quarta-feira, 18 de agosto de 2010

RÉU ACUSADO DE MATAR COLEGA DE TRABALHO HÁ 20 ANOS SERÁ JULGADO AMANHÃ

O braçal Pedro Roberto Rocha Nogueira, que hoje deve estar com 44 anos, será julgado pelo Tribunal do Júri da 10ª Vara Penal amanhã, quinta-feira, 19, à partir das 08h30min, pela morte do também braçal Milton Pinheiro Campos, à época com 32 anos.
O crime ocorreu na Fazenda Paraíso, localizada no Km 77 da Rodovia Santarém/Cuiabá, e teria sido motivado por empréstimo de óleo diesel para usar em lamparinas.
Pedro teria dado três tiros de espingarda, calibre 32, contra Milton, que morreu no local.
O Réu esteve preso por quase um ano e recebeu liberdade provisória quando da Sentença de Pronúncia, que remeteu o caso ao Tribunal do Júri. Ele recorreu da sentença, mas perdeu em 2ª instância e só agora o caso chega ao Tribunal do Júri.
O crime deve prescrever no próximo ano, haja vista a Sentença de Pronúncia ter sido prolatada em outubro de 1991.
A Justiça procura o Réu que tinha como último endereço a localidade de Jaguarari no rio tapajós. Caso não seja encontrado, o Réu poderá ser declarado revel e o júri remarcado, podendo inclusive ser expedido Mandado de Prisão.
O crime foi capitulado pelo artigo 121, § 2º, incisos II e IV do Código Penal Brasileiro e pode levar o Réu a ser condenado pela pena máxima de 30 anos.
Atuarão no júri a ser presidido pelo Juiz Gérson Marra Gomes, o Promotor Público Rodrigo Aquino e o advogado Celso Luiz Furtado.
Fonte: Com informações do Jornalista e Analista Judiciário J. Ninos

PF PRENDE ‘MULA’ LEVANDO 5 QUILOS DE COCAÍNA DENTRO DE UMA GUITARRA

Agentes da Polícia Federal fizeram uma abordagem no porto da cidade de Óbidos/PA e conseguiram prender em flagrante o cidadão Raimundo da Silva Santos, vulgo ‘Raimundinho’, 28 anos, residente na cidade de Macapá/AP, acusado de tráfico de droga.
A prisão aconteceu por volta as 13:00 horas de ontem, 17, no interior da embarcação ‘Ana Beatriz’ que faz linha Manaus/Santarém, quando os federais faziam uma vistoria e desconfiaram que ‘Raimundinho’ transportava uma guitarra com o peso muito acima do normal.
Ao abrirem a guitarra, o instrumento estava recheado com tabletes de cocaína, que pesaram mais de cinco quilos de droga.
Segundo informações, ‘Raimundinho’ estava fazendo o transporte da droga da cidade de Manaus/AM e pretendia levar até a cidade de Macapá/AP, conhecido pela polícia como ‘Mula’, mas a viagem foi interrompida pela abordagem dos policiais.
Raimundinho’ foi transportado da cidade de Óbidos para a sede da Polícia Federal em Santarém, onde foi autuado em flagrante e indiciado por tráfico de droga.
Raimundo da Silva Santos - 'Raimundinho'
Foto: Hitamar Santos

JURADOS CONDENAM FILHO E ABSOLVEM PAI PELA MORTE DE PARENTE EM DISPUTA DE TERRA

Por maioria de votos, os jurados que atuaram em mais um Tribunal do Júri da 10ª Vara Penal de Santarém/PA, condenaram no início da noite de ontem, 17, o agricultor José Augusto Ferreira Mota, conhecido por ‘Gugu’, por matar seu tio Inezildo Pereira da Silva, conhecido por ‘Nando’.
Por outro lado, absolveram o pai do Réu, Manoel Pereira da Silva, conhecido por ‘Manoel Prego’, que era acusado como mandante da morte de seu irmão.
O júri foi presidido pelo Juiz Gérson Marra Gomes, que aplicou a pena mínima do crime capitulado pelo Artigo 121, caput, do Código Penal Brasileiro, ou seja, 06 anos de reclusão, em regime semiaberto. Como ‘Gugu’ respondeu ao processo solto, vai poder recorrer em liberdade.
O crime ocorreu há 10 anos, no dia 04/10/2000, quando ‘Nando’ se encontrava deitado numa rede e foi baleado com tiro de espingarda calibre 28 desferido por ‘Gugu’. Segundo testemunha nos autos, o crime teria sido a mando de seu pai ‘Manoel Prego’.
O motivo seria a desavença entre os irmãos por causa de uma área de terra na comunidade de Nova Vista, localizada às margens do rio ituqui, município de Santarém, deixada pelo pai de ambos. Durante o julgamento, irmãos, primos e outros parentes, num total de 10 pessoas, prestaram depoimentos contra e a favor dos dois Réus.
Atuaram no júri o Promotor de Justiça Rodrigo Aquino e o advogado Antenor Lavor Filho.
Fonte: Com informações do Jornalista e Analista Judiciário J. Ninos

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

‘TRIO’ VAI PRA CADEIA ACUSADO DE FURTAR TV EM HOTEL

Já está vendo o ‘sol nascer quadrado’ na Central de Presos Provisórios de Santarém o trio Glauber da Cunha Cordovil, 22 anos, residente na Rua Osvaldo Coelho, nº. 134; Rodrigo Bentes da Silva, 28 anos, residente na Avenida Rui Barbosa, nº. 4044; e Marckson Rayck da Mota Brito, vulgo ‘Petoca’, 21 anos, residente na Avenida São Sebastião, nº. 3796, todos no bairro mapiri, em Santarém/PA.
Os trio foi preso em flagrante na madrugada de sábado, 14, acusado de furto de um televisor do interior do Barrudada Tropical Hotel, localizado na Avenida Mendonça Furtado, nº. 4120-A, bairro liberdade, em Santarém.
O crime foi descoberto porque um cidadão passava pelo local com sua namorada e avistou o ‘trio do alheio’ descendo 'na manha' a rampa do hotel e carregando um televisor tela plana nas costas.
A testemunha achou estranho aquele ‘trabalho’ àquela hora da madrugada e resolveu avisar os vigilantes do hotel.
Os vigilantes avistaram o ‘trio’ carregando a tela e logo ligaram para a PM, que chegou rapidamente no local e encontrou o trio já sentado na mureta da rampa do hotel, e quando indagado sobre o televisor, foi unânime em dizer ‘estamos tentando pegar um mototáxi para retornar para casa... e blá blá blá... e muita lorota’. Achando que aquilo era ‘conversa pra boi dormir’, os militares, não satisfeitos, fizeram uma busca 'pente fino' ao redor do trio e encontraram o televisor que estava escondido atrás de uma planta, quando foi dada voz de prisão e conduzido, com a tela, para a 16ª Seccional Urbana de Santarém.
Os três foram autuados em flagrante e indiciados por furto pelo Delegado Edinaldo Silva de Sousa.
O ‘trio do alheio’ já está no xadrez à disposição da Justiça.
Glauber da Cunha Cordovil
(Demorou muito pra cair... agora está despachado...)
Foto: Hitamar Santos

FORAGIDO DA PENITENCIÁRIA FOI PRESO PELA PM NA REGIÃO DO CURUATINGA

Foragido do Centro de Recuperação Agrícola ‘Silvio Hall de Moura’ (Penitenciária de Cucurunã), desde o dia 28/10/2009 , foi preso pela Polícia Militar na tarde do último dia 12, quinta-feira, o cidadão Paulo Cesar Costa de Macedo, conhecido por ‘Galeto’, 43 anos, sem residência fixa em Santarém/PA.
Galeto’ foi encontrado e preso quando estava na garupa de uma motocicleta que trafegava por um ramal que dá acesso ao Rio Tutuí, região do curuatinga, município de Santarém.
Segundo ‘Galeto’, estava trabalhando na localidade conhecida por ‘Ramal do Bandeira’ há quatro meses e não pretendia mais voltar para a cidade de Santarém. Ele responde a vários processos por furto.
'Galeto’ já retornou à sua casa de origem, a ‘Penitenciária de Cucurunã’.
Paulo Cesar Costa de Macedo - 'Galeto'
Foto: Beto Almeida

‘ABELHA’ FAZ ‘BANG-BANG’ EM FRENTE AO CLUBE E VAI PARAR NA CADEIA

Depois de efetuar vários disparos de arma de fogo na Travessa Silva Jardim, em frente a um clube esportivo, bairro aparecida, em Santarém/PA, foi preso na primeira hora do dia hoje, 16, na Travessa Barjonas de Miranda, entre as Avenidas Coaracy Nunes e Irurá, bairro aparecida, o cidadão Antonio Jean Bezerra da Silva, vulgo ‘Abelha’, 18 anos, residente na Avenida Irurá, nº. 1217, bairro aparecida, em Santarém. Ele foi preso acusado de disparo e porte ilegal de arma de fogo.
Abelha’ estava na frente de um clube, onde acontecia uma festa dançante quando, talvez pensando que estivesse no ‘velho oeste americano’, rapidamente sacou um revólver calibre .38 da cintura e fez vários disparos, num verdadeiro ‘bang-bang’, em via pública e depois saiu correndo em fuga.
Vários motociclistas que estavam no local saíram em perseguição ao acusado, que foi encurralado e detido na Travessa Barjonas de Miranda, próximo a Avenida Coaracy Nunes.
A Polícia Militar foi acionada e foi ao local, onde prendeu o acusado e apreendeu sua arma e munições, sendo conduzido, em seguida, para a 16ª Seccional Urbana de Santarém, onde foi apresentado ao Delegado Nelson da Silva Nascimento, que o autuou em flagrante por porte ilegal e disparo de arma de fogo.
Talvez, agora, ‘Abelha’ esteja fazendo ‘cera’ em uma das celas da Central de Presos Provisórios de Santarém, onde aguarda pronunciamento do Poder Judiciário.
Antonio Jean Bezerra da Silva - 'Abelha'
(Muito bonito... foi fazer 'bang-bang' e acabou no xilindró...)
Foto: Beto Almeida

domingo, 15 de agosto de 2010

POLÍCIA MILITAR PRENDE VIGILANTE EM FLAGRANTE POR TRÁFICO DE DROGA

Já está na Central de Presos Provisórios de Santarém/PA o cidadão Marcelo dos Santos Lima, 28 anos, vigilante, residente na Rua Silvério Sirotheau Correa, nº. 1918, bairro aldeia, em Santarém, o qual foi preso e autuado em flagrante pelo Delegado Mardnes Tiago Sousa Rabelo, acusado de tráfico de droga.
A prisão de Marcelo aconteceu por volta das 21:30 horas de ontem, 14, na Avenida Tapajós, entre as Travessas Felisbelo Sussuarana e Assis de Vasconcelos, bairro aldeia, em Santarém, depois que policiais militares lhe seguiram e flagraram traficando droga numa motocicleta Suzuki, preta, placa JWB-2112.
No momento da prisão, Marcelo ainda tentou fugir dos policiais, empreendendo velocidade em sua motocicleta, mas perdeu o controle do veículo e caiu, quando foi preso.
No bolso da bermuda de Marcelo os policiais encontraram 05 ‘cabeças’ de pasta de cocaína, e depois, numa revista mais criteriosa, foram encontradas mais 15 ‘cabeças’ de pasta de cocaína dentro de sua cueca.
Com Marcelo os policiais apreenderam ainda dinheiro, possivelmente produto da venda da droga, e um aparelho de telefone celular, que seria usado para contatos de compradores de droga.
Segundo os policiais que efetuaram sua prisão, Marcelo já vinha sendo observado há semanas, pois disfarçava prática do crime de tráfico de droga com a atividade de mototaxista não oficial.
Marcelo dos Santos Lima
Droga, dinheiro e telefone celular apreendidos com Marcelo
A motocicleta que era usada por Marcelo na prática do tráfico de droga
Fotos: Hitamar Santos

sábado, 14 de agosto de 2010

FALSO SEQUESTRO DE DELEGADO, MOBILIZA TODA POLÍCIA CIVIL E MILITAR

A denúncia de que o Delegado Éder Mauro Barra, da Polícia Civil do Pará, teria sido seqüestrado em Belém, na tarde de hoje, sábado, 14, rapidamente mobilizou toda a Polícia Civil e Militar da capital paraense. Contudo, tudo não passou de um alarme falso.
O Delegado, na verdade, estava participando de uma gincana com alguns amigos, e quando estava na Avenida Gentil Bittencourt foi colocado em outro carro que não o dele.
A ação assustou a esposa do policial, que é visto com um grande herói na sociedade paraense devido sua forte atuação contra a criminalidade.
A esposa do Delegado acionou o CIOP (Centro Integrado de Operações Policiais), via 190, e logo várias viaturas partiram para as avenidas da cidade em busca do automóvel dos amigos do Delegado.
O veículo, um Honda Civic, só foi localizado na rodovia BR-316, já em Ananindeua/PA, onde todo o mal entendido foi esclarecido.
O próprio Delegado Éder Mauro ligou para a uma rádio da capital para informar o fato e agradecer a mobilização dos colegas.
Quero agradecer o imediatismo de toda a polícia, embora tenha sido um alarme falso, um mal entendido com a minha esposa. Ela confundiu a situação, pois não sabia que era uma brincadeira e avisou a polícia. Logo, graças a Deus, tudo não passou de um lapso. Agora, já estamos prontos para ficar do lado da população para combater o crime”, contou o Delegado.
O Delegado Éder Mauro Barra é coordenador do GPM (Grupo de Polícia Metropolitana), que é responsável por desenvolver ações táticas que reprimem perigosas quadrilhas que agem, principalmente, na Grande Belém.
Entre as principais operações coordenadas pelo Delegado está a que resultou na captura do megatraficante José Roberto Fernandes Barbosa considerado um dos maiores distribuidores de drogas das regiões Norte e Nordeste do Brasil. O bandido foi preso no ano passado, em Manaus/AM, pelo próprio Éder Mauro. O criminoso está preso no Complexo de Americano.
Delegado Éder Mauro é um dos policiais mais operacionais do Pará
Fonte e foto: Diário do Pará

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

RAPAZ FOI PRESO DEPOIS QUE VÍTIMA ADOLESCENTE FUGIU DO CATIVEIRO E O DENUNCIOU POR ESTUPRO

Já está guardado em uma das celas do Centro de Recuperação Agrícola ‘Silvio Hall de Moura’, a conhecida ‘Penitenciária de Cucurunã’, o cidadão José Igo de Araújo Cavalcante, 30 anos, residente na Rua Iguaçu, nº. 171, bairro aeroporto velho, em Santarém/PA, acusado de estupro de vulnerável.
José Igo foi preso por uma equipe de Investigadores da DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher) na tarde do último dia 11, quarta-feira, na casa de seus pais, depois que a vítima, uma adolescente de 13 anos, fugiu do cativeiro e o denunciou.
A vítima foi raptada de sua casa desde o dia 12 de março deste ano, e desde então ficou em cárcere privado dentro de um quarto escuro atrás da casa dos pais do acusado, localizada numa colônia do Km 124 da Rodovia BR-163, e ali sofreu fome, ameaça e violência física e sexual praticada por José Igo.
No último dia 8 a vítima foi trazida num veículo para esta cidade e ficou novamente dentro de um quarto, trancada, quando foi amarrada e novamente violentada sexualmente pelo acusado e mais dois indivíduos, que a deixaram no local e desapareceram.
Visivelmente debilitada, a vítima conseguiu pedir socorro e denunciou o fato na DEAM, onde uma equipe de Investigadores diligenciou e conseguiu localizar a casa onde estava José Igo e o prendeu em flagrante.
Conduzido para a DEAM, José Igo se recusou a falar sobre a acusação feita pela vítima, alegando que só falará em Juízo, mas foi autuado em flagrante pela Delegada Márcia Maria Sousa Rabelo e indiciado por estupro de vulnerável.
José Igo de Araújo Cavalcante
(Acusado pela vítima, agora vai ter que se rebolar para convencer a Justiça de que é inocente...)
Foto: Beto Almeida

HOMICIDA FORAGIDO DE ALENQUER FOI PRESO EM BELTERRA ACUSADO DE MATAR MAIS UMA PESSOA

Foi preso por uma equipe de policiais civis da Delegacia de Belterra/PA, sob o comando do Delegado João Manoel Liberal Sousa (foto no detalhe), o cidadão Ronaldo Benicio da Silva, vulgo 'Foice' ou ‘Ceará’, 23 anos, residente na Comunidade Primavera, município de Alenquer/PA.
A prisão de 'Foice' ou ‘Ceará’ aconteceu no final da manhã de ontem, 12, quando fugia por uma estrada que dá acesso ao município de Belterra.
Desta vez 'Foice' ou ‘Ceará’ foi preso sob acusação de ter assassinado, à golpes de terçado, a vítima Olacivaldo Raimundo Cardoso Pimentel, vulgo ‘Branco’, 26 anos, residente na Comunidade Piranha, município de Santarém/PA.
O crime ocorreu na noite do dia 08.08.2010, na margem do ramal que dá acesso à Comunidade Piranha, distante 60 quilômetros do Km 101 da Rodovia BR-163, município de Santarém.
Segundo informações policiais, o crime teria ocorrido depois que vítima e acusado tinham acabado de beber ‘umas e outras’ num bar próximo da Comunidade Piranha, e quando iam retornando para aquela comunidade, os dois, já ‘turbinados’, teriam tido uma discussão e a vítima teria desferido um tapa no acusado, que foi até a casa onde estava morando, pegou uma lanterna e armou-se com um terçado, retornando para a estrada onde a vítima iria passar.
Quando a vítima passava, o acusado direcionou o fogo da lanterna na face da vítima e desferiu vários golpes de terçado no pescoço e cabeça, tendo 'Branco' falecido no local.
Após o crime, 'Foice' ou ‘Ceará’, que é foragido da Delegacia de Polícia da cidade de Alenquer/PA, onde estava preso e respondendo processo por homicídio, pegou seus ‘quase nada’ e empreendeu fuga do local, mas foi preso ontem quando chegava no município de Belterra.
'Foice' ou 'Ceará’, que confessou friamente o crime, foi conduzido e apresentado na 16ª Seccional para o Delegado Domingos Djalma Rego Pereira, onde foi instaurado inquérito para apurar o crime, bem como, já foi comunicado a Justiça de Alenquer da prisão do foragido.

Ronaldo Benício da Silva - 'Foice' ou 'Ceará'
(Acusado de assassinato em Alenquer, de onde fugiu, agora acusado de mandar mais um para o cemitério... Deus me livre!)
Fotos: Hitamar Santos

‘GATUNO’ FOI FLAGRADO FURTANDO NO MERCADÃO 2000

Mantendo uma inimizade muito grande com o trabalho e uma fidelidade com o crime, o cidadão Diomar Sousa Silva, 25 anos, residente na Travessa Santa Terezinha, s/nº, esquina com Rua Santa Luzia, bairro São Cristovão, em Santarém/PA, foi parar atrás das grades.
Diomar foi preso em flagrante acusado de ter arrombado um dos boxes de vender refeição do Mercadão 2000 e dali furtado um aparelho de som micro system da vítima Danielle Cunha de Abreu, crime ocorrido por volta das 20:30 horas do último dia 11, quarta-feira.
Segundo consta nas informações policiais, Diomar arrombou o Box da vítima, entrou e dali furtou o aparelho de som, porém, quando saía do local, foi visto pelos vigilantes e perseguido, sendo agarrado e imobilizado logo em seguida. Ele ainda tentou contra os vigilantes, mas desistiu quando percebeu que não tinha jeito, estava ‘grampeado’.
A Polícia Militar foi acionada, que foi ao local e conduziu o acusado e produto do furto para a 16ª Seccional e apresentado para o Delegado Nelson da Silva Nascimento, que o autuou em flagrante.
Diomar, que já era ‘figurinha carimbada’ da polícia, está na Central de Presos Provisórios de Santarém à disposição do Poder Judiciário.
Diomar Sousa Silva
(Declarou 'guerra' com o trabalho e parceria com o crime... Acabou na cadeia.)
Foto: Beto Almeida

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

TRÊS PESSOAS FORAM PRESAS EM FLAGRANTE PELA PM COM 15.500 MÍDIAS PIRATAS NO CENTRO DE SANTARÉM

Uma equipe de policiais militares do 3º BPM (serviço reservado) prendeu em flagrante na manhã de ontem, 10, os cidadãos Roberto Sousa Alves, 32 anos, residente na Rua Nova Olinda, nº. 1425, bairro diamantino; Jocivaldo Silva dos Santos, 22 anos, residente na Rua 13 de maio, nº. 332, bairro santarenzinho; e Maria Antonia Costa Lima, 35 anos, residente na Travessa Hilda Mota, nº. 1838, bairro diamantino, todos em Santarém/PA, acusados do crime de violação de direito autoral.
A abordagem e prisão dos acusados aconteceu dentro de uma sala, que funcionava como depósito e ponto de venda de mídias piratas, localizada na esquina da Rua Silvério Sirotheau com a Travessa Padre João, centro de Santarém/PA.
No local os policiais apreenderam 7.480 mídias DVDs e 8.047 mídias CDs não originais (pirateados).
Os três acusados foram autuados em flagrante pelo Delegado Mardnes Tiago Sousa Rabelo e já estão à disposição do Poder Judiciário.
Roberto Sousa Alves
Jocivaldo Silva dos Santos
Maria Antonia Costa Lima
Fotos: Hitamar Santos

terça-feira, 10 de agosto de 2010

ENCONTRO DE GRANDES AMIGOS

O encontrou aconteceu na tarde da última segunda-feira, 09, na cidade de Uruará/PA, por ocasião da chegada àquela cidade dos policiais de Santarém/PA em diligência de busca aos assaltantes do Banpará.
Velhos amigos policiais IPC Hélio Rego, CAP PM Márcio Abud e EPC Hitamar Santos, todos já quarentões, se encontraram no prédio da Companhia da Polícia Militar de Uruará, onde Márcio Abud é comandante.

POLÍCIAS CESSAM BUSCAS AOS ASSALTANTES DO BANPARÁ, MAS APREENDEM CARRO E DINHEIRO

Depois de sete dias de buscas aos três assaltantes que roubaram mais de um milhão em dinheiro da Agência do Banco do Estado do Pará, em Santarém/PA, as equipes de policiais Civil e Federal chegaram de retorno hoje, 10, por volta das 17:00 horas, no prédio da 16ª Seccional Urbana de Santarém.
Os policiais não conseguiram prender os três assaltantes, que alcançaram a Rodovia Transamazônica, próximo a cidade de Uruará/PA, e dali sumiram sem deixar pistas, mas apreenderam um veículo VW/Gol 1.0, prata, placa JHM-7649, usado na fuga até ser abandonado numa estrada da região do rio curuatinga, e também deter seis pessoas que ajudaram na fuga dos assaltantes e apreender R$-14.900,00 em dinheiro que foram encontrados com as seis pessoas detidas.
A diligência policial de busca aos assaltantes começou no mesmo dia do roubo, quando vários policiais civis ao comando dos Delegados Silvio Birro (GCCO), Jamil Casseb, Germano do Vale, Nelson Nascimento e até do Superintendente Jardel Guimarães, e agentes federais ao comando do Delegado Dutra, saíram no encalço dos três assaltantes que, usando um veículo VW/Gol prata, fugiram pela Rodovia Santarém/Curuá-una, passaram pela Hidrelétrica de Curuá-una e pegaram uma estrada que liga Santarém à cidade de Uruará/PA, onde desapareceram.
Os policiais usaram vários veículos caracterizados, descaracterizados e até um helicóptero, cedido pelo Ibama, na tentativa de localizar e prender os assaltantes, mas devido a péssima conservação da estrada, a mata fechada e de difícil acesso e deficiência na comunicação, contribuíram para fuga dos assaltantes, principalmente pelo apoio dado por seis empregados de uma madeireira localizada na região do rio curuatinga.
Até agora a polícia apurou que somente três homens participaram do roubo contra o banco Banpará. Eles não usaram arma longa (fuzil ou metralhadora), apenas 'pistolas' para intimidar o gerente do banco, sua família e os funcionários da agência. Dois deles entraram na agência, um para arrecadar o dinheiro e outro para render os funcionários, e o terceiro indivíduo estava com a família do gerente nas matas, às margens de um pequeno ramal localizado nos bairros urumari/maicá.
Depois que saíram com as malas de dinheiro do Banpará, os dois assaltantes seguiram até um carro VW/Gol, que estava estacionado na Travessa 15 de novembro, centro, e dali rumaram para os bairros urumari/maicá, onde apanharam o terceiro assaltante. Os três assaltantes saíram em fuga pela Avenida Curuá-una, passando pelo portão da hidrelétrica e seguiram pela estrada Santarém/Uruará, até se esconderem no mato, com o carro, há alguns quilômetros, onde ficaram por quase dois dias. Depois passaram a usar a seguinte estratégia: viajavam poucos quilômetros e depois se escondiam com o carro dentro do mato.
Apesar da estrada quase intrafegável, os assaltantes conseguiram chegar, no sábado à tarde, com veículo VW/Gol na região do rio curuátinga, onde o veículo sofreu avarias e não teve condições de seguir viagem. Dali seguiram andando até uma pequena madeireira, onde negociaram e compraram, à vista com o dinheiro do roubo, duas motocicletas, pagaram o responsável da madeireira e um operador de pá carregadeira para retirar o veículo avariado da estrada e esconder dentro do mato, além de gratificar todos os funcionários que ali estavam.
Os assaltantes, dois deles já sem camisa, porém todos portando armas na cintura, pagaram os funcionários para instruí-los do caminho e como chegar até a cidade de Uruará.
Quando os assaltantes chegaram na madeireira, todos os funcionários já sabiam do assalto ocorrido na agência do Banpará em Santarém, visto que os policiais já tinham estado naquele local à procura dos assaltantes, mas depois se venderam e enganaram os policiais em troca de dinheiro, porque não avisaram que os assaltantes tinham estado ali e já tinham seguido para Uruará. Tal comportamento foi tido pela polícia como crucial para que os assaltantes tivessem êxito na fuga.
Depois que foi descoberto o apoio dado pelos funcionários da madeireira para os assaltantes, já domingo à noite, os policiais ainda tentaram colocar em prática um plano para frustrar a saída dos assaltantes na Rodovia Transamazônica, próximo a cidade de Uruará, e saíram todos em diligência por vários ramais, mas já era tarde, os três assaltantes já tinham fugido em duas motocicletas levando três mochilas nas costas com o dinheiro do roubo.
As seis pessoas que venderam auxilio aos três assaltantes e que estão detidas na 16ª Seccional são: José Jonas Alves dos Santos – ‘Jonas’, 26 anos; Abenai da Paz da Silva – ‘Biá’, 35 anos; Adelson Araújo de Lima – ‘Adelson’, 23 anos; Doraci Nascimento de Sousa – ‘Dora’, 38 anos; Francisco das Chagas Ramos da Silva – ‘Chagas’, 27 anos; e Francisco dos Santos – ‘Jânio’, 49 anos, todos moradores de Mojuí dos Campos/PA.
Segundo o Delegado Silvio Birro Duarty Neto, diretor do GCCO (Grupo de Combate ao Crime Organizado) em Santarém, apesar de não conseguir prender os acusados do roubo, as investigações vão continuar para se identificar os autores e requerer suas prisões ao Poder Judiciário.
José Jonas Alves dos Santos - 'Jonas'
(Ganhou uma 'ponta' dos assaltantes para esconder o carro no mato)
Abenai da Paz da Silva - 'Biá'
(Vendeu, na hora, sua moto surrada para os assaltantes)
Adelson Araújo de Lima - 'Adelson'
(Ocultou informações para a polícia em troca da grana dos bandidos)
Doraci Nascimento de Sousa - 'Dora'
(Gerente da madeireira, também recebeu uma boa 'ponta' dos assaltantes)
Francisco das Chagas Ramos da Silva - 'Chagas'
(Também meteu no bolso um pouco da grana do assalto em troca do 'bico calado')
Francisco dos Santos - 'Janio'
(Alegou que recebeu dinheiro dos assaltantes porque todos pegaram)
O veículo VW/Gol que os três assaltantes usaram na fuga
Delegados decidindo o rumo da diligência na caça aos assaltantes
Policiais Civis e Federais em diligência na estrada do rio curuatinga 
Fotos: Hitamar Santos

POLICIAIS CIVIL E FEDERAL ACABAM DE CHEGAR DA MISSÃO DE BUSCA AOS ASSALTANTES DO BANPARÁ

Os policiais civil e federal acabam de chegar na 16ª Seccional Urbana de Santarém depois que cessaram às buscas aos assaltantes do Banpará que roubaram mais de um milhão de reais em dinheiro.
Um veículo, usado na fuga dos assaltantes, e seis pessoas presas, acusadas de terem facilitado a fuga dos bandidos, chegaram sob a escolta policial.
Mais detalhes e fotos dos detidos e da missão, daqui a pouco...

domingo, 8 de agosto de 2010

POLÍCIA CIVIL CONTINUA À CAÇA DOS ASSALTANTES DO BANPARÁ

Policiais Civis de Santarém continuam as buscas para encontrar e prender os assaltantes que roubaram mais de um milhão do Banco do Estado do Pará.
Os policiais não cessaram as diligências desde o dia do roubo.

sábado, 7 de agosto de 2010

FAMILIARES DA VÍTIMA PERSEGUEM E PRENDEM ASSALTANTE EM FLAGRANTE

Era por volta das 11:00 horas de hoje, 07, quando a residência da senhora Xênia Meryane Sousa Matos, localizada na Avenida Frei Vicente, nº. 1089-B, bairro aeroporto velho, em Santarém/PA, foi invadida por um elemento que, armado com um canivete em punho, anunciou o ‘assalto’ e dali roubou R$-305,00 em dinheiro.
Após praticar o crime, o assaltante saiu correndo em fuga, mas a vítima rapidamente gritou ‘pega-ladrão’, e foi socorrida por seu esposo e um cunhado, que ainda avistaram o meliante correndo em fuga e não duvidaram, saíram na ‘vuêta’ atrás do ‘gatuno’. Há poucos metros da casa da vítima, já sem pique e colocando a ‘língua para fora’, o meliante foi agarrado pelos dois perseguidores, que conseguiram recuperar o dinheiro da vítima.
Uma equipe da Polícia Militar foi acionada e minutos depois chegou no local, onde deteve o acusado, antes que ele levasse uns ‘catiripapos’ dos parentes da vítima e de populares.
O assaltante foi identificado como sendo Ketson Correa Salvador, 22 anos, que disse residir na Rua Barreirinha, nº. 166, bairro grande vitória, em Manaus/AM, mas alegou que está morando na casa de um tio na comunidade Costa de Cima do Aritapera, município de Santarém.
Ketson foi conduzido para a 16ª Seccional e apresentado ao Delegado Nelson da Silva Nascimento, que está o autuando em flagrante.
Os investigadores da 16ª Seccional já descobriram que Ketson tem muitas broncas na cidade de Manaus/AM, onde responde, nada mais, nada menos, que dois processos por tráfico de droga e quatro por furto. Tá bronqueado!
Ketson também já foi reconhecido por uma outra vítima de ter roubado seu televisor tela plana. Ele já confessou o crime e agora vai ter que ‘vomitar’ a tela para os 'homens da lei'.
Depois das formalidades do auto de prisão em flagrante, Ketson será encaminhado para a Central de Presos Provisórios de Santarém.
Ketson Correa Salvador
(Tem que agradecer à Deus e à PM por não ter levado uma 'taca' dos familiares da vítima e da população...)
Foto: Hitamar Santos

