terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ASSALTO FRUSTRADO COM REFÉNS TERMINA COM DOIS PRESOS, UM DELES BALEADO, E DOIS CONSEGUEM FUGIR

Um roubo frustrado ocorrido ontem, 19, em Santarém/PA, terminou com dois acusados presos, um deles baleado, e outros dois conseguiram empreender fuga em um carro que estava dando cobertura e  parado às proximidades do local do crime.
O crime frustrado.
Era por volta das 10:30 horas, quando dois indivíduos armados com armas de fogo invadiram uma residência na Rua Amazonas, bairro caranazal, e tentaram praticar um 'assalto', mas o plano criminoso deu errado porque uma das vítimas avistou os meliantes adentrando pela lateral da residência, desconfiou da ação e deu alarme gritando para os vizinhos.
As vítimas moradoras da casa invadida tentaram correr, mas foram agarradas pelos assaltantes para que ficassem dentro da residência, inclusive uma delas chegou a ser puxada e arrastada para dentro da casa, mas uma delas conseguiu sair e prosseguiu dando alarme aos vizinhos, levando os meliantes a se desesperarem e desistirem do roubo.
A fuga.
Ao perceberem que tudo daria errado pelo alarme dado pelas vítimas, os acusados saíram correndo em fuga pela Rua Amazonas, seguindo à direita pela Avenida Borges Leal e depois à direita pela Travessa Agripina de Matos até seguirem à esquerda, na Rua Carajás, onde um deles invadiu a casa n. 5-A e tomou uma família como refém, enquanto que o outro meliante seguia em direção da Avenida Plácido de Castro, onde foi agarrado e detido por populares.
No momento do alarme dado pelas vítimas no local onde seria realizado o 'assalto', um vizinho pegou sua moto e seguiu em perseguição aos meliantes, o que foi decisivo para captura dos acusados.
Segundo testemunhas, havia um veículo VW/Gol preto, com uma ou duas pessoas dentro, dando cobertura e aguardava para dar fuga aos dois meliantes que iriam praticar o crime.
As prisões.
O primeiro meliante a ser preso foi Anderson de Jesus dos Santos, vulgo 'Lagarto', 24 anos, residente na Rua B, Quadra 13, Lote 08, bairro jaderlândia, em Santarém. Ele foi detido por populares quando seguia em fuga pela Avenida Plácido de Castro, bairro caranazal, e antes de ser agarrado, jogou sua arma de fogo, um revólver calibre 38, municiado, em um terreno baldio próximo do local. A Polícia Militar chegou logo em seguida e prendeu o acusado, evitando que ele fosse vítima da fúria da população que já planejava iniciar um linchamento.
O segundo acusado a ser preso foi Fabrício Mendes de Moraes, vulgo 'Babinha', 18 anos, residente na Rua Rosa Amélia, n. 70, bairro jardim santarém, em Santarém. Ele foi preso na casa n. 5-A da Rua Carajás, bairro caranazal, que ali se refugiou quando estava em fuga, e sendo perseguido por uma testemunha. Ele invadiu a residência tomou a família como refém, exigindo que não abrissem o portão, mas o Grupo Tático da Polícia Militar chegou logo em seguida e conseguiu invadir a casa e liberar as vítimas, e depois de negociar, sem sucesso, a rendição acusado, que estava portando uma pistola calibre .380 e refugiado no banheiro da casa, não teve outra alternativa senão empregar o uso da força tática operacional, acionando uma bomba de efeito moral e logo em seguida, quando o acusado tentava sacar a arma para investir contra os policiais, foi atingido com um disparo no joelho direito, quando foi imobilizado e preso.
Uma ambulância do SAMU foi acionada e socorreu o preso 'Babinha', conduzindo-o para o Pronto Socorro Municipal, onde foi medicado, mas depois de receber alta, foi levado para a 16ª Seccional Urbana, onde já estava o outro acusado e juntos foram autuados em flagrante pelo Delegado Luiz Augusto Carneiro da Paixão, que os indiciou na prática dos crimes de roubo majorado na forma tentada e cárcere privado. Após a lavratura do flagrante e demais formalidades legais, os dois acusados foram transferidos para o Sistema Penal do Estado.
Quando os acusados estavam sendo autuados em flagrante na 16ª Seccional, várias pessoas compareceram naquela unidade e reconheceram os acusados, principalmente o 'Babinha', como autor de vários outros roubos na cidade. O Delegado Luiz Paixão instaurou inquérito policial para apurar todos os crimes em que 'Babinha' e 'Lagarto' são suspeitos.
Fabrício Mendes de Moraes - 'Babinha' - alta periculosidade, resistiu e recebeu um tiro na perna
Anderson de Jesus dos Santos - 'Lagarto' - saiu à poucos dias do presídio onde cumpria pena por roubo e já estava metendo ficha
'Babinha' quando era interrogado pelos policiais no local da prisão
'Babinha' quando era atendido por socorristas do SAMU
'Babinha' sendo levado para o PSM, mas quase era levado para o CPC 'Renato Chaves'

Nenhum comentário: