domingo, 19 de junho de 2011

ACUSADO DE MATAR ANCIÃ POR 80 REAIS FOI CONDENADO A 18 ANOS DE PRISÃO

Um crime de encomenda realizado no dia 10.07.2009, que causou comoção na colônia Água Branca, na região do palhal do una, município de Santarém/PA, teve seu primeiro capítulo solucionado na sessão do tribunal do júri realizada na última quinta-feira, 16, mas que só terminou na madrugada do dia 17, com a condenação do lavrador Abias Rodrigues Sousa, 21 anos, réu confesso da morte da anciã Teodora Petrenko Ferreira, 64 anos, que era proprietária da ‘Fazenda Laranjal’, onde o mesmo trabalhava.
A maioria dos jurados acataram a tese dos Promotores de Justiça Rodrigo Aquino e Adleer Calderaro, que pediram a condenação do Réu pelo crime de Homicídio Triplamente Qualificado, por promessa de pagamento para cometer o crime, por motivo fútil e por não dar chances de defesa à vítima, cuja pena máxima é de 30 anos. Por sua vez o Defensor Público Daniel Archer apresentou a tese de Delação Premiada, mas não conseguiu convencer a maioria dos jurados.
O Juiz de Direito Gérson Marra Gomes aplicou a pena de 18 anos e 8 meses de reclusão em regime fechado. O Réu está preso e não lhe foi concedido o direito de recorrer em liberdade. A defesa apresentou Apelação para o TJE.
Entenda o crime:
Segundo consta nos autos do processo, Abias matou sua ex-patroa a mando do vendedor Leonir Antonio Bandeira, o ‘Gaúcho’, que também responde pelo crime. Os dois estão presos desde a época do crime e receberam a Sentença de Pronúncia para serem julgados pelo Júri Popular, mas Leonir recorreu da sentença e poderá ser julgado em outra oportunidade.
Segundo o Promotor Rodrigo Aquino, responsável pela acusação, Leonir havia vendido um trator ao marido de Teodora, o senhor Carlos Ferreira, e não recebeu todo o montante combinado. Leonir foi convidado para trabalhar na fazenda como forma de pagamento e passou a trabalhar na operação do trator com Abias. Desse contato entre os dois teria surgido o plano para dar fim no casal e se apropriar de suas terras. Leonir teria prometido 8 mil reais a Abias para que matasse o casal de agricultores, dando-lhe apenas 80 reais e prometendo o resto para depois de consumado o serviço.
Consta ainda nos autos, inclusive com fotos ilustrativas do local do crime, que Abias seguiu o planejamento de Leonir, entrando na fazenda numa noite em que o marido da vítima se encontrava em Santarém, e com um terçado, conseguiu entrar no quarto e golpeou várias vezes a anciã que dormia, até matá-la. Depois tirou sua roupa e deixou-a com as pernas abertas na cama como forma de simular um estupro. O próximo passo era esperar o marido e matá-lo também, mas Abias acabou desistindo do ato, deixando algumas pistas que acabaram por incriminá-lo. Ao ser preso, ele confessou o crime e delatou o parceiro, que negou qualquer participação do caso.
Abias Rodrigues Sousa
Fonte: Com informações do Jornalista e Analista Judiciário J. Ninos  Foto: Beto Almeida

Nenhum comentário: