sexta-feira, 14 de maio de 2010

POLÍCIA DERRUBA A ‘BOCA DO PIGÃO’ DO MARACANÃ

Uma operação rápida e certeira foi realizada no início da tarde de hoje, 14, pelas Polícias Civil e Militar no bairro maracanã, em Santarém/PA.
Depois de prender Diego de Sousa Amorim e Mariano dos Santos Mousinho, acusados de praticar vários roubos na cidade, os policiais direcionaram a diligência para a ‘boca de fumo do Pigão’, localizada na Avenida Maracanã, nº. 92, bairro maracanã, onde estaria o terceiro acusado conhecido por ‘Tibuca’, que teria ido comprar droga para fumar com Diego e Mariano, que estão igual 'bandeira de pirata', só pano e osso, de tanto fumar droga.
Quando os policiais chegaram na ‘Boca de fumo do Pigão’, não encontraram ‘Tibuca’, mas sim um recipiente de plástico 'até o bico' com 163 ‘cabeças’ de pasta de cocaína enterrado nos fundos do quintal da casa, e logo deram voz de prisão para a senhora Rosana de Jesus Correa, esposa de ‘Pigão’.
No momento da abordagem dos policiais na casa, ‘Pigão’ tinha acabado de sair, e só sobrou para sua esposa Rosana, que ao ser revistada, uma policial ainda encontrou mais 3 ‘cabeças’ de droga que estavam escondidas dentro de seu short.
Os policiais apreenderam droga, dinheiro, telefone celular e sacolas plásticas usadas na embalagem da droga.
Rosana foi presa e autuada em flagrante pelo Delegado Jamil Casseb, que a indiciou por tráfico de droga e corrupção de menores, visto que, segundo os policiais, ‘Pigão’ e Rosana traficavam droga na frente de duas filhas adolescentes e possivelmente as usavam na prática do crime.
Após as formalidades legais da prisão em flagrante, Rosana foi transferida para o Centro de Recuperação Agrícola ‘Silvio Hall de Moura’ (Penitenciária de Cucurunã), enquanto que ‘Pigão’ se encontra foragido e muito ‘cabreiro’ com os homens da lei.
Rosana de Jesus Corrêa (Presa em flagrante no lugar do marido, que saiu antes da polícia chegar...)
Muita droga e dinheiro foi apreendida na 'Boca do Pigão' 
Rosana tentou desdobrar os 'homens', mas o faro da policial foi buscar a droga escondida no short...
'Diego' e 'Mariano', viciados em droga e fregueses da 'Boca do Pigão', estão só pele e osso...
Fotos: Hitamar Santos - Direitos reservados

POLÍCIA FAZ O CERCO NO MARACANÃ E PRENDE ASSALTANTES

Uma operação conjunta das Polícia Civil e Militar prendeu no final da manhã de hoje, 14, os cidadãos Mariano dos Santos Mousinho, vulgo ‘Mariano’, 22 anos, residente na Travessa Lorena, nº. 690, bairro maracanã; e Diego de Sousa Amorim, vulgo ‘Diego’, 24 anos, residente na Travessa Agripina Matos, nº. 253, bairro laguinho, todos de Santarém/PA, os quais são acusados de diversos furtos e roubos que vêm ocorrendo nos últimos meses na cidade de Santarém.
A prisão dos dois meliantes ocorreu dentro das matas de igapó do bairro maracanã, em Santarém.
Depois vários dias de investigação e campanas, os policiais seguiram as pistas e conseguiram localizar os dois meliantes quando estavam se alimentando de carne desfiada enlatada (conserva) e farinha sentados embaixo de árvores, dentro de um igapó, próximo ao lago do papucú, bairro maracanã.
No momento da prisão, os dois foram pegos de surpresa, mas ainda tentaram correr, todavia foram advertidos com disparos feitos pelos policiais, fazendo com que Diego e Mariano, indivíduos da mais alta periculosidade, parassem e se entregassem.
Contra os dois pesam vários crimes de furtos e roubos, e também Mandados de Prisão expedidos pela Justiça de Santarém.
O outro comparsa dos dois, o indivíduo conhecido por ‘Tibuca’, conseguiu escapar do cerco policial, mas, segundo o Delegado Jamil Casseb, que estava à frente da operação, é questão de tempo colocar ‘Tibuca’ na cadeia.
'Diego' e 'Mariano' (Uma dupla de 'fora da lei' que vinham colocando os santarenos em pânico. Mas na hora da prisão, ficaram uns cordeirinhos...)
Diego de Sousa Amorim (Culpa o vicio na droga pela vida no crime...)
Mariano dos Santos Mousinho (Periculosidade em alta na prática de furto e roubo... Também coloca a culpa no vício da droga.)
Fotos: Hitamar Santos - Direitos reservados

quinta-feira, 13 de maio de 2010

QUATRO DETENTOS PRIVILEGIADOS COM A SAÍDA TEMPORÁRIA DO DIA DAS MÃES NÃO RETORNARAM

Dos 75 detentos do Centro de Recuperação Agrícola ‘Silvio Hall de Moura’ (Penitenciária de Cucurunã) que foram privilegiados com autorização judiciária para saída temporária do dia das mães, não retornaram àquela casa penal até às 18:00 horas de hoje, 13.
Os quatro detentos que ainda não encontraram o ‘caminho de volta’ para a penitenciária de cucurunã são: Ivan Oliveira de Abreu - 'Maranhão'; Fabrício Silva Vasconcelos; José da Silva Neves; e Rosivaldo Martins dos Santos.
Ivan Oliveira de Abreu - 'Maranhão'

Fabrício Silva Vasconcelos - 'Fabrício'

José da Silva Neves
Fotos: Hitamar Santos (Arquivo)

GARIMPEIRO QUE MATOU ESPOSA FOI CONDENADO A 12 ANOS DE PRISÃO

Terminou há poucos instantes a 21ª sessão do Tribunal do Júri da 10ª Vara, no ano de 2010, com a condenação do Réu José Vitor de Sousa, garimpeiro, que assassinou com seis tiros de revólver, cal. 38, sua esposa Maria Madalena Vitor de Sousa, fato ocorrido em 27 de novembro de 1991, no bairro da Liberdade, em Santarém/PA.
O Conselho de Sentença acatou a tese do Ministério Público, representado pelo Promotor Rodrigo Aquino Silva, e condenou o Réu por homicídio qualificado.
O Juiz Gérson Marra Gomes, titular da 10ª Vara Penal, aplicou a pena de 12 anos de reclusão em regime fechado, a ser cumprido quando o Réu for recapturado, uma vez que se encontra foragido.
A Defensora Pública Emilgrietty Silva Santos não recorreu da sentença.

Síntese do crime:
José Vítor de Sousa era casado com Maria Madalena, com quem tinha dois filhos, além de outros dois filhos de um antigo relacionamento, que viviam com o casal.
Ele viajava constantemente para garimpos no Estado do Amazonas, onde passava até um mês longe da cidade e da família.
O casal tinha também um pequeno comércio junto da residência, e segundo informações de pessoas que conheciam os dois, Madalena passou a ter um relacionamento amoroso com um jovem conhecido como Corisvaldo Picanço.
No dia do crime, o Réu desconfiou pela primeira vez que estaria sendo traído e após uma discussão em frente aos filhos descarregou as seis balas de seu revólver e matou a esposa.
Dias depois, Corisvaldo, segundo consta nos autos, teria se suicidado, ao saber da morte da amante.

José Vitor foi a julgamento em 1996, tendo sido condenado, porém sua defesa recorreu pedindo a anulação do júri, sob a alegação de que não havia sido questionado aos jurados uma das teses da defesa, da defesa legítima da honra.
O Tribunal de Justiça do Estado considerou que a defesa tinha razão, anulou o júri e mandou realizar nova sessão. Só que entre o período em que o processo ficou no Tribunal, em Belém, e seu retorno para Santarém, o Réu, que havia conseguido liberdade provisória, evadiu-se de Santarém, sendo expedido contra ele um Mandado de Prisão até hoje não cumprido.
O Júri de hoje não teve a presença nem do Réu e de nenhuma das testemunhas arroladas, que também não foram encontradas.
Surgiram informações, não confirmadas, de que o Réu já teria morrido num garimpo.
Se vivo estiver, José Vitor está hoje com 60 anos e assim que for encontrado, começará a pagar a pena imposta pelo Juízo.
Fonte: Com informações do Analista Judiciário e Jornalista J. Ninos

PM PRENDE ‘BAIXINHO’ COM ‘BAGULHO’ E DOCUMENTO FALSO

Já está na Central de Presos Provisórios de Santarém o cidadão Amaury dos Reis Leal, vulgo ‘Baixinho’, 46 anos, residente na Travessa Rouxinol, nº. 1000, bairro nova república, Santarém/PA, que foi preso no início da tarde de ontem, 12, por uma equipe da Polícia Militar quando tentava viajar para a cidade de Manaus/AM levando 'bagulho' roubado.
‘Baixinho’ foi preso dentro de uma embarcação que já estava de partida com destino a cidade de Manaus/AM, levando consigo dois notebooks e uma máquina fotográfica digital, que foram roubados durante um assalto numa loja de informática.
No momento da prisão, ‘Baixinho’ estava bem acompanhado de uma adolescente de 16 anos, que disse ser sua 'gatinha', e se identificou como Paulo José Ferreira Miranda.
Com muito 'papo de 171' e querendo ganhar os ‘homens’ na conversa, 'Baixinho' mostrou uma carteira de identidade, mas ao chegar na 16ª Seccional, descobriram que a carteira de identidade era falsa e o nome correto de ‘Baixinho’ é Amaury dos Reis Leal.
Na posse de ‘Baixinho’ a polícia também encontrou uma porção de maconha, mas ele garantiu de 'pé-junto’ que era para seu consumo durante a viagem de Santarém/Manaus.
O Delegado Jamil Casseb autuou ‘Baixinho’ em flagrante e o indiciou por receptação, falsidade ideológica, uso de documento falso e posse de droga para consumo pessoal.
Amaury dos Reis Leal - 'Baixinho' (Passou o maior vexame na frente a 'gatinha' quando a polícia colocou a pulseira do 'Raimundo Soldado' nos braços...)
Foto: Hitamar Santos

quarta-feira, 12 de maio de 2010

JURADOS CONDENAM HOMICIDA A 15 ANOS DE RECLUSÃO

Em julgamento realizado ontem, 11, na sala do Tribunal do Júri do Fórum de Justiça da Comarca de Santarém/PA, os sete jurados, por maioria de votos e acatando a tese do Ministério Público, condenaram o Réu Davirlan Santos Gondim, conhecido por ‘Davi’, pela participação no assassinato da vítima Sandro Ferreira dos Santos, fato delituoso ocorrido no dia 01 de julho de 2007, no bairro nova república, Santarém/PA.
A Sessão foi presidida pelo Juiz Gérson Marra Gomes, que aplicou a pena de 15 de reclusão em regime fechado, mas não decretou a prisão do Réu que respondia ao processo em liberdade.
Na acusação atuou os Promotores de Justiça Rodrigo Aquino Silva e Paulo Roberto Corrêa Monteiro, e na defesa trabalhou o advogado Celso Luis Furtado, que anunciou apelar da sentença.
‘Davi’, em parceria com os irmãos Nilson Dumont e Donilson Machado (já julgados e condenados a 15 de prisão) mataram o jovem Sandro por causa de uma vingança.

Davirlan Santos Gondim - 'Davi' (Condenado a puxar 15 anos de cana...)
Donilson Machado (Parceiro de 'Davi' no crime e já condenado a 15 anos de cadeia...)
Fonte: Com informações do Analista Judiciário e Jornalista J. Ninos
Fotos: Hitamar Santos (arquivo)

terça-feira, 11 de maio de 2010

POLÍCIA CIVIL PRENDE QUADRILHA DE ASSALTANTES DE BANCO

Uma quadrilha de assaltantes de banco foi presa nesta segunda-feira, 10, por policiais da DRCO - Divisão de Repressão ao Crime Organizado, da Polícia Civil do Pará, após trocar tiros com os policiais e forjar um assalto com refém, em uma casa, no bairro castanheira, na grande Belém.
Ao todo, seis homens e uma mulher foram conduzidos à sede da Divisão, e quatro armas de fogo, munições, nove telefones celulares, maconha, relógios de pulso e barrilha usada no refino de cocaína foram apreendidos na casa onde a quadrilha estava morando.
O bando já vinha sendo investigado, desde a semana passada, por suspeita de envolvimento de integrantes do grupo nos assaltos a dois hotéis, em Belém, no mês de março.
Um dos presos, Edimar Franklin Silva de Mesquita, 40 anos, vulgo ‘Truta’, foi identificado por participação nos assaltos.
Dos seis homens, cinco ficaram presos: Luís Cláudio Dias dos Prazeres, vulgo ‘Luizinho’, 29 anos; Anderson Antonio Silva de Oliveira, 25 anos; Júlio Alexandre Vidal Araújo, vulgo ‘Cabra’, 39 anos, e Nelson Rocha da Penha, 24 anos.
‘Luizinho’ e ‘Cabra’ são fugitivos da Penitenciária Agrícola Heleno Fragoso.
Edimar Franklin Silva de Mesquita - ‘Truta’
Luís Cláudio Dias dos Prazeres - ‘Luizinho’
Anderson Antonio Silva de Oliveira
Nelson Rocha da Penha
Júlio Alexandre Vidal Araújo - ‘Cabra’
Armas, munições, droga e relógios apreendidos com a quadrilha
Fonte: Polícia Civil do Pará

OPERAÇÃO COMBATE VENDA CLANDESTINA DE GÁS EM SANTARÉM

Uma grande operação foi desencadeada no dia de hoje, 11, em Santarém/PA, para dar cumprimento a 59 Mandados de Busca e Apreensão em residências e estabelecimentos comerciais que promovem a venda ilegal de botijões de gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).
A operação, que começou por volta das 07:00 horas e terminou às 16:00 horas, contou com a participação de 50 policiais da Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas, 16ª Seccional Urbana de Santarém, GCCO - Grupo de Combate ao Crime Organizado, DEAM – Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher, 3º Batalhão de Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, além de membros do Ministério Público Estadual e da ANP – Agência Nacional de Petróleo.
Durante o cumprimento dos Mandados de Busca e Apreensão expedidos pelo Juiz de Direito Rômulo Nogueira de Brito, 71 botijões de gás foram apreendidos e se encontram depositados no Quartel do Corpo de Bombeiros.
Todos os proprietários de residências ou estabelecimentos comerciais onde foram encontrados e apreendidos botijões de gás expostos ilegalmente à venda, responderão a procedimentos policiais já instaurados pelo Delegado Silvio Birro, do GCCO.

VEJA QUEM SÃO OS CONVOCADOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA

GOLEIROS
LATERAIS
ZAGUEIROS
VOLANTES
MEIAS
ATACANTES
Fonte: G1 

COPA DO MUNDO 2010: DUNGA CONVOCA OS 23 JOGADORES DA SELEÇÃO BRASILEIRA

Foi divulgada hoje, às 13:00 horas, no auditório de um hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro/RJ, a lista feita pelo técnico Dunga com os nomes dos 23 jogadores que vão representar o Brasil na Copa do Mundo da África do Sul e ir em busca do hexacampeonato mundial.
Confira os convocados:
Goleiros: Julio César / Gomes e Doni.
Laterais: Daniel Alves / Maicon / Gilberto e Michel Bastos.
Zagueiros: Juan / Lúcio / Luisão e Thiago Silva.
Meias: Gilberto Silva / Josué / Felipe Melo / Ramires / Júlio Baptista / Elano / Kaká e Kléberson.
Atacantes: Robinho / Luís Fabiano / Nilmar e Grafite.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

POLÍCIA MILITAR ARREBENTA COM A ‘BOCA DE FUMO DO WALDIR’ E PRENDE TODA A FAMÍLIA

Depois de muito tempo ‘arrotando’ que a polícia não lhe flagrava vendendo droga porque era muito esperto, foi preso no final da tarde de hoje, 10, por uma equipe da Polícia Militar o cidadão conhecido por 'Waldir' e toda sua família, acusados de tráfico de droga.
Durante a investida na casa onde funcionava a ‘Boca de fumo do Waldir’, localizada na Avenida Tupaiulândia, nº. 1726, bairro São José Operário, Santarém/PA, os policiais apreenderam droga, dinheiro e telefone celular, e prenderam em flagrante o ‘chefão da boca’ Waldir Rufino dos Santos, 41 anos; sua esposa Rosenilda do Socorro de Freitas Ebraim, 41 anos; sua filha Wanessa Maria Ebraim dos Santos, além de um outro filho adolescente W. R. E. S., de 16 anos de idade.
A investigação, que culminou com a prisão de toda a família, foi comandada pela equipe do serviço reservado da Polícia Militar.
Após a prisão e apreensão da droga, os presos foram conduzidos para a 16ª Seccional e apresentados para ao Delegado Edinado Silva de Sousa, que está lavrando o auto de prisão em flagrante e indiciando todos por tráfico de droga, associação ao tráfico de droga e corrupção de menores, e somente depois de tudo pronto e suas prisões comunicadas ao Juiz de Direito da Comarca de Santarém é que serão encaminhados para a Sistema Penal do Estado.
Rosenilda e Wanessa já foram presas em flagrante ano passado pelo mesmo crime e estavam em liberdade condicional.
O adolescente de 16 anos, que foi apreendido juntamente com os pais, foi entregue para uma irmã após as formalidades especiais legais pertinentes aos adolescentes infratores, sob o compromisso de apresentá-lo no Ministério Público da Infância e Juventude de Santarém.
Waldir Rufino dos Santos (Duvidava que os 'homens' lhe flagravam com droga... quebrou a cara!)
Rosenilda do Socorro de Freitas Ebraim (mulher e parceira de Waldir na traficância de droga)
Wanessa Maria Ebraim dos Santos (Não quer prestar e nem criou juízo, volta pra cadeia!)
Droga, dinheiro e telefones celulares levaram Waldir e sua família pro xilindró
Fotos: Hitamar Santos - Direitos reservados

CARTEIRAS DE IDENTIDADE NÃO PODERÃO MAIS SER PLASTIFICADAS

As carteiras de identidade expedidas pela Diretoria de Identificação da Polícia Civil do Pará não poderão mais ser plastificadas.
A medida é uma forma de evitar fraudes com uso de documentos falsificados, e assim como a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que habilita os cidadãos a dirigir veículos automotores, as carteiras de identidade deverão ser conservadas em uma carteira plástica, para facilitar a identificação da legitimidade, através da tarja que envolve o documento (talho-doce).
A medida será adotada a partir do próximo dia 20 de maio e apartir dessa data, as novas cédulas emitidas pelo órgão passarão a vir com um aviso em vermelho com a inscrição 'não pode ser plastificado'.
Fonte: Polícia Civil do Pará

sexta-feira, 7 de maio de 2010

DETENTO ‘TOMBA’ DURANTE TENTATIVA DE FUGA NO PRESÍDIO DO CUCURUNÃ

Uma tentativa de fuga frustrada, que terminou com uma morte, aconteceu às 12:10 horas de hoje, 7, no pavilhão 3 do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (Penitenciária de Cucurunã), em Santarém/PA.
Segundo informações policiais, os detentos Ronaldo Ramos da Silva e Júlio Cesar da Cruz de Sousa fizeram uma ‘tereza’ (corda feita de lençol), pularam o muro daquela casa penal e empreenderam fuga para o mato, mas não tiveram muita sorte, pois os militares que faziam a guarda daquele prédio avistaram a fuga e deram alarme, efetuando um disparo para o alto, mas os ‘fujões’ não respeitaram a advertência e prosseguiram correndo ‘na vuêta e batendo o pé na bunda’, foi quando um militar apertou o gatilho da Magal .30 e acertou a cabeça do detento Ronaldo, que ainda chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Municipal, mas faleceu quando recebia atendimento médico.
O outro detento, Júlio Cesar, foi recapturado logo depois por policiais militares e conduzido para a 16ª Seccional, onde está sendo interrogado pelo Delegado Nelson Nascimento. 
Ronaldo Ramos da Silva cumpria pena por estupro, já Júlio Cesar da Cruz de Sousa cumpre 9 anos e cinco meses de reclusão por homicídio.
Júlio Cesar da Cruz de Sousa (Pulou o muro e também uma 'fogueira' ao escapar dos tiros...)
Foto: Arquivo Hitamar Santos

quinta-feira, 6 de maio de 2010

‘BEIÇOLA’ É PRESO EM FLAGRANTE ACUSADO DE EXTORQUIR ‘CAPITÃO’

Uma equipe da Polícia Militar, sob o comando do Sgt Pm Borges, prendeu em flagrante no final da manhã de hoje, 6, na área do Mercado Municipal, o cidadão Nelimar Batista dos Santos, vulgo ‘Beiçola’, 25 anos, residente na Rua Benjamin, nº. 66, bairro Ipanema, Santarém/PA, acusado de tentar extorquir o cidadão Ernei Sales Moreira, vulgo ‘Capitão’.
Segundo informações policiais, ‘Beiçola’, já cheio da pinga e querendo mais dinheiro para comprar uma garrafa de ‘tatuzinho’, abordou ‘Capitão’, que também não é 'flor que se cheire', e exigiu deste a quantia de R$-1,00. Como disse que não tinha, ‘Beiçola’ desferiu um ‘tubo’ (soco) em sua boca e ameaçou dizendo ‘eu sou ex-presidiário porque já matei um, e também vou te matar...’.
Com medo de morrer e com a boca toda ensangüentada e já um pouco deformada pelo inchaço, ‘Capitão’ ainda teve condições de falar e denunciar o fato à Polícia Militar, que empreendeu diligência e conseguiu prender ‘Beiçola’.
Levado para a 16ª Seccional, ‘Beiçola’ foi apresentado ao Delegado Edinaldo Sousa que, após ouvir a versão da vítima, do acusado e testemunhas, decidiu por autuar ‘Beiçola’ em flagrante por crime de extorsão, que prevê uma pena de quatro a dez anos de reclusão.
Após as formalidades legais, ‘Beiçola’ foi transferido para a penitenciária, de onde tinha saído há poucos dias.
Nelimar Batista dos Santos - 'Beiçola' (Não quer prestar... acabou de sair da cadeia e já aprontou.)
Foto: Hitamar Santos - Direitos reservados

CICLISTA ATACA ESTUDANTE E TENTA ROUBAR CORDÃO

O fato ocorreu ontem, 6, por volta das 18:00 horas, quando o cidadão Francivaldo Lobato Costa, 29 anos, residente na Travessa Bougaville, nº. 1449, bairro jardim santarém, Santarém/PA, pedalava sua bicicleta pela Rua Galdinho Veloso, e na esquina com a Travessa João Otaviano Matos, centro de Santarém/PA, avistou a estudante Ádria Suly Lopes Costa, 18 anos, residente no Beco Jerusalém, nº. 19, bairro Santo André, Santarém/PA, que ia andando e conversando com uma amiga, e no intuito de 'queixar a parada', puxou violentamente o cordão de seu pescoço.
Naquele momento a vítima gritou e deu alarme, tendo o acusado saído em fuga pedalando sua bicicleta, mas foi perseguido por um mototaxista que passava pelo local, quando foi agarrado e recebeu uns 'carinhos'.
Detido, o acusado foi levado para o PM-Box da praça Rodrigues dos Santos e apresentado para a Polícia Militar, que por sua vez o conduziu para a 16ª Seccional, onde foi autuado em flagrante.
Em depoimento perante o Delegado, Francivaldo disse que não queria ‘roubar’ o cordão da estudante, mas apenas ‘passar a mão em seu queixo por achar muito bonita, mas como sua mão escorregou, seu dedo minguinho engatou no cordão e arrebentou’, versão que a Polícia não acreditou nenhum pouco.
Após as formalidades do auto flagrancial, Francivaldo foi transferido para a Central de Presos Provisórios de Santarém.
Francivaldo Lobato Costa (Bobinho esse menino, tentou convencer a polícia que foi seu dedo que engatou no cordão da vítima...)
Foto: Hitamar Santos - Direito reservados

quarta-feira, 5 de maio de 2010

POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO

Policiais Civis da 16ª Seccional de Santarém, ao comando do Chefe de Operações Hélio Rego, prendeu no final da manhã e início da tarde de hoje, 5, os cidadãos Agenor Vieira Silva, 42 anos, residente na Rua Asa Branca, nº. 18, bairro Ipanema, Santarém/PA; e José Ribamar dos Santos, vulgo ‘Vassourinha’, 30 anos, residente na Avenida Olavo Bilac, nº. 372, bairro santarenzinho, Santarém/PA.
Os dois cidadãos foram presos em cumprimento a dois Mandados de Prisão expedidos pelo Juiz Paulo Pereira da Silva Evangelista, Titular da 4ª Vara Criminal da Comarca de Santarém.
Após as formalidades de apresentação na 16ª Seccional e submetidos a exames de corpo de delito no Centro de Perícias ‘Renato Chaves’, Agenor foi levado para o Centro de Recuperação Agrícola ‘Silvio Hall de Moura’, enquanto que José Ribamar foi encaminhado para a Central de Presos Provisórios de Santarém.
Agenor Vieira Silva
José Ribamar dos Santos - 'Vassourinha'
Fotos: Beto Almeida

HOMEM QUE MATOU MULHER COM 21 FACADAS É ENCONTRADO MORTO DENTRO DA CELA DO PRESÍDIO

Marildo dos Santos, 21 anos, o ex-presidiário que na manhã de sábado, 01, matou com 21 facadas a namorada Clemilda Negreiros Julião, 36 anos, foi encontrado morto na manhã de ontem, 04, na cela 26 do Pavilhão ‘B’ do Presídio Francisco de Oliveira Conde, Rio Branco/AC.
Segundo informações o detento estava dependurado a uma camisa na grade do banheiro da cela, supostamente teria cometido suicídio.
A polícia civil vai investigar a morte do preso, pois existem suspeitas de que ele tenha sido assassinado e não cometido suicídio.
Veja matéria abaixo: ‘Mulher foi assassinada com 21 facadas pelo namorado.’
Fonte: Ecos da notícia

ACUSADO DE HOMICÍDIO EM 1992 FOI CONDENADO A 9 ANOS DE RECLUSÃO

Os 7 jurados, por maioria de votos e acatando parcialmente a tese do Ministério Público ao retirarem a qualificadora do crime, condenaram o Réu Esvaldo Conceição Cardoso por homicídio simples.
O julgamento aconteceu no dia de ontem, 4, no Fórum de Justiça da Comarca de Santarém/PA, e o Juiz de Direito Gerson Marra Gomes aplicou ao condenado uma pena de 9 anos e 4 meses de reclusão, em regime fechado.
Veja matéria abaixo: ‘Agricultor está sendo julgado por crime ocorrido em 1992.’
Fonte: Com informações do Analista Judiciário e Jornalista J. Ninos

terça-feira, 4 de maio de 2010

OPERAÇÃO POLICIAL APREENDE 1.466 MÍDIAS PIRATAS E COLOCA 5 PESSOAS NA CADEIA EM SANTARÉM

Uma operação policial realizada na manhã de hoje, 4, no centro comercial de Santarém/PA, denominada ‘Integração Tapajós’, que envolveu vários órgãos de segurança pública e que teve o objetivo de combater a reprodução, distribuição e venda de mídias piratas, terminou com a prisão em flagrante de 5 pessoas e na apreensão de 1.130 DVDs e 333 CDs falsificados.
As pessoas presas são: Natanael Pedroso de Oliveira, 18 anos, residente na Rua 5, nº. 61, bairro nova república; Orlivagno Lopes Ramos, 32 anos, residente na Travessa 6, nº. 431, bairro nova república; Joelfeson Fernandes Mota, 33 anos, residente na Rua 19, s/nº, bairro jardim Santarém; Dennis Cardoso Costa, 21 anos, residente na Rua Silvério Sirotheau, nº. 1968, casa B, bairro aldeia; Adel Costa Batista, 26 anos, residente na Avenida Tropical, nº. 884, bairro prainha;  além do adolescente D. A. R., de 17 anos, residente na Rua D, bairro jaderlândia, todos em Santarém/PA.
Todos foram autuados em flagrante pelo Delegado Domingos Djalma Pereira e indiciados por crime de violação de direito autoral