quinta-feira, 25 de agosto de 2011

‘OPERAÇÃO LAGO SOBRE NÉVOA’ PRENDE 17 PESSOAS POR DE TRÁFICO DE DROGA

Uma mega operação policial denominada ‘Lago sob névoa’, coordenada pela Polícia Civil e Ministério Público do Estado do Pará, foi iniciada na manhã de hoje, 25, nas cidades de Tucuruí e Breu Branco. A ação policial começou ainda durante a madrugada, simultaneamente nas duas cidades.
Participaram da operação, Policiais Civis de Divisões Especializadas da Capital e do Interior do Estado, bem como de Promotores de Justiça do GEPROC (Grupo Especial de Prevenção e Repressão às Organizações Criminosas), vinculado ao Ministério Público, e Grupamento Aéreo do Sistema de Segurança Pública (GRAER).
Na ocasião, 25 Mandados de Busca e Apreensão e 13 de Prisão Preventiva foram cumpridos. Entre os presos, quatro são Investigadores da Polícia Civil, detidos em Tucuruí e Breu Branco. Outros quatro traficantes ainda estão foragidos.
Com os presos, diversos objetos foram apreendidos, como seis veículos automotores, um deles blindado; 20 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículos, que serviam como garantia de pagamento de entorpecentes; três armas de fogo e várias munições de diversos calibres; jóias, entre cordões, brincos e pulseiras; e 14 aparelhos celulares.
Também foram aprendidas 600 ‘petecas’ de pasta base de cocaína prontas para serem comercializadas e também meio quilo de pedra de óxi, principal matéria-prima da pasta base de cocaína. Foram ainda encontrados R$ 30.000,00 em espécie, montante resultante da venda de drogas nos dois municípios do sudeste paraense. Além disso, cerca de R$ 2.000.000,00  (dois milhões de reais) em cheques foram recolhidos. A quantia estava em poder de João Cícero de Alencar, 54 anos, conhecido por ‘João Banana’, considerado o líder da organização criminosa.
As investigações foram presididas pelo Delegado Carlos André Viana da Costa, da DRCO (Divisão de Repressão ao Crime Organizado), em parceria com os Promotores de Justiça José Augusto Nogueira Sarmento e Milton Menezes, e o Juiz de Direito Cláudio Hernandes Silva Lima, de Tucuruí. A operação teve ainda a presença do Delegado-Geral Adjunto, Rilmar Firmino de Sousa, e do Diretor de Polícia do Interior, Delegado Sílvio Maués.
A operação visa combater o tráfico de entorpecentes e lavagem de dinheiro.
Todas as 17 pessoas presas na operação serão transferidas amanhã, 26, para casas penais da grande Belém, exceto os policiais civis que serão levados para o Presídio Coronel Anastácio das Neves, em Americano, Santa Izabel do Pará.
A sede da Seccional Urbana de Tucuruí ficou pequena para os presos
Muita droga foi apreendida durante a operação
Armas, munições, documentos de veículos e celulares apreendidos na operação
Fonte: Polícia Civil do Pará e Jornal de Tucuruí

Nenhum comentário: