quarta-feira, 18 de agosto de 2010

JURADOS CONDENAM FILHO E ABSOLVEM PAI PELA MORTE DE PARENTE EM DISPUTA DE TERRA

Por maioria de votos, os jurados que atuaram em mais um Tribunal do Júri da 10ª Vara Penal de Santarém/PA, condenaram no início da noite de ontem, 17, o agricultor José Augusto Ferreira Mota, conhecido por ‘Gugu’, por matar seu tio Inezildo Pereira da Silva, conhecido por ‘Nando’.
Por outro lado, absolveram o pai do Réu, Manoel Pereira da Silva, conhecido por ‘Manoel Prego’, que era acusado como mandante da morte de seu irmão.
O júri foi presidido pelo Juiz Gérson Marra Gomes, que aplicou a pena mínima do crime capitulado pelo Artigo 121, caput, do Código Penal Brasileiro, ou seja, 06 anos de reclusão, em regime semiaberto. Como ‘Gugu’ respondeu ao processo solto, vai poder recorrer em liberdade.
O crime ocorreu há 10 anos, no dia 04/10/2000, quando ‘Nando’ se encontrava deitado numa rede e foi baleado com tiro de espingarda calibre 28 desferido por ‘Gugu’. Segundo testemunha nos autos, o crime teria sido a mando de seu pai ‘Manoel Prego’.
O motivo seria a desavença entre os irmãos por causa de uma área de terra na comunidade de Nova Vista, localizada às margens do rio ituqui, município de Santarém, deixada pelo pai de ambos. Durante o julgamento, irmãos, primos e outros parentes, num total de 10 pessoas, prestaram depoimentos contra e a favor dos dois Réus.
Atuaram no júri o Promotor de Justiça Rodrigo Aquino e o advogado Antenor Lavor Filho.
Fonte: Com informações do Jornalista e Analista Judiciário J. Ninos

Nenhum comentário: