quarta-feira, 15 de maio de 2013

JUÍZA DECRETA PRISÃO PREVENTIVA DE SOLDADO PM AUTUADO EM FLAGRANTE EM ÓBIDOS

A Dra. Tarcila Maria Souza de Campos, Juíza de Direito, Titular da Comarca de Óbidos/PA, acaba de decretar a Prisão Preventiva do cidadão Guilherme Calandrini Muribeca Neto, Soldado da Polícia Militar do Estado do Pará, lotado no Destacamento da cidade de Óbidos.
O militar foi preso por volta das 20:30 horas de ontem, 15, por uma guarnição militar, sob o comando do Sub-Tenente De Jesus, e autuado em flagrante pelo Delegado Elinelson de Oliveira Silva, que o indiciou pela prática dos crimes de homicídio tentado (Art. 121 c/c 14, II do C.P.B.), disparo de arma de fogo em via pública (Art. 15 da Lei 10.826/03) e dirigir veículo automotor sob influência de álcool (Art. 306 da Lei 9.503/97).
Segundo informações policiais oriundas da cidade de Óbidos, na tarde de ontem, o Soldado se envolveu em uma briga com sua companheira dentro de casa, e quando a guarnição militar foi ao local, a vítima confirmou a confusão entre o casal, mas disse que já estava tudo resolvido e não iria representar contra o acusado, apenas pediu apoio dos militares para levá-la até uma embarcação para viajar para Santarém, visto que o acusado estava embriagado. O pedido foi atendido.
Já no final da tarde, nova denúncia chegava para os policiais de que o Soldado acusado estava em vias de fato em via pública. Os militares foram ao local e conseguiram deter o Soldado, que estava 'morto de bêbado', mas quando era conduzido para a 41ª ZPol, já na chegada, conseguiu abrir a porta da viatura policial e empreender fuga 'na vuêta' para um matagal próximo, não sendo alcançado pelos colegas militares.
Na fuga, o Soldado acusado entrou em uma residência, pegou uma motocicleta e saiu em disparada pelas ruas da cidade presépio, sendo perseguido pela guarnição, que o perdeu de vista e ele tomou rumo ignorado.
Durante a fuga, o Soldado acusado, de posse de um revólver, efetuou pelo menos três disparos contra a residência das pessoas com quem brigou anteriormente, e por pouco não as acertou, visto que estavam todas na frente da casa.
As buscas continuaram contra o Soldado acusado, e já por volta das 20:30 horas, os militares encontraram com o Soldado acusado, que novamente empreendeu fuga na moto, mas dessa vez foi alcançado e preso quando caiu do veículo.
Com o Soldado acusado os policiais encontraram e apreenderam um revólver Taurus, calibre 38, com cinco munições no tambor, sendo três deflagradas e duas intáctas, além de mais cinco munições intáctas em um dos bolsos.
Levado para a Delegacia, o Soldado PM Guilherme Calandrini, que estava muito embriagado, foi apresentado para o Delegado Elinelson Silva, que lavrou o auto de prisão em flagrante.
Após os procedimentos flagranciais, a prisão foi comunicada para a Juíza daquela Comarca, que homologou o auto de flagrante e converteu a prisão em flagrante do militar em prisão preventiva.
Segundo consta no despacho da Magistrada Tarcila Maria Souza de Campos, ela relata que: 'tendo em vista que o flagranteado é Policial Militar e tem direito a cela especial, determino que o Soldado PM Guilherme Calandrini Muribeca Neto seja entregue ao Comando da Polícia Militar em Santarém/PA, o qual procederá o seu recolhimento e, posteriormente, o seu recambiamento para a cidade de Belém/PA, que possui local especial para a sua segregação.'
Segundo informações extraoficiais, o motivo do problema apresentado pelo militar deve ter sido em razão da Justiça ter cassado a liminar que o mantinha no cargo de Soldado da Polícia Militar.

Nenhum comentário: