terça-feira, 16 de março de 2010

POLÍCIA PRENDE 15 ACUSADOS DE DEPREDAR DELEGACIA DE TRACUATEUA

As Polícias Civil e Militar prenderam, na manhã de domingo, 15 suspeitos de envolvimento na depredação da Delegacia de Tracuateua/PA, em cumprimento a Mandados de Prisão Temporária decretados pelo Juiz Roberto Valois, titular da Comarca de Bragança.
As 15 pessoas presas são acusadas de envolvimento direto e indireto no crime ocorrido na tarde do dia 08.03.2010, quando cerca de 20 policiais, entre civis e militares, atendiam ao pedido de apoio dos policiais de Tracuateua, pois uma multidão estava em frente da delegacia, sob pretexto de protestar pela morte de Maria Ivonete Moraes. O autor da morte já havia sido preso em flagrante, após fugir para Bragança.
No dia seguinte ao crime, por ocasião do enterro da vítima, familiares e parte da população de Tracuateua ficaram em frente da Delegacia em protesto, uma vez que o cemitério fica ao lado do prédio da unidade policial.
Depois de duas horas começaram a surgir as primeiras pedradas vindas do meio da aglomeração de pessoas.
As primeiras equipes de policiais que chegaram para reforçar a segurança de Tracuateua foram duas de Bragança (Civil e Militar). Nesse intervalo, três viaturas já estavam avariadas e os vidros das janelas da delegacia estavam estilhaçados. Todos os populares que estavam no local gritavam e ameaçavam os policiais, até que, por volta de 17:00 horas, houve o primeiro confronto e dezenas de pedras foram atiradas pelos ‘populares’ contra os policiais.
Policiais Civis e Militares atiraram para cima forçando os agressores a retraírem, pois eles estavam se aproximando cada vez mais dos policiais e da delegacia. Alguns policiais atingidos com pedradas foram retirados do local e encaminhados a hospitais em Bragança.
Por volta de 18:30 horas, todos os policiais se retiraram do local, pois já era noite em Tracuateua e os policiais estavam sem visibilidade e alguns já sem munição não podiam mais aguardar o reforço que chegou por volta de 21:00 horas.
Já com o reforço de policiais de Belém, os policiais locais retornaram ao local, mas encontraram o prédio da Delegacia depredado e pegando fogo. Os objetos estavam todos destruídos e a viatura queimada, juntamente com um automóvel de um policial civil que trabalhava na unidade, e três motocicletas que pertenciam a policiais militares de serviço.

INVESTIGAÇÕES:
A investigação se iniciou logo após o fato, quando foram analisadas diversas imagens registradas durante o confronto. Vários depoimentos foram tomados e 35 pessoas foram reconhecidas nas imagens. Inclusive, há imagens de dois indivíduos mortos no confronto, nas quais eles aparecem atirando pedras e soltando rojões contra os policiais.
Cada uma das pessoas reconhecidas teve sua participação individualizada. Algumas atiraram pedras, outras saquearam a Delegacia e o alojamento dos policiais, outras queimaram e quebraram tudo.
Assim, o Juiz de Direito da Comarca de Bragança acatou o pedido de Prisão Temporária solicitado pelo Delegado Cristiano Nascimento, um dos responsáveis pelas investigações do caso, e todas as prisões foram decretadas.

PRESOS:
Ao todo, 15 pessoas foram presas, confira o listão:
Adelmo Correa Lima, 28 anos;
José Raimundo Gomes de Aviz, vulgo 'Mudo', 18 anos;
Luiz Wagner Costa de Amorim, vulgo 'Zé Neto', 19 anos;
Antônio Marques da Silva Nunes, vulgo 'Toninho', 25 anos;
Delson da Silva Nunes, vulgo 'Delsinho', 23 anos;
Waldeci da Costa Oliveira, vulgo 'Gordo', 29 anos;
João Paulo Vieira da Silva, vulgo 'Fuluquinha', 23 anos;
Walcenir Gomes de Araújo, vulgo 'Nem', 28 anos;
Francinaldo Oliveira Silva, vulgo 'Naldão', 40 anos;
Jair Aviz Lobo, vulgo 'Piloto', 21 anos;
Ronaldo Adriano Aviz Lobo, vulgo 'Lobo', 27 anos;
Fredson Sousa da Silva, vulgo 'Sonca', 25 anos;
Jakson Ramos Ferreira, vulgo 'Zé', 24 anos;
Fábio da Silva Dantas, vulgo 'Abilinho', 20 anos; e
Edem Patrik Oliveira da Silva, vulgo 'Júnior', 27 anos. 
Os 15 baderneiros e vândalos presos de Tracuateua (Agora são uns santinhos...)

Não houve qualquer resistência por parte dos suspeitos nem de qualquer manifestação da população no momento em que as prisões foram efetuadas e todos os presos foram conduzidos para a Delegacia de Bragança para que fossem qualificados e interrogados.
As investigações e a operação que culminaram com as prisões foram coordenadas pelo Delegado Rilmar Firmino de Sousa, Superintendente Regional da Zona Bragantina. Participaram os Delegados Cristiano Nascimento, de Bragança; Cristian Rocha, de Salinópolis; Vicente Gomes, de Capanema; Humberto, de Viseu; e Rose Mary, de Bragança, cada um com sua equipe de policiais.
A operação contou também com a participação da Polícia Militar de Bragança, comandada pelo Capitão David Sarah, e três equipes do GPE (Grupo de Pronto Emprego), sob comando do Delegado André Costa, além de uma guarnição da ROTAM (Ronda Ostensiva Tática Metropolitana), e outra do Grupo Tático, ambas da PM de Belém.
Fonte: Polícia Civil do Pará

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Hitamar
Deu entrada na UTI do Barros Barreto ontem, um jovem com o nome de Fabio da Silva Dantas. Tem o corpo todo tatuado. Possivelmemte está com leptospirose.
Segundo a irmã, ele é viciado em drogas e estava morando no complexo do Alemão, tendo chegado a Belém a poucos dias, já doente.
Será que é este mesmo Fabio da notícia aí acima?
Leptospirose é transmitida pela urina do rato, e pelo que se sabe os traficantes do alemão fugiram pelos esgotos. Será que ele estava lá?