POLÍCIA CIVIL FLAGRA ‘NILSON’ VENDENDO DROGA NO SANTO ANDRÉ

Depois de alguns dias investigando o tráfico de droga no bairro Santo André, em Santarém/PA, uma equipe da Polícia Civil da 16ª Seccional de Santarém, sob o comando do Chefe de Operações Hélio Rego, conseguiu prender em flagrante o cidadão Anilson Jonas dos Santos Brito, conhecido por ‘Nilson’, ‘Negão’ ou ‘Malhação’, 38 anos, residente na Rua Monte Alegre, nº. 542, bairro Santo André, em Santarém, quando vendia e entregava uma ‘cabeça’ de droga ao viciado conhecido por ‘Camarão’ pelo valor de R$-10,00.
A prisão de ‘Nilson’ aconteceu por volta das 16:00 horas de ontem, 06, na Rua Monte Alegre, na esquina do campo do Tapajós, bairro Santo André.
Os investigadores da Polícia Civil já estavam ‘de olho’ em ‘Nilson’ há vários dias, depois que muitas denúncias dos moradores daquele bairro sobre o tráfico de droga chegaram ao conhecimento do Delegado Germano do Vale, diretor da 16ª Seccional, que determinou a missão de investigar, flagrar e prender ‘Nilson’ praticando o crime.
Nilson’ foi seguido pelo ‘homens’ e foi abordado no exato momento que entregava uma ‘cabeça’ de pasta de cocaína para o viciado ‘Camarão’ e recebia o dinheiro.
No momento de sua prisão e na maior ‘cara de pau’, ‘Nilson’ ainda tentou se encher de razão, dizendo que a droga não era dele, que a polícia não tinha encontrado a droga com ele, e que não tinha recebido o dinheiro, mas os policiais ‘não deram refresco’ e colocaram as algemas nos pulsos de ‘Nilson’.
Muito ‘esperto’, ‘liso’ e ‘cobra criada’, ‘Nilson’ não guardava a droga em sua casa, mas sim dentro de um matagal às proximidades. Naquele matagal os policiais encontraram droga e muito material que era usado para embalar droga.
Depois da prisão de ‘Nilson’, alguns populares daquele bairro chegaram a elogiar e até aplaudir o trabalho da polícia.
Nilson’, que já foi preso anteriormente por tráfico de droga, foi autuado em flagrante e já está na Central de Presos Provisórios de Santarém à disposição da Justiça.
Anilson Jonas dos Santos Brito - ‘Nilson’, ‘Negão’ ou ‘Malhação’
(Sua esperteza foi quebrada pela inteligência dos policiais que lhe flagraram com a 'mão na butija'. Está mais uma vez no xilindró...)
Foto: Hitamar Santos

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

AVIÃO FAZ POUSO FORÇADO EM ÁREA DE PLANTAÇÃO DE SOJA EM SANTARÉM

Um avião bimotor, modelo Sêneca II, prefixo PT-RMX, fez um pouso forçado numa área de plantação de soja, em uma fazenda localizada no ramal da Comunidade Poço Branco, município de Santarém/PA.
O pouso forçado ocorreu por volta das 09:30 horas da manhã de hoje, 06.
Segundo informações, a aeronave era ocupada por três pessoas e fazia o serviço de táxi aéreo de Santarém para a cidade de Altamira, e logo que decolou vôo de Santarém o avião apresentou problemas e o piloto tentou retornar, mas não deu para alcançar a pista da empresa e fez o pouso ‘de barriga’ e com bastante perícia numa área limpa de plantação de soja.
Nenhum dos ocupantes sofreu alguma lesão, porém a aeronave sofreu danos na fuselagem e hélice.
A aeronave pousou de 'barriga' em uma área de plantação de soja
Após apresentar pane, o piloto fez um pouso forçado da aeronave com muita perícia
Fotos: Hitamar Santos

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

‘BEMERVAL’ É CONDENADO A 16 ANOS DE RECLUSÃO

Por maioria de votos os jurados condenaram o Réu Jarlison Almeida Morais, vulgo ‘Bemerval’, por tentar contra a vida das vítimas Toniel Almeida Bentes e Daniel da Silva Lima, crime ocorrido no dia 27.07.2008, no bairro aeroporto velho, em Santarém/PA.
A sessão do Tribunal do Júri, que terminou na condenação de ‘Bemerval’ a uma pena de 16 anos de reclusão, aconteceu hoje, 05, no salão do Fórum de Justiça da Comarca de Santarém, onde os jurados acataram a tese do Ministério Público, tendo à frente o Promotor Rodrigo Aquino, não concordando, lógico, com a tese defendida pelos advogados de defesa Celso Luiz Furtado e Noemi Coelho Athias.
A sentença do Juiz Gérson Marra Gomes para ‘Bemerval’ foi de 08 anos de reclusão em regime semiaberto, para cada um dos crimes, totalizando 16 anos de reclusão, em regime semiaberto.
Como o Réu respondeu ao processo preso, não lhe foi dado o direito de recorrer à sentença em liberdade.
A defesa não anunciou se irá recorrer da sentença.
Ficha suja:
Benerval’, que já é condenado pelo crime de tráfico de droga, voltará ao banco dos Réus do Tribunal do Júri no próximo mês de outubro, sob a acusação de outro homicídio.
Fonte: Com informações do Jornalista e Analista Judiciário J. Ninos

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

TRIBUNAL DO JURI: ‘BEMERVAL’ SERÁ JULGADO POR HOMICÍDIO TENTADO

O Tribunal do Júri da Comarca de Santarém/PA volta a se reunir amanhã, quinta-feira, 05, no prédio do Fórum de Justiça e julgará o Réu Jarlison Almeida Morais, conhecido pela alcunha de ‘Bemerval’.
Bemerval’ é acusado de tentar matar as vítimas Toniel Almeida Bentes e Daniel da Silva Lima, no bairro do aeroporto velho, em Santarém, crime ocorrido no dia 27.07.2008.
Segundo depoimentos de testemunhas nos autos, ‘Bemerval’ atirou em Toniel e Daniel em via pública, na Travessa Orquídea, mas só atingiu Daniel nas costas.
Os motivos da ação delituosa não ficaram claros, mas pelo que consta no processo, ‘Bemerval’ atua também como traficante no bairro aeroporto velho, além de estar sendo processado por outro homicídio.
Atuarão na defesa de ‘Bemerval’ os advogados Celso Luiz Furtado e Noemi Coelho Athias. Na promotoria estará o Promotor Rodrigo Aquino e na presidência do júri, o Juiz Gérson Marra Gomes.
Fonte: Com informãções do Jornalista e Analista Judiciário J. Ninos

HOMICIDA FORAGIDO E PRESO EM ALENQUER, JÁ ESTÁ NO ESTADO DA BAHIA

Já está em solo baiano o cidadão Franclin Teodoro Barreto(foto), que é acusado de matar sua companheira Eloíza Emanuela Oliveira Machado, crime ocorrido no dia 30.09.2009, no município de Presidente Dutra/BA.
Franclin foragiu daquela cidade logo após o crime, mas foi preso por policiais civis no último dia 21.07.2010, na cidade de Alenquer /PA.
Escoltado por um Delegado e um Investigador da Polícia Civil da Bahia, Franclin foi transferido da 16ª Seccional de Santarém na madrugada de hoje, 4, e já está em terras baianas, onde responderá pelo crime praticado.
Foto: Hitamar Santos

PRESOS DE JUSTIÇA AGUARDAM TRANSFERÊNCIA PARA PENITENCIÁRIA DE AMERICANO, EM BELÉM

Dois presos de justiça das Comarcas de Óbidos e Monte Alegre estão na 16ª Seccional Urbana de Santarém aguardando transferência para a Penitenciária de Americano, em Belém/PA.
O primeiro preso a chegar em Santarém, ontem, oriundo da Comarca de Óbidos, foi Luciano da Silva Ferreira (foto abaixo), 39 anos, que é acusado de ter assassinado sua própria avó Maria Barros da Silva, crime ocorrido por volta das 16:30 horas do dia 14.09.2009, na cidade de Óbidos.
O segundo preso chegou na madrugada de hoje, 4, vindo da Comarca de Monte Alegre, trata-se de Francisco das Chagas Alves da Silva (foto abaixo), vulgo ‘Baixinho’, 35 anos, que é acusado de ter assassinado seu comparsa de trabalho de nome Orlando, conhecido por ‘Pernambuco’, crime ocorrido no dia 04.01.2009, na Comunidade Santa Luzia, Rio Jauari, município de Monte Alegre.
Os dois presos estão aguardando transferência para Belém, que poderá ocorrer a qualquer momento.
Fotos: Hitamar Santos

terça-feira, 3 de agosto de 2010

‘ASSALTO ESPETACULAR’: LADRÕES ROUBAM 1 MILHÃO DO BANPARÁ EM SANTARÉM

Um assalto espetacular aconteceu de ontem para hoje, 03, na agência do Banco do Estado do Pará, em Santarém/PA, de onde os assaltantes levaram, segundo informações extra-oficiais, aproximadamente um milhão de reais em dinheiro.
Segundo informações, os meliantes já estariam em Santarém há um mês observando a vida e o comportamento do gerente do Banpará e sua família, e na noite de ontem, 02, começaram a agir.
Fontes informaram que, por volta das 20:00 horas de ontem, três meliantes abordaram o gerente do banco dentro de sua residência e renderam toda sua família, tomando-os como reféns do assalto.
A família teria ficado na casa sob a mira e ameaças dos três assaltantes até por volta das 04:00 horas da madrugada de hoje, quando dois deles levaram a esposa e dois filhos menores no próprio carro do gerente até um ramal, no bairro jutaí, distante uns três quilômetros da Rodovia Santarém/Curuá-una. Naquele local, a esposa e filhos foram colocadas dentro de um matagal e ali ficaram sob a guarda e ameaça de apenas um assaltante, enquanto que o outro retornou com o veículo para a casa do gerente, onde estava refém.
Bem vestidos, inclusive um deles usava terno e gravata, ordenou que o gerente dirigisse o próprio carro e ficaram pela orla da cidade até por volta das 07:00 horas, quando o gerente foi obrigado, sob ameaça de matarem a esposa e filhos que estavam seqüestrados dentro do mato, a ir normalmente até o banco e desativar o alarme da agência, e alertar o único segurança e demais funcionários de que tinha um assalto em andamento e não dessem alarme, pois caso algo de errado acontecesse, seus familiares seriam executados.
O gerente chegou na agência normalmente, porém acompanhado de um assaltante, e falou ao segurança o que lhe tinha sido ordenado, de que não era para dar alarme e ficasse tranqüilo que um assalto estava em andamento e sua família estava seqüestrada. O segurança teve logo sua arma roubada.
Logo em seguida chegou o outro assaltante, usando terno e gravata, que adentrou na agência e ficou no salão rendendo os funcionários que chegavam e ordenava que continuassem seus trabalhos normalmente, e apenas exigia os telefones celulares, enquanto que o outro meliante seguiu com o gerente até o cofre forte da agência e o obrigou a abri-lo.
Do cofre levaram quase todo o dinheiro, cerca de um milhão de reais, em duas bolsas de couro e uma mochila. Segundo informações, só levaram as cédulas de maior valor.
Os dois assaltantes saíram da agência, cerca de meia hora depois, andando normalmente pela Rua Floriano Peixoto e dobraram na Travessa 15 de novembro em direção da Avenida Rui Barbosa. Um veículo teria dado apoio na fuga dos dois assaltantes, informação não confirmada pela polícia.
Após roubarem o dinheiro, os assaltantes ordenaram que todos ficassem dentro da agência e que era para aguardar um pouco, após a fuga, que a esposa e filhos do gerente seriam liberados. O que aconteceu alguns minutos depois, quando a polícia foi acionada.
Informações dão conta de que apenas três, ou no máximo quatro, pessoas praticaram o assalto, tido pelos policiais como ‘espetacular’, pela tática, frieza e tranquilidade como o roubo foi executado, sem molestar fisicamente as vítimas e tampouco efetuarem algum disparo de arma, apesar de estarem portando pistolas e, possivelmente, um fuzil.
A polícia civil está diligenciando na tentativa de localizar e prender os assaltantes, mas, segundo informações dos policiais, não está descartada a participação de pessoas de Santarém no crime.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

FAMÍLIA É PRESA EM FLAGRANTE COM MUITA MACONHA NO JADERLÂNDIA

Mais uma ‘boca de fumo’ foi estourada hoje, 02, pela Polícia Civil de Santarém/PA.
Depois de prenderem em flagrante a mulher Sintia Coelho Moreira, dona da ‘Boca de fumo da Sintia’, no bairro vitória regia, em Santarém, prisão feita pela parte da manhã, os Investigadores da 16ª Seccional deram um giro de 360° e rumaram para o bairro jaderlândia e ali prenderam em flagrante uma família com muita maconha, arma caseira e balança de pesar a droga.
A prisão, sob o comando do Investigador-Chefe de Operações Hélio Rego, aconteceu por volta das 17:00 horas de hoje, na Rua A, Quadra 11, Lote 23. Ali foram presos: Eliete Avinte Batista, 36 anos; Wanderson Patric Batista Carvalho, 18 anos; e Angélica dos Santos Batista, 18 anos, todos residentes no local onde foram presos.
Com os acusados os policiais apreenderam: 87tabletes’ pequenos de ‘maconha’ prensada; 02sacos’ pequenos com ‘pasta de cocaína’; 04tabletes’ médios de ‘maconha’ prensada; além de 01 arma de fabricação caseira calibre 12; 05 cartuchos calibre .22; e 01 balança.
Segundo os policiais que participaram da prisão da ‘Família da maconha’, há meses já vinham monitorando a casa de Eliete, e estavam apenas esperando a oportunidade para ‘derrubar a barraca’.
Para a polícia, não resta dúvidas de que Eliete, seu filho Wanderson e sua nora Angélica, embalavam e distribuíam a maconha em vários pontos de venda de droga em Santarém.
No momento da abordagem policial, Wanderson e Angélica iniciaram uma fuga correndo pelos fundos da casa, mas o local estava cercado e foram agarrados pelos ‘homens’.
Parte da ‘maconha’ apreendida estava dentro de uma mochila que era levada nas costas por Wanderson, a outra parte estava dentro da casa com Eliete, onde também foi apreendida a arma, munições e balança.
Os três acusados estão sendo autuados em flagrante pelo Delegado Jamil Farias Casseb e indiciados por Tráfico de droga, Associação ao tráfico de droga, e Posse irregular de arma e munição.
Vale lembrar que Eliete é esposa do velho e conhecido ‘Kabi’, que se encontra cumprindo pena por tráfico de droga na penitenciária de cucurunã.
Eliete Avinte Batista
(Dona da casa onde era embalada e comercializada a maconha)
Wanderson Patric Batista Carvalho
(Como filho de Eliete, era muito obediente para fazer direitinho os tabletes de maconha...)
Angélica dos Santos Batista
(Vai se afastar do marido para curtir uma 'cana pesada' com a sogra Eliete...)
Fotos: Hitamar Santos

POLÍCIA CIVIL PRENDE MULHER QUE USAVA O FILHO ADOLESCENTE NO TRÁFICO DE DROGA

Já está presa na 16ª Seccional Urbana de Santarém e sendo autuada em flagrante pelo Delegado Jamil Farias Casseb a mulher Sintia Coelho Moreira, conhecida por ‘Sintia’, 32 anos, residente na Rua Vera Cruz, nº. 98, bairro vitória régia, em Santarém/PA, a qual é acusada da prática dos crimes de tráfico de droga, associação ao tráfico de droga e corrupção de menores.
Uma equipe de investigadores da Polícia Civil, sob o comando do Chefe de Operações Hélio Rego, fazia investigações de tráfico de droga no bairro vitória régia e chegaram na casa de ‘Sintia’, conhecida por ‘boca de fumo da Sintia’, e ali prenderam em flagrante a dona da ‘boca’ (Sintia), e também apreenderam seu filho adolescente de 15 anos que estava com duas ‘trouxas’ de pasta de cocaína e o dinheiro advindo da venda de droga na noite anterior.
Segundo os policiais, ‘Sintia’ já vinha sendo investigada desde quando seu amásio Francisco Santos Correa, o ‘Chiquinho’, foi preso acusado de latrocínio no bairro Santo André, em Santarém, e para evitar o flagrante e tentar despistar a polícia, usava o próprio filho adolescente para vender droga em sua casa.
Após os procedimentos legais da lavratura do auto de prisão em flagrante, ‘Sintia’ será encaminhada para o Centro de Recuperação Agrícola ‘Silvio Hall de Moura’ e seus filhos entregues ao Conselho Tutelar para os procedimentos pertinentes aos menores em situação de risco.
Sintia Coelho Moreira - 'Sintia'
(Usava o filho menor para vender droga e se arrebentou: Cadeia!)
Droga, dinheiro e telefone celular
(Ingredientes indispensáveis no tráfico de droga)
Foto: Hitamar Santos

CORPO DE ERIK LUAN ACABA DE SER ENCONTRADO

Acaba de ser encontrado boiando nas águas do rio tapajós o corpo do cidadão Erik Luan de Souza Gama, 18 anos de idade.
O corpo de Erik Luan foi encontrado por parentes, com apoio de amigos, às proximidades da praia da Maria José, em Santarém/PA, por volta das 09:00 horas de hoje, 02/08/2010.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros já está seguindo para o local, de onde resgatará o cadáver até o porto de Santarém. Dali, uma equipe do Centro de Perícias Científicas 'Renato Chaves' irá removê-lo até aquele centro para os procedimentos de Exame de Necropsia.

RAPAZ QUE SE JOGOU DA EMBARCAÇÃO NO SÁBADO, CONTINUA DESAPARECIDO NAS ÁGUAS DO RIO TAPAJÓS

Ainda está desaparecido nas águas do rio tapajós, o cidadão Erik Luan de Souza Gama (foto no detalhe), 18 anos, residente na Travessa Luiz Barbosa, nº. 1331, bairro caranazal, em Santarém/PA.
Erik Luan desapareceu no rio tapajós por volta das 16:00 horas do último sábado, 31/07, quando retornava de um passeio em praias do rio tapajós, município de Santarém, e pulou, pela segunda vez, da embarcação ‘B/M João Felipe’ quando navegava às proximidades da praia do juá.
Na primeira vez que pulou da embarcação, Erik Luan conseguiu retornar e teria sido advertido pelo comandante da embarcação sobre o risco que estava se submetendo, mas novamente pulou da embarcação e se afastou por uns cinco metros.
A embarcação parou e iniciou uma manobra de retorno para socorrer Erik Luan que gritava estar com câimbra.
Uma bóia salva-vidas ainda teria sido jogada na direção de Erik Luan na tentativa de salva-lo, mas o apoio não conseguiu alcançá-lo e vários colegas se jogaram n’água em sua busca, mas Erik Luan afundou antes da chegada do amigos e não mais foi encontrado.
Após o desaparecimento, as buscas no local foram realizadas por uma equipe do Corpo de Bombeiros, com o apoio de uma lancha da Capitania dos Portos, mas Eric Luan não foi encontrado até o anoitecer daquele dia, quando os trabalhos foram suspensos.
No dia seguinte, domingo, os trabalhos de busca foram reiniciados e perduraram por todo o dia, quando também não Erik Luan não foi encontrado.
Hoje, 02, novamente uma equipe do Corpo de Bombeiros reiniciará buscas no local.
O desaparecimento de Erik Luan foi comunicado na 16ª Seccional pelo senhor Marlon de Sousa Peixoto, tio do desaparecido.
Foto: 3.bp.blogspot.com