sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

FORAGIDO DA JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ



Policiais civis da Seccional Urbana da Pedreira, em Belém/PA, estão à procura de Irande Ferreira da Silva (foto), que está com Mandado de Prisão Temporária decretado pela Juíza de Direito da 9ª Vara Criminal da capital, Rosi Maria Farias, sob acusação de crime de estelionato.
O processo dele tramita sob número 2009.2.001614-1.
Quem tiver informações sobre ele, deve telefonar aos números 181 (Disque-Denúncia) ou 190 (CIOP). Seu nome será mantido sob sigilo. A ligação é de graça.
Fonte: Polícia Civil do Pará

SÃO RAIMUNDO PERDE NA ESTRÉIA DO PARAENSE/2010


O São Raimundo jogou hoje a tarde sua primeira partida pelo Campeonato Paraense de Futebol 2010 e não foi bem, perdeu para o Santa Rosa por 1 x 0.
O jogo aconteceu às 15:30 horas no estádio da Curuzu, em Belém/PA, e o gol da vitória do Santa Rosa aconteceu logo aos 15 minutos do primeiro tempo, marcado por Wellington, de cabeça.
Apesar das mudanças táticas feitas pelo Técnico Lúcio Santarém no intervalo do jogo, o Pantera não conseguiu reagir no segundo tempo.
O público pagante na Curuzu totalizou 517 torcedores e somou uma renda de R$-2.660,00.
O próximo jogo do São Raimundo será dia 26, terça-feira, às 15:30 horas, no estádio Baenão, contra o Independente, onde os alvinegros esperam uma reação vitoriosa.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

'MANOEL GALINHA' É PRESO EM FLAGRANTE COM DROGA PELA POLÍCIA CIVIL

Uma equipe de policiais civis comandada pelo Delegado Germano do Vale, prendeu na madrugada de hoje, 21, o cidadão Manoel de Jesus Andrade Silva, vulgo ‘Manoel Galinha’, 39 anos, residente na Rua Santa Luzia, nº. 148, bairro santarenzinho, Santarém/PA, acusado de tráfico de droga.
A prisão de ‘Manoel Galinha’ se deu na Praça Tiradentes, bairro aldeia, em Santarém/PA, onde a equipe de policiais civis fazia ‘campana’ e investigação do tráfico de droga naquele local público.
A prisão se deu quando ‘Manoel Galinha’ chegava na praça em um veículo para distribuir droga para seus ‘aviões’ (vendedores de droga), e foi surpreendido pelos policiais que o flagraram com uma sacola contendo 18 ‘petecas’ de pasta de cocaína e R$-22,00 em dinheiro, além de um telefone celular.
Manoel Galinha’ já vinha sendo monitorado há semanas, mas na madrugada de hoje foi seu dia ‘D’ e caiu nas algemas da polícia.
O auto de prisão em flagrante está sendo presidido pelo Delegado Germano do Vale e após os trâmites legais, ‘Manoel Galinha’ será transferido para a Central de Presos Provisórios de Santarém.

'Manoel Galinha' - 'Desta vez não deu para se livrar do flagrante. A sociedade agradece...'

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

ASSALTOU, FUGIU, MAS FOI SEGUIDO E PRESO NA ORLA DA CIDADE

Já está na Central de Presos Provisórios de Santarém o cidadão Isac dos Santos Silva, 19 anos, residente na Rua Tucumã, nº. 238, bairro São José Operário, Santarém/PA, que foi preso em flagrante na madrugada de hoje, 20, por uma equipe da Polícia Militar, acusado de roubar o estabelecimento ‘Lanchonete e Sorveteria Lá no Gil’, localizado na Avenida São Sebastião, bairro Santa Clara, Santarém/PA.
O roubo ocorreu por volta das 22:00 horas do dia 19, quando o acusado, armado com uma faca, anunciou o ‘assalto’ e roubou a quantia de R$-150,00 em dinheiro e um telefone celular da senhora Gisele Naila Sampaio da Silva.
Após o roubo, Isac fugiu ‘no pique’, mas não percebeu que foi seguido por um motociclista, que avisou a polícia militar e o prendeu na orla da cidade.



Isac dos Santos Silva - 'Nem percebeu que estava sendo seguido... e caiu no xilindró...'
Foto: Beto Almeida

POLÍCIA CIVIL PRENDE ASSALTANTES DE BANCO

Investigadores do Grupo Antiassalto da Polícia Civil do Acre – GAPC, participaram de uma mega operação na tarde desta terça-feira, 19, que resultou na prisão de Arivonaldo Melo dos Santos, paraibano, 28 anos; Manoel Guimarães Prado, baiano, 34 anos; e Flávio da Silva Bezerra, pernambucano, 19 anos, suspeitos de participar de um assalto a Casa Lotérica do município do Bujari/AC, de onde foram roubados mais de R$ 18 mil.
O trio estava morando em uma casa alugada há duas semanas na Rua Mirassol, Quadra 49, do Conjunto Rui Lino, e estavam aguardando a chegada de mais quatro membros da quadrilha para realizarem outros assaltos em Rio Branco e no interior do Estado do Acre.
Dentro da residência a polícia encontrou 750 munições calibre 7.62 de fuzil Fal, 194 munições calibre .9mm, 13 munições calibre .38 special, um revólver, colete balístico, farda do Exército Brasileiro, celulares e um compressor.
As munições foram adquiridas de um peruano membro da facção criminosa Sendero Luminoso, que teria entregado a munição aos assaltantes em Rio Branco e aguardavam a entrega dos fuzis que aconteceria nos próximos dias.
O dinheiro do assalto a Casa Lotérica teria sido usado para adquirir as armas e munições.

Arivonaldo Melo dos Santos, Manoel Guimarães Prado e Flávio da Silva Bezerra - 'Assaltantes da pesada...'

Muita munição em poder dos bandidos...
Fonte: Ecos da notícia

BLASFÊMIA: PRF PRENDE TRAFICANTE COM COCAÍNA EM FORMATO DE BÍBLIA

A Polícia Rodoviária Federal de Rio Branco/AC, prendeu em flagrante a mulher Antonia Chaves Minguins, 21 anos, transportando um quilo de cocaína disfarçado em um pacote semelhante a uma Bíblia.
A prisão aconteceu em uma barreira montada pela PRF na altura do km 48 da BR 317, sentido Epitaciolândia-Rio Branco/AC, quando a mulher viajava em um taxi com destino a Rio Branco, e transportava a droga dentro de uma sacola envolvida em uma toalha.
Quando perguntada o que trazia na sacola, a mulher respondeu calmamente que era uma Bíblia, mas os policiais desconfiaram por que Antonia é mulher de um traficante preso no ano passado, e resolveram verificar a 'Bíblia', descobriram um ‘tijolo’ de cocaína adquirida na Bolívia.
A mulher foi presa e encaminhada a Delegacia da Polícia Federal em Epitaciolândia/AC, onde foi indiciada por tráfico internacional de drogas e transferida para o Presídio feminino em Rio Branco/AC.

Droga em formato de Bíblica - 'Deus que me livre, estão apelando...'
Fonte: Ecos da notícia

ENFIM, LADRÃO DE BOLSA É PRESO EM FLAGRANTE

Depois de praticar vários furtos na cidade, na modalidade ‘puxador de bolsas’, e ‘tirar o sono das polícias’, finalmente foi preso no início da tarde de hoje, 20, o cidadão Walison Sousa de Oliveira, 21 anos, residente na Avenida Girassol, nº. 1985, Bairro Jardim Santarém, Santarém/PA.
Nos últimos dias Walison vinha colocando em alerta constante as polícias civil e militar de Santarém, mas hoje foi o dia do ‘caçador’ e uma equipe da Polícia Militar prendeu o acusado em flagrante na Avenida São Sebastião, bairro de Fátima, quando pilotava a motocicleta Honda, CG 150 Titan, preta, placa JVN-7516, e portava uma sacola com algumas camisas e o telefone celular de uma de suas vítimas.
Conduzido para a 16ª Seccional, Walison confessou cinicamente a prática dos furtos e levou a polícia até a serra do diamantino, na Avenida Curuá-una, onde tinha jogado a bolsa tira-colo de seu último furto praticado na manhã de hoje, contra a senhora Nilvanice Carneiro Pereira.
Walison vinha praticando essa modalidade de furto há dias na cidade, sempre usando a mesma motocicleta, e logo depois que praticava o furto, trocava de camisa para dificultar sua identificação.
Depois de um minucioso interrogatório, Walison foi autuado em flagrante pelo Delegado Germano do Vale e será encaminhado para a Central de Presos Provisórios de Santarém, onde aguardará o pronunciamento da Justiça de Santarém/PA.
Segundo o Delegado Germano, Walison responderá por mais de uma dezena de inquéritos policiais que serão instaurados para apurar os furtos de bolsas praticados na cidade.

Walison Sousa de Oliveira - 'A casa caiu...'
Foto: Beto Almeida

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

RECEPTADORES DE MOTOS PRESOS EM FLAGRANTE PELA PM

Uma equipe da Polícia Militar, ao comando do Sgt Pm Anacleto, prendeu em flagrante na madrugada de ontem, 17, os cidadãos Pablo Edinho Ferreira Cardoso, 27 anos, residente na Alameda 4, nº. 422, bairro jardim santarém, Santarém/PA; e Roberto Júnior Melo dos Santos, 19 anos, residente na Travessa Silva Jardim, nº. 1025, bairro aparecida, Santarém/PA, acusados de receptação e tráfico de droga.
Pablo foi abordado quando saía de uma casa de eventos, localizada na Avenida Presidente Vargas, na motocicleta Honda/NXR 150 BROS ESD e levando na garupa a sua amásia Michele Railoranela Freire dos Santos, quando foi constatado que aquele veículo furtado.
Levado para 16ª Seccional, Pablo deu uma desculpa sem fundamento tentando explicar a posse do veículo furtado, que não convenceu os policiais, que decidiram diligenciar até sua casa, onde ali encontraram Roberto de posse de uma motocicleta Yamaha/YBR vermelha, que também foi comprovada ser produto de furto.
Durante a busca na casa de Pablo, os policiais encontraram várias peças de motocicletas, possivelmente furtadas, e uma sacola plástica com aproximadamente 44 gramas de droga (pasta de cocaína).
Os dois acusados, Pablo e Roberto, foram autuados em flagrante pelo Delegado Domingos Djalma Pereira pela prática do crime de Receptação, além de Tráfico de Droga imputado somente a Pablo.
Em depoimento ao Delegado, ambos alegaram não saber que os veículos eram produtos ilícitos e deram uma desculpa ‘esfarrapada’, assim como a droga encontrada na casa de Pablo, que disse desconhecer o ‘produto’, versões que não convenceram a Polícia.
Pablo Edinho é um velho conhecido das Polícias, onde já foi preso e processado criminalmente acusado de Tráfico de Droga e Homicídio.
Agora os dois acusados estão na Central de Presos Provisórios de Santarém à disposição da Justiça.

Pablo Edinho Ferreira Cardoso - 'Mais uma vez em cana...'

Roberto Júnior Melo dos Santos - 'Discípulo de Pablo no crime...'
Fotos Beto Almeida

sábado, 16 de janeiro de 2010

ASSALTANTE DE TAXISTA LEVOU UMA SURRA ANTES DE SER PRESO

O fato ocorreu na madrugada de hoje, 16, no centro de Santarém, quando vários taxistas pegaram na marra o cidadão Vinícius Mota Correa, 19 anos, residente na Rua Barão de Guajará, nº. 181, bairro uruará, Santarém/PA, e lhe aplicaram uma ‘senhora’ surra, sem dó nem piedade, causando lesões no acusado.
A ‘taca’ dada pelos taxistas foi devido Vínicius, em companhia de um outro indivíduo, até então não identificado, ter assaltado o taxista Amir de Matos Amaral e deste roubado a quantia de R$-140,00 em dinheiro, telefone celular e seu veículo Fiat/Siena, placa JUF–5566, cor vermelha.
O assalto aconteceu na Avenida Sérgio Henn esquina com a Avenida Muiraquitã e dali os assaltantes levaram o taxista até a Avenida Cuiabá, onde abandonaram a vítima e seguiram com o veículo roubado.
Após o roubo, os taxistas se uniram e entraram em ação na busca dos assaltantes, encontrando somente um deles, Vinícius, ainda no carro roubado, próximo ao Museu João Fonna, que ao perceber a aproximação dos taxistas, saiu correndo em fuga, mas não teve muita sorte, pois foi cercado e caiu na fúria dos profissionais do volante, que passaram a aplicar uma violenta surra no assaltante.
Vinícius contou com um pouco de sorte pela chegada da Polícia Militar no local, que o tirou da fúria dos taxistas e o levou para o Hospital Municipal, onde foi medicado e depois conduzido para 16ª Seccional, onde está sendo autuado em flagrante pelo Delegado Luiz Guilherme Feio Penha.
O carro da vítima já foi recuperado pela Polícia, porém, o dinheiro e o telefone celular ainda estariam na posse do outro assaltante, que está foragido.
Após as formalidades legais da prisão, Vinícius vai fazer os curativos na lesão em sua cabeça na Central de Presos Provisórios de Santarém.

Vinícius Mota Correa - 'Deve ter aprendido a lição: Quem não acha pai em casa, acha na rua...'

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

CRISE DE CIÚME DEIXA VÍTIMA NO HOSPITAL E ACUSADA NA CADEIA

Exatamente isso que aconteceu no dia de ontem, 13, por volta das 19:00 horas, na Avenida Barão do Rio Branco, entre as Ruas Galdino Veloso e Floriano Peixoto, centro de Santarém/PA, quando a cidadã Dalva Santiago da Silva, 26 anos, residente na Rua Olavo Bilac, nº. 1626, bairro conquista, Santarém/PA, desferiu duas facadas na vítima Lucilene de Oliveira Pimentel, 26 anos, residente na Alameda 25, nº. 235, bairro aeroporto velho, Santarém/PA.
O crime teria sido motivado por ciúmes de Dalva por desconfiar que Lucilene estaria tendo um relacionamento amoroso com seu marido.
Dalva foi presa pela Polícia Militar logo após o crime, quando iniciava fuga numa motocicleta, enquanto que a vítima era socorrida e levada para o Hospital Municipal, onde se submeteu a uma intervenção cirúrgica e está em observação médica, mas não corre risco de morte.
Dalva foi autuada em flagrante pelo Delegado Djalma Pereira e, após os trâmites do procedimento flagrancial, foi encaminhada para o Centro de Recuperação Agrícola Sílvio Hall de Moura, onde está a disposição da Justiça.

ADOLESCENTE FOI ESFAQUEADO POR RIVAL DENTRO DA ESCOLA

O Ato Infracional aconteceu por volta das 08:30 horas de hoje, 14, no interior da Escola Estadual Madre Imaculada, quando o adolescente e aluno da 6ª Série, das iniciais A. A. C., de 17 anos, desferiu três facadas na vítima, que também é adolescente e aluno da 8ª Série, das iniciais H. C. C., de 16 anos de idade.
Após esfaquear a vítima, o adolescente infrator fugiu pelo portão dos fundos da escola, levando consigo a arma branca (faca), enquanto que a vítima era socorrida e levada para o Hospital Municipal, onde se encontra internada.
O motivo do Ato Infracional seria uma rixa, visto que no dia de ontem, 13, ambos iniciaram uma briga naquele estabelecimento educacional e terminaram na parte do fora.
O fato foi registrado na 16ª Seccional pela Vice-diretora da Escola e a apuração será presidida pelo Delegado Jamil Farias Casseb.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

POLÍCIA CIVIL DESCOBRE QUE 'AZARADO' DE TERRA SANTA É FORAGIDO DE ÓBIDOS

Depois da divulgação aqui no blog da prisão em flagrante do cidadão, até então, identificado por Carlos de Souza Santos, acusado de furto na cidade de Terra Santa (ver matéria ‘Ladrão azarado pisou errado no telhado da loja e caiu no flagrante’), a Polícia Civil de Óbidos (leia-se Delegado Elinelson de Oliveira Silva) viu a fotografia do acusado e o reconheceu como sendo Esmael Carlos de Souza Santos, foragido daquela Comarca, onde tem um Mandado de Prisão em aberto desde o dia 03.09.2009.
Segundo informações do Delegado Elinelson, Esmael Carlos foi condenado pelo Dr. Thiago Tapajós Gonçalves – Juiz de Direito, há 8 anos e 6 meses de reclusão pela prática do crime de Estupro.

POLÍCIA CIVIL PRENDE SEGURANÇA QUE ERA TRAFICANTE DE DROGA

Policiais Civis da Superintendência Regional do Salgado prenderam na madrugada de ontem, 12, no centro da cidade de Castanhal/PA, o cidadão Carlos José Sousa Silva, de 36 anos, acusado de tráfico de droga e porte ilegal de arma.
Segundo os policiais, Carlos trabalhava como segurança de um lava-jato, onde praticava a comercialização de drogas.
O fato foi denunciado à equipe policial formada pelos Investigadores Magnos, Domingos, Penela e Gomes, comandada pelo chefe-de-operações Barbosa.
Com as informações, os policiais iniciaram as investigações, que levaram à prisão de Carlos, que ao ser abordado, tentou fugir em uma moto, porém foi perseguido e alcançado três quarterões depois ainda no bairro centro.
Durante a perseguição, o acusado tentou se livrar de um revólver calibre 38 na via pública, contudo, o fato foi percebido pelos policiais.
A arma estava municiada com cinco cartuchos. Após a prisão, Carlos Silva foi levado de volta ao lava-jato, onde, durante uma revista no local, os policiais encontraram, dentro de um recipiente, seis petecas de cocaína. A droga estava escondida no banheiro.
Carlos foi autuado em flagrante pelo Delegado Silvio Maués, titular da Superintendência Regional do Salgado.

Carlos José Sousa Silva
'Tirava uma onda de segurança, mas seu forte era o tráfico de droga...'
Fonte: Polícia Civil

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

'ESPERTALHÃO' FOI PRESO EM FLAGRANTE QUANDO FURTAVA UM TV

Uma equipe da Polícia Militar, tendo a frente o Cb Pm J. Monteiro, prendeu em flagrante na manhã de hoje, 12, o cidadão Antonio Jairo Pinheiro dos Santos, 25 anos, residente na Avenida Barão de São Nicolau, nº. 2760, bairro São José Operário, Santarém/PA, acusado de ter furtado um televisor na loja Y. Yamada, no centro comercial de Santarém/PA.
Segundo informações policiais, Antonio Jairo, sem nenhum centavo no bolso, estava observando e ‘namorando’ os televisores da loja Y. Yamada, localizada na Rua Senador Lameira Bittencourt, centro de Santarém, indagando preço, forma de pagamento, funcionamento do aparelho e se era digital, e durante um descuido dos vendedores, rapidamente pegou um Televisor Toshiba, de 32 polegadas, que ainda estava na caixa, colocou no ombro e saiu de ‘fininho’ pela porta da loja e foi embora com o ‘produto’.
Um dos funcionários deu por falta do ‘cliente’ e também do televisor, e logo deu alarme para a segurança da loja, que por sua vez chamou a Polícia Militar, e saíram em busca do ‘espertalhão’.
A PM alcançou e prendeu Antonio quando colocava o televisor num táxi para fugir, sendo levado para 16ª Seccional, onde foi autuado em flagrante pelo Delegado Luiz Paixão.
Agora Antonio Jairo está vendo o sol nascer quadrado na Central de Presos Provisórios de Santarém.

Antonio Jairo Pinheiro dos Santos
'Cara de pau e espertalhão, quis ganhar o TV no grito...'
Foto: Beto Almeida

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

LADRÃO AZARADO PISOU ERRADO NO TELHADO DA LOJA E CAIU NO FLAGRANTE

Uma equipe da Polícia Militar da cidade de Terra Santa, ao comando do CB PM F. Pereira, prendeu em flagrante na madrugada de hoje, 11, o cidadão Carlos de Souza Santos (foto), 23 anos, residente na Rua Dez, s/nº, bairro cidade nova, Terra Santa/PA.
Segundo informações da Polícia Civil daquela cidade, Carlos foi tentar furtar na loja ‘Kauan Variedades’, de propriedade do senhor José Terço Ralph Júnior, porém, quando tentava adentrar na loja pelo telhado, deu azar ao pisar errado numa telha, que quebrou e o acusado caiu para dentro do estabelecimento.
Com o barulho do ‘azar’, a vizinhança acordou e avisou o dono da loja, que foi ao local e, junto com vizinhança, impediu a saída do acusado de dentro do estabelecimento comercial até a chegada da PM, que o prendeu em flagrante.
Conduzido para a Delegacia, Carlos confessou durante seu depoimento, que tentou arrombar a loja para furtar camisas e bonés com o apoio de seu comparsa ‘Edmilson’, que ficou na esquina ‘passando o pano’ (observando), mas seu ‘pé-de-seda’ lhe traiu ao quebrar o telhado.
Carlos foi autuado em flagrante pela Delegada Andreza Souza Alves e já está à disposição da Justiça da Comarca de Terra Santa.

Carlos de Souza Santos - Deu azar ao quebrar o telhado da loja...
Foto: Reinaldo (Reco)

domingo, 10 de janeiro de 2010

2009: MAIS DE 190 TRAFICANTES DE DROGAS FORAM PRESOS PELA POLÍCIA CIVIL

A Superintendência Regional de Polícia Civil do Baixo e Médio Amazonas, depois de uma reunião do Delegado Jardel Luis Castro Guimarães(foto) - Superintendente Regional, com diretores da 16ª Seccional Urbana de Santarém e 19ª Seccional Urbana de Itaituba, que contou com a presença das Chefias de Operação da Superintendência e das respectivas Seccionais, divulgou ontem, 9, um balanço das operações policiais realizadas pela Polícia Civil na região do baixo amazonas.
Segundo o Superintendente Regional, no ano de 2009 houve um avanço substancial nas atividades policiais planejadas, e o resultado foi a prisão de 190 traficantes e a desarticulação de 83 pontos de produção e venda de drogas.
Avalia Jardel, que após estudo das particularidades da região do Estado pela Delegacia-Geral, Diretoria de Polícia do Interior e pela Superintendência do Baixo Amazonas, foi elaborado um novo formato de atuação, de avaliação das atividades e no dimensionamento de efetivo e a modificação de formas de trabalho. Com uma distribuição equilibrada de atividades nos municípios da circunscrição, a Superintendência passou a atuar de forma presente nos 18 municípios da região. 'A equipe policial implantou novos modelos operacionais, principalmente, um novo formato de atuar, simultaneamente, naqueles municípios que possuem ligação com os demais. Nessas áreas, os crimes envolvem articulação de pessoas e de meios de transporte, como é o caso do tráfico de drogas, dos furtos e estelionatos, da pedofilia, do tráfico humano, dos crimes ambientais e das atividades do crime organizado', salienta o delegado.
Ao todo, em 2009, as operações policiais resultaram na prisão de 1.045 pessoas. Destas, 194 por tráfico de drogas. Houve desarticulação de 83 ‘bocas de fumo’ e apreensão de 144 armas de fogo. Conforme o levantamento, 85 operações de pequeno, médio e grande porte foram realizadas na região do baixo amazonas pela Polícia Civil.
Entre as ações, explica Jardel, está a do combate aos bandos de roubo à banco com atuação em outros Estados, como a desarticulação do núcleo de uma quadrilha de assaltantes com a prisão dos indivíduos conhecidos por ‘Bin-Laden’ e ‘Perneta’, que comandavam o planejamento de roubos a banco na região e escolheram Santarém para montar a base de atuação. Os dois foram identificados por levantamentos de inteligência em parceria com o Núcleo de Inteligência Policial (NIP) e colaboração dos Estados do Tocantins e Minas Gerais. Com os dois bandidos foram apreendidos veículos e armamento de alto poder de fogo, além de equipamentos e materiais de sobrevivência e despiste de ações.
Durante as investigações, os policiais prenderam outro bando de assaltantes, na zona rural de Itaituba, com equipamentos e farto armamento, quando se preparavam para roubar um banco na região. Com a prisão do bando, foram frustrados planos criminosos de roubos a banco e, por isso, não foi registrada qualquer ocorrência do tipo, em 2009, na região.

COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS
Quanto ao combate ao tráfico de drogas, salienta o Jardel, as ações diferenciadas para repressão ao crime foram intensificadas, principalmente para poder reprimir as ações do tráfico na área urbana. O Delegado acrescenta que na região oeste do Pará, o crime apresenta características diferentes das demais regiões, em função das ações de traficantes entre municípios; o movimento de altas quantidades de drogas vindas de grupos criminosos com atuação interestadual, além do fluxo do tráfico transnacional,  através do uso de meios de transporte fluvial para poder avançar sobre os rios. Para tanto, explica Jardel, foram montados planos de ação, tanto para o período das cheias dos rios quanto das secas, para que haja fiscalização presente dos meios de acesso utilizados pelos traficantes, nas estradas e rios, em Santarém, Itaituba, Alenquer, Novo Progresso, Monte Alegre e Óbidos. Os maiores volumes de apreensão de drogas foram registrados em Santarém, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Itaituba, Oriximiná e Novo Progresso.

AS GRANDES OPERAÇÕES POLICIAIS:
TEMPESTADE - A maior operação de combate ao tráfico de drogas em Santarém e Oriximiná. Planejada para atuar com aplicação maciça de serviços de inteligência, integração com o Poder Judiciário e Ministério Público, bem como, atuação com incursões de inteligência para identificar pontos de produção e venda de drogas, a ação conseguiu desarticular mais de 50 ‘bocas de fumo’ e prender 99 pessoas relacionadas diretamente com o tráfico de drogas.
Houve o indiciamento de outras 19 pessoas decorrentes dos inquéritos e de investigações. O modelo foi considerado como eficiente e serviu de base de atuação na área investigativa, de inteligência e de atuação operacional para formatar as outras grandes operações urbanas de 2009.
NORMANDIA I  - O município de Alenquer foi palco, pela primeira vez, de uma grande operação de combate ao tráfico de drogas com aplicação de recursos diferenciados de transporte, uso da embarcação ‘André Luiz’, da Polícia Civil de Santarém (GCCO), como suporte operacional para disponibilizar um efetivo de 34 policias e atuar, de forma simultânea, em oito pontos de venda de drogas diferentes na área urbana daquela cidade. No total, nove pessoas ligadas ao trafico de drogas foram presas e aproximadamente 200 gramas de cocaína no formato de ‘petecas’ preparadas para o consumo foram apreendidos. Os policiais também apreenderam equipamentos e veículos, bem como, numerários provenientes dos lucros do tráfico de drogas. 

NORMANDIA II - Essa operação foi realizada na cidade de Itaituba, onde os policiais efetuaram bloqueios e monitoramento das rodovias federais BR-163 e BR-230. Esta última teve bloqueada parte de um trecho em área urbana do município, o que permitiu acesso aos Estados do Amazonas e do Mato Grosso, com a missão de atuar de forma simultânea em oito locais de venda e processamento de drogas. Com mandados de busca e apreensão determinados pela Justiça daquele município, os policiais obtiveram sucesso em apreender 170 ‘petecas’ de cocaína e em prender 12 pessoas relacionadas ao crime. Após a produção dos procedimentos, mais uma pessoa foi presa em decorrência de mandado judicial de prisão.
SANTORINI - Realizada na cidade de Novo Progresso, a operação foi avaliada como a maior operação de combate ao tráfico, em que os policiais tiveram de percorrer longas distâncias até chegar aos pontos de tráfico na região. ‘Foi uma das mais complexas operações já realizadas pela Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas, com foco no combate ao tráfico de drogas, aplicação de efetivo em alta escala e atuação simultânea em área urbana’, afirmou o delegado Jardel Guimarães. Houve o deslocamento de oito viaturas policiais, que percorreram quase 900 quilômetros até aquele município. A operação só foi possível graças à atuação eficiente das equipes policiais e do Poder Judiciário, que expediu mandados de busca e apreensão para 11 locais, além de mandados de prisão para parte da quadrilha de traficantes. Os policiais tiveram uma atuação simultânea inicial em oito locais com a prisão de 11 pessoas. Os agentes foram aos vendedores no varejo nas ‘bocas de fumo’, distribuidores de drogas, entre os municípios da região, e chegaram até a estrutura de contabilidade e lavagem do dinheiro proveniente do tráfico, e ressaltou que outras ações fossem desenvolvidas naquele município no combate ao tráfico de droga, roubo, estelionato e resgate de duas crianças que estavam em situação de risco em ambientes insalubres e impróprios.

URÂNIO - No município de Monte Alegre, a Polícia Civil atuou por meio fluvial, com uso de 35 policiais, que agiram, de forma simultânea, em sete pontos de comercialização de drogas. Após um longo trabalho de investigação das atividades dos traficantes, a operação resultou na prisão de 11 pessoas e na desarticulação de um esquema de tráfico de drogas que tinha ligações com o município de Prainha e conexão com outros Estados da federação.

MERCÚRIO - Já em Itaituba, a Polícia Civil realizou a segunda grande operação do ano na região.  Fundamentada na investigação e na participação da comunidade, a ação policial levou à prisão de uma quadrilha inteira de traficantes. Segundo Jardel, a população colaborou  ativamente com os trabalhos policiais, pois deu informações através do Disque-Denúncia. Com as denúncias, os policiais desarticularam toda uma estrutura de tráfico que já existia há mais de dois anos.

JERICÓ - A cidade de Óbidos assistiu a operação que contou com aplicação de efetivo policial em larga escala e atuação simultânea em pontos de tráfico. A operação obteve os maiores resultados em termos de apreensão de drogas, inclusive, quanto ao combate ao ‘crack’. Explica o Superintendente: ‘devido sua posição estratégica no leito do rio Amazonas, o município de Óbidos sofre com a movimentação de diversos tipos de produtos, que vão do contrabando ao tráfico de droga, e recebe sempre um resíduo de todo este produto que escoa pelo rio’. Na ação foram presas mais duas pessoas que faziam a conexão de tráfico com os municípios de Juruti e Santarém. 

CRIMES AMBIENTAIS 
A Polícia Civil teve ainda atuação em diversas frentes com operações de grande e médio porte, além de ações pontuais diárias, para combate aos crimes ambientais. Uma das ações de grande impacto foi a operação ‘Espectro’ realizada em Santarém. A ação teve um saldo altamente positivo no combate à poluição sonora em que vários veículos foram autuados pelo uso indevido de equipamentos de produção sonora.


AVALIAÇÃO
Para o delegado Jardel Guimarães, o ano de 2009, além de produtivo na área operacional, teve avanços em outras áreas, como na aquisição de novos equipamentos de proteção individual, com a substituição de todos os coletes balísticos por novos. Também houve renovação das munições de trabalho, aquisição de novas viaturas policiais, ampliação de equipamentos de informática e da  rede digital, que é interligada através do Sisp/WEB, sistema de registro e acompanhamento de ocorrências pela Internet.
Outra evolução foi na área do conhecimento científico, onde 27 policiais civis adquiriram formação em nível de pós-graduação em Gestão de Segurança Pública na Sociedade Democrática, com ênfase em diversas áreas do conhecimento.
Entre as ações, vale destacar a forma como foram executadas as ações dentro do modelo planejado pela Delegacia-Geral, através do Delegado Raimundo Benassuly, e da Diretoria de Polícia do Interior, sob coordenação do Delegado Miguel Cunha. ‘Com o rigor no combate ao crime e respeito ao cidadão, promovemos ações de parceria e cooperação com todos os órgãos ligados à Segurança Pública e outros relacionados com atividades essenciais e de suporte direto das ações de Polícia Judiciária. Destacamos a cooperação de ações com Poder Judiciário e Ministério Público, bem como, com a Polícia Militar, Polícia Federal, Ibama, órgãos da administração municipal e sociedade como um todo, que colaborou de forma decisiva às ações, confiou nos trabalhos desenvolvidos e participou de forma ativa no combate ao crime, repassando informações e presenciando os resultados das denúncias’, concluiu Guimarães.
Fonte: Informações da Polícia Civil

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

FORAGIDOS DA JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ



 EMA                                 MACALÉ
Estes dois são procurados por envolvimento em tráfico de drogas e homicídios na capital paraense. Quem tiver informações que possam levar à localização e prisão deles deve telefonar para 181 (Disque-Denúncia) ou 190 (CIOP). A ligação é gratuita e anônima.
Fonte: Polícia Civil do Pará

POLÍCIA CIVIL RECEBE 330 NOVAS PISTOLAS PARA USO OPERACIONAL

O armamento será utilizado pelos futuros novos policiais civis que passarão por curso na academia.

A Polícia Civil do Estado do Pará recebeu ontem, 07, 330 pistolas calibre .40 SW, modelo 24/7, marca Taurus, e serão de uso exclusivo dos policiais civis que serão formados este ano pela Academia da Polícia Civil.
As armas foram recebidas pelo Investigador da Polícia Civil José Roberto Ferreira, chefe da SECMA (Serviço de Controle de Armas e Munições), no Complexo da Polícia Civil.
Segundo o coronel do Exército, José Carlos Pereira, que faz parte da Assessoria de Planejamento Estratégico da Polícia Civil, as armas foram adquiridas através de recursos do Fundo de Investimento em Segurança Pública do Estado do Pará (FISP).
De acordo com o delegado Pedro Paulo Sousa, diretor da Academia, o armamento será utilizado para a formação de novos policiais civis aprovados no último concurso público.

Pistola calibre .40 SW, modelo 24/7, marca Taurus.

IPC José Roberto Ferreira (segundo da esquerda para direita), chefe da SECMA, apresenta a Pistola .40 24/7
Fonte: Polícia Civil (ASCOM)

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

ESQUECEU DE REGULARIZAR ARMA E FOI PRESO EM FLAGRANTE

Uma equipe de policiais civis sob o comando do Investigador Hélio Rego, prendeu em flagrante por volta das 09:00 horas de hoje, 7, o cidadão Maico Fernandes Goes (foto), 23 anos, residente na Avenida Paulo Maranhão, nº. 1460, bairro caranazal, Santarém/PA, acusado de Posse Irregular de Arma de Fogo.
Segundo informações dos policiais civis que participaram da prisão, disseram que estavam investigando tráfico de drogas no bairro aparecida, quando receberam informações de que Maico tinha droga e arma em sua casa.
Quando averiguavam a informação, encontraram um revólver, marca Taurus, calibre 38, com três munições intactas, que estava escondida dentro de uma caixa no quarto de Maico.
Indagado do registro da arma, Maico disse que não tinha porque esqueceu de regularizá-la na Polícia Federal, então lhe foi dada voz de prisão e conduzido para a 16ª Seccional, onde está sendo autuado em flagrante pelo Delegado Luiz Guilherme Feio Penha.
Depois das formalidades legais, Maico será encaminhado para a Central de Presos Provisórios de Santarém.
Foto: Beto Almeida

BENEFICIADOS COM A SAÍDA TEMPORÁRIA PARA O NATAL 2009 CONTINUAM FORAGIDOS

Ainda não retornaram para o Centro de Recuperação Agrícola 'Silvio Hall de Moura' (Penitenciária de Cucurunã) em Santarém/PA, os detentos Amadeu Valente de Castro Filho, Denismar Lima da Silva, Jeisel Rodrigues Sousa e Roberto Lima Silva.
Os quatros detentos foram os únicos que não conseguiram encontrar o caminho de volta para o 'Casarão' do Cucurunã para terminarem de cumprir suas penas e estão na qualidade de 'FORAGIDOS'.
Se você conhece, sabe ou tem alguma informação que possa levar ao paradeiro dos quatro foragidos, entre em contato com a Polícia ligando para os telefones: 190 (CIOP) ou (93)3523-2196 (16ª Seccional Urbana de Santarém).

