves e deu um prazo de 90 dias para que o Estado inicie o processo licitatório para construção da cadeia pública, além de outras determinações, como a imediata remoção dos presos condenados.
O pedido foi feito em Ação Civil Pública ajuizada pelas Promotoras de Justiça Maria Raimunda Tavares da Silva e Dully Sanae Araújo Otakara, contra o Estado do Pará.
Em caso de descumprimento das obrigações, foi estipulada uma multa diária no valor de R$ 5 mil, a ser suportada pessoalmente pela Governadora do Estado, assim como pelo Superintendente do Sistema Penitenciário do Estado do Pará.
A ACP foi ajuizada devido à ausência de uma cadeia pública em Óbidos, onde existe somente uma Delegacia.
A partir do início do processo licitatório a ser deflagrado em 90 dias, o Juiz determinou prazo máximo de 6 meses para a conclusão da obra, e o prazo de 30 dias para a lotação de agentes penitenciários, em quantidade adequada, para atuarem como carcereiros na Delegacia, até a construção da cadeia.
O Estado deve providenciar a imediata remoção dos presos condenados, que eventualmente se encontrem recolhidos na Delegacia da Polícia Civil local, para estabelecimento penal apropriado. A remoção deverá ser efetivada por meio da Susipe, que deverá arcar com os custos financeiros e humanos.
Outra determinação do Juiz foi para que, em 72 horas, o Estado, por meio da Susipe, forneça alimentação aos presos que se encontram custodiados na Delegacia, assumindo definitivamente e por completo essa obrigação. A juiz afirma na decisão que ‘o sistema carcerário do Estado do Pará, especificamente para os presos provisórios, é um verdadeiro caos e afronta aos postulados da Lei de Execução Penal’.
Fonte:MP

domingo, 6 de dezembro de 2009

15 PESSOAS SÃO PRESAS EM ÓBIDOS ACUSADAS DE TRÁFICO DE DROGA

Policiais Civis da Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas, sob o comando do Delegado Jardel Guimarães, realizaram no dia 4 último, na cidade de Óbidos, um 'Operação Jericó'.
A ação teve por objetivo Cumprir mandados de prisão e de busca e Apreensão decretados pela Justiça daquela Comarca.
As ordens judiciais foram resultados de Investigações presididas pelo Delegado Elinelson Oliveira, titular daquela Delegacia e como Solicitações de prisão contra os acusados foram acatadas pelo Poder Judiciário, Através do Juiz Thiago Tapajós Gonçalves, e receberam apoio do Ministério Público, por intermédio da Promotora de Justiça Maria Raimunda Tavares.
No final da operação 15 pessoas foram presas, sendo onze homens e quatro mulheres.
Com eles, os policiais apreenderam um total de 2,7 quilos de drogas, entre pasta de cocaína, pedras e petecas de crack prontas para venda aos usuários.
Além dos entorpecentes, seis motos, três televisores de plasma, em dinheiro R $ 6,2 mil, telefones celulares e jóias foram apreendidos.
Os agentes encontraram ainda dois revólveres de calibres, 32 e .38, bem como, objetos usados no preparo e processamento das drogas, como balança digital de precisão.
Os policiais desarticularam os pontos de venda de drogas conhecidas como 'Bocas-de-fumo'Fazer'Naldo Preto','Naldo Branco','Esmael','Dedeco','Hildo','Maria Rita','Telha'E'Sandra ou Cinei'.
Em um dos locais, conhecido como 'Boca do Naldo Preto', Funcionava um tipo de' Centro de Apoio da 'quadrilha de traficantes. Nesse local, os policiais encontraram a maior parte dos objetos apreendidos e dos entorpecentes.
Os presos na operação foram identificados como Hildo Vieira; Jadson Santos; Manoel Jarlisson; Adenilson da Silva Santiago, Vulgo 'Adesilva'; Clodovaldo José Viana da Mota, Vulgo 'Telha'; Josinaldo Santos da Costa, Vulgo 'Naldo Preto '; Sandra Santos da Costa; Aureliano de Castro Carvalho; José Augusto Pinheiro dos Santos, Vulgo 'Augusto'; Jocinei Santos Costa, vulgo 'Cinei'; Márcia Lima de Freitas; Jovenildo Santiago da Silva, Vulgo 'Dedego'; Esmael da Costa Matos; Ronaldo Almeida e Mara da Silva Cerdeira.
A operação contou com uma participação de 37 policiais deslocados de oito municípios do oeste paraense, que se movimentaram até Óbidos. Os agentes utilizaram uma viatura fluvial 'André Luiz', Da Polícia Civil de Santarém, para efetuar buscas nos rios da região, e oito viaturas para atuação na área terrestre.
O operação contou ainda com o apoio do Grupo de Combate ao Crime Organizado de Santarém (CGGO), sob a direção do Delegado Silvio Birro, da 16 ª Seccional Urbana de Santarém, sob direção do Delegado Germano do Vale, e apoio dos Delegados Jamil Casseb Djalma Domingos Pereira, do município de Aveiro, João Liberal, da Delegacia de Belterra; e Andresa Sousa, titular de Oriximiná.
Segundo o Delegado Jardel, esse trabalho já desarticulou pontos de vendas de drogas na Maioria dos municípios do oeste paraense.

Policiais Civis com os 15 presos, droga, dinheiro, armas, veículos e objetos apreendidos

Delegados Jardel e Elinelson dando Instruções da Operação

A maior parte da droga foi apreendida na 'boca de fumo' de 'Naldo Preto'

Droga, dinheiro, armas de fogo e cadernos da contabilidade do tráfico

ENCIUMADA, MULHER MATA MARIDO COM UMA FACADA

Motivada por uma desconfiança de traição, a cidadã Josiane Maia Ribeiro (foto), 30 anos, residente Rodovia BR-163, Comunidade de Cipoal, BR 163, ceifou a vida do próprio marido Jamilson Ribeiro, com 29 anos, com uma facada certeira na altura do peito.
A vítima ainda chegou a ser socorrida e levada para o Pronto Socorro Municipal desta cidade, mas morreu ao dar entrada naquele hospital.
O crime ocorreu por volta de 01:30h de ontem, 5, na área onde funciona o arraial das festividades de Nossa Senhora da Conceição.
Josiane foi presa no pronto socorro municipal por uma equipe da Polícia Militar e levada para 16ª Seccional, onde foi autuada em flagrante pelo Delegado Carlos Mota e já se encontra na Penitenciária Silvio Hall de Moura.
Foto: Beto Almeida

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

ITAITUBA: UMA LEMBRANÇA DE INFÂNCIA



A fotografia acima, ainda no velho preto/branco, mostra uma imagem obrigatória de quem chegava em Itaituba na década de 70 e desembarcava no velho trapiche de madeira construído bem à sua frente.
Morei, nos anos de 76/77, na casa bem ao lado e posso contribuir com algumas informações do que aparece na relíquia fotográfica.
Esse prédio fica na esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Travessa Justo Chermont, quase em frente ao antigo trapiche municipal (de madeira), visto que o trapiche ficava no início, ou final, como queiram, da Travessa Justo Chermont.
No outro lado da esquina ficava a casa do saudoso Teófilo Olegário Furtado.
Bem, se referindo ao prédio que aparece na foto, da sequerda para a direita, ali funcionavam os seguintes estabelecimentos: Sorveteria 'O globo no ar' (o melhor sorvete da cidade); Agência de venda de passagens da Vasp; e a Mercearia do senhor Antonio Rubem.
Na parte dos fundos do mesmo prédio, funcionava a 'Lanchonete do Seu Tote', do casal Antonio Gonzaga Barros e Nídia Cohen Barros (meus tios), e uma 'Barbearia'.
No prédio ao lado, onde só aparece uma parte na foto, funcionava a Agência da Transbrasiliana, e logo adiante a residência do casal 'Tote e Nídia Barros', onde morei por dois anos.
Na época estudava no Colégio Sant'Ana, que fucionava atrás da Igreja Nossa Senhora de Sant'Anna.
Saudade!
Foto: Blog do Amaral

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

EMPRESÁRIO É PRESO COM DROGA DURANTE 'OPERAÇÃO NÁUTILLUS'

Uma equipe da Polícia Civil, sob o comando do Delegado José Ricardo Batista de Oliveira - Superintendente Regional da Região Guajarina, prendeu em flagrante o cidadão Ediney Carlos Conceição Souza (foto), 30 anos, acusado de tráfico de droga em sua própria empresa, situada na avenida Bernardo Sayão, centro de Mãe do Rio, na região Guajarina, nordeste do Pará.
No local, os policiais apreenderam 44 ‘petecas’ de pasta de cocaína, 01 revólver calibre 38 com cinco munições, 01 balança digital de precisão e 01 tesoura usada para cortar plásticos usados na embalagem da droga.
Ediney Souza, que é dono de uma empresa de venda de condicionadores de ar automotivos, já vinha sendo investigado pela 'Operação Náutillus II' havia um mês, e de posse do Mandado de Prisão expedido pela Juíza Shérida Keila Pacheco Teixeira, da Comarca de Paragominas, a equipe policial foi até o estabelecimento do acusado e ali encontrou a arma e as ‘petecas’ de cocaína.
Ediney foi autuado em flagrante e está recolhido na carceragem da Seccional Urbana de Paragominas à disposição da Justiça.