Amadeu Valente de Castro Filho


Denismar Lima da Silva


Jeisel Rodrigues Sousa


Roberto Lima Silva

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

PRESA AO TENTAR LEVAR DROGA NO SUTIÃ PARA IRMÃ NA PENITENCIÁRIA

Foi presa na tarde de ontem, 05, a cidadã Marta Antonia de Assis Silva (foto), 26 anos, residente na Rua Piçarreira, nº. 32, bairro santarenzinho, Santarém/PA, acusada de tráfico de droga.
A prisão em flagrante foi feita pelo Agente Prisional Marcos Adriano Mota da Silva no interior da Penitenciária Agrícola ‘Silvio Hall de Moura’ quando Marta pretendia visitar sua irmã Maria Celinéia de Assis Silva, a conhecida ‘Néia’, que está presa naquela casa penal acusada de tráfico de droga, e durante a revista de praxe feita em todas as pessoas que adentram naquela casa penal, foi encontrado dentro de seu sutiã um ‘papelote’ de pasta de cocaína.
Levada para a 16ª Seccional e interrogada, Marta confessou que pretendia levar a droga para sua irmã ‘Néia’, mas os agentes prisionais foram mais espertos e encontraram a droga escondida no ‘corpete’ de Marta.
Marta foi autuada em flagrante por tráfico de droga pelo Delegado Germano do Vale, e agora vai fazer companhia para seus irmãos ‘Dão’ e ‘Néia’, todos presos acusados de tráfico de droga naquela penitenciára.

Marta Antonia de Assis Silva (Aprendeu que em Brasília/DF era fácil levar dinheiro na cueca e na meia, tentou levar droga no sutiã e se deu muito mal...)
Foto: Beto Almeida

POLÍCIA CIVIL CUMPRE MAIS UM MANDADO DE PRISÃO

Uma equipe de policiais civis ao comando do Investigador Hélio Rego, Chefe de Operações da 16ª Seccional, prendeu ontem, 05, a cidadã Leonora Pedroso Rocha (foto), 36 anos, residente na Rua Hortência, nº 54, bairro do aeroporto velho, Santarém/PA, por cumprimento a um Mandado de Prisão Preventiva expedido pelo Dr. Paulo Pereira da Silva Evangelista, Juiz de Direito da 4ª Varal Penal da Comarca de Santarém, referente aos autos do Processo 2005.2.002130-0 que apura crimes contra a liberdade sexual.
Após as formalidades na 16ª Seccional, Leonora foi transferida para a Penitenciária ‘Silvio Hall de Moura’.
Foto: Beto Almeida

MULHER NÃO ACEITA SEPARAÇÃO, FAZ QUEBRA-QUEBRA E VAI EM CANA

Uma equipe da Polícia Militar prendeu em flagrante na tarde de ontem, 05, a cidadã Mônica Maria Mendes Paz (foto), 48 anos, residente na Rua Guarany, nº. 12, bairro alvorada, Santarém/PA, acusada de ter danificado o patrimônio do seu ex-marido Jorge Alberto Paz de Sousa.
Segundo a vítima, está separado de Mônica há seis meses, e esta não aceitando a separação, foi até sua casa e ali passaram a discutir, quando em determinado momento Mônica passou a danificar os televisores, inclusive jogando dois numa fogueira feita no quintal.
Temendo que Mônica ateasse fogo em sua casa, ligou para a PM, que foi ao local e prendeu Mônica que estava escondida no banheiro de uma casa próxima.
Levada para a Seccional, Mônica foi autuada em flagrante pelo Delegado Germano do Vale e já está na Penitenciária Silvio Hall de Moura.
Mônica já esteve presa por tráfico de droga na Praça Tiradentes, e estava em liberdade condicional.

Monica Maria Mendes Paz - Volta pra cadeia...
Foto: Hitamar Santos

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

LADRÃO ARROMBOU, FURTOU, AMEAÇOU, E 'DANÇOU' NAS ALGEMAS DA PM

A Polícia Militar prendeu em flagrante na tarde de ontem, 3, o cidadão Edimilson Porticho de Oliveira (foto), 35 anos, residente na Rua Osvaldo Cruz, nº. 02, bairro Santo André, Santarém/PA, acusado de ter furtado um ventilador da residência da vítima Liliane de Souza Monteiro, localizada na Rua Baturité, nº. 03, bairro Santo André, Santarém/PA.
A vítima não se encontrava em casa no momento do crime, mas foi avisada por uma vizinha que avistou um indivíduo arrombando a janela e pulando para dentro da casa.
Quando chegou próximo de sua casa, Liliane ainda avistou o meliante saindo com seu ventilador na mão, e com uma faca em punho ameaçou a vítima caso investisse contra sua pessoa.
A PM foi avisada e chegou ao local logo em seguida, saindo em busca do ladrão, alcançando-o logo adiante ainda correndo com o ventilador nas mãos, quando foi preso e conduzido para 16ª Seccional.
Edimilson foi autuado em flagrante por furto pelo Delegado Luiz Guilherme Feio Penha e já está na Central de Presos Provisórios de Santarém à disposição da Justiça.

Edimilson Porticho de Oliveira (Queria o ventilador da vítima de qualquer maneira...)
Foto: Beto Almeida

POLÍCIA CIVIL PRENDE 'NAMORADAS' COM 4,1 QUILOS DE DROGA EM ÓBIDOS

Uma equipe de Policiais Civis da cidade de Óbidos/PA, ao comando do Delegado Elinelson de Oliveira Silva (foto à direita), prendeu em flagrante nas primeiras horas do dia 29.12.2009, as cidadãs Jeane Leite da Costa, paraense, 33 anos, residente na Rua Paraguaçu, 706, Vila da Prata, Manaus/AM, e Patrícia Rodrigues de Souza, amazonense, 19 anos, residente na Rua Antenor Cavalcante, 122, Zumbi dos Palmares, Manaus/AM, acusadas de tráfico de droga.
A prisão de 'Jeane' e 'Patrícia', que são ‘namoradas’, aconteceu no interior do 'B/M Viamar', no porto da cidade de Óbidos/PA, e a droga, quatro pacotes pesando 4.100 quilogramas, foi encontrada dentro de uma mochila, embaixo da rede de 'Jeane'.
Durante a abordagem, 'Jeane' ainda tentou enganar a polícia escondendo o rosto na rede, mas depois de presa assumiu a posse da droga, porém isentou a participação de 'Patrícia', versão que não convenceu os policiais.
Em depoimento perante o Delegado Elinelson, 'Jeane' disse que recebeu a ‘mercadoria’ na cidade de Juruti/PA, de um cidadão de nome ‘Ricardo’, que não conhece, mas que pagaria a quantia de R$-800,00 pelo transporte até Santarém/PA, onde uma outra pessoa iria ligar para receber o ‘produto’, porém foram interceptadas no porto da cidade de Óbidos/PA.
As duas mulheres foram autuadas em flagrante e já estão à disposição do Poder Judiciário daquela cidade.


Jeane Leite da Costa - 'Jeane' (Não chegou com o 'produto' no destino, não ganhou R$-800,00, mas ganhou a cadeia...)

Patrícia Rodrigues de Souza - 'Patrícia' (Foi inocentada pela 'namorada', que não convenceu a Polícia...)

4,100 quilos de droga (pedra de óxi) apreendidos com 'Jeane' e 'Patrícia'
Fotos: Polícia Civil

sábado, 2 de janeiro de 2010

PM CHEGA NA HORA DO CRIME. UM LADRÃO É PRESO, MAS DOIS CONSEGUEM FUGIR.

Uma equipe da Polícia Militar, comandada pelo Cb Pm Lourenço, prendeu em flagrante hoje, 2, o cidadão Tiago Pereira Guimarães, conhecido por ‘Tiago’, 18 anos, residente na Avenida Muiraquitã, s/n, bairro uruará, em Santarém/PA, acusado de tentativa de furto e porte ilegal de arma de fogo.
Segundo informações policiais, ‘Tiago’, em companhia de seus comparsas ‘Renan’ e ‘Fabrício’, usando uma motocicleta Honda/CG 125 Titan, verde, placa JUJ-0349, e ainda uma arma de fogo caseira calibre 28, tentavam praticar um furto na residência do senhor Jarlisson Santos de Sousa, mas o plano criminoso deu errado, visto que algumas pessoas viram a movimentação dos meliantes e ligaram para o CIOP (Centro Integrado de Operações Policiais) denunciando a ação.
Nesse intervalo de tempo, ‘Tiago’ ainda chegou a pular para o quintal da casa, enquanto que seus comparsas identificados por ‘Renan’ (Renan Nunes Barros) e ‘Fabrício’ saíram do local na motocicleta para trocá-la por outra, visto que aquela era barulhenta e chamava atenção.
Em poucos minutos a PM chegou no local e conseguiu prender ‘Tiago’, enquanto que ‘Renan’ e ‘Fabrício’, ao perceberem a polícia no local, conseguiram fugir já em outra motocicleta, uma Yamaha YBR 125, vermelha, placa JVK-5262, e também portavam a arma de fogo, que foi jogada no local.
As duas motocicletas foram abandonadas e a PM já conseguiu apreende-las.
Segundo o Delegado Domingos Djalma Pereira, ‘Tiago’ está sendo autuado em flagrante por Tentativa de Furto e Porte Ilegal de Arma de Fogo. Quanto os indivíduos ‘Renan’ e ‘Fabrício’, ambos já foram identificados e qualificados, e serão representados por suas prisões preventivas, finalizou o Delegado.

Tiago Pereira Guimarães - 'TIAGO' (Deu azar e ficou na rua da amargura...)

Renan Nunes Barros - 'RENAN' (Esperto, se livrou do flagrante...)
Fotos: Hitamar Santos

MECÂNICO É ENCONTRADO MORTO COM UMA FACADA NO PEITO

O corpo do mecânico Raimundo Celino da Silva Miranda, mecânico, 30 anos, foi encontrado por volta das 08:00 horas de hoje, 2, em sua casa, onde morava sozinho, localizada na Rua Ituqui, s/nº, área de invasão do bairro alvorada, próxima a fábrica de asfalto, em Santarém/PA.
Segundo a genitora da vítima, a senhora Maria da Conceição Batista da Silva, que comunicou o fato na 16ª Seccional, o corpo de Raimundo foi encontrado por populares em cima de uma cama e apresentava uma perfuração no peito, possivelmente provocado por arma branca (faca), e não soube informar as causas e motivos da morte de seu filho.
O crime está sendo investigado por uma equipe comandada pelo Delegado Domingos Djalma Pereira.
Raimundo Celino da Silva Miranda já tinha uma passagem pela Polícia, quando no dia 17.08.2009, foi preso e autuado acusado de ameaçar o Sd Pm Itamar dos Santos Cardoso e toda sua família.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

TRÁFICO DE DROGA LEVA O 1º PRESO DO ANO PARA CADEIA

A primeira prisão em flagrante do ano de 2010 registrada na 16ª Seccional de Santarém foi a do cidadão Leonilson Pinto Coelho, vulgo ‘Tico(foto), 23 anos, residente na Rua Silvério Sirotheau Corrêa, nº. 1926, bairro aldeia, nesta cidade de Santarém/PA.
A prisão de ‘Tico’ aconteceu por volta de 01:20 horas de hoje, 01, na Praça Tiradentes, quando uma guarnição militar comandada pelo Cabo PM Amaral o flagrou vendendo droga para o indivíduo Alexandre Alan Queiroz Rabelo, vulgo ‘Bocão’.
Tanto 'Tico' como 'Bocão' são velhos conhecidos da Polícia no mundo do tráfico de droga na Praça Tiradentes.
Na hora do flagrante, ‘Tico’ tentou esconder uma sacola plástica com 28 ‘cabeças’ de pasta de cocaína jogando-a sobre o telhado de uma das barracas da Praça Tiradentes, mas os milicianos viram o ‘despacho’ de ‘Tico’ e não tiveram trabalho em encontraram a droga.
Com ‘Tico’ a PM também apreendeu R$-58,00 em dinheiro que ficou comprovado ser resultado da venda de droga naquele local.
O flagrante foi presidido pelo Delegado Domingos Djalma Rego Pereira, que mandou ‘Tico’ com passe-livre para a Penitenciária Silvio Hall de Moura, onde vai começar contar sua prisão a partir do dia 01.01.2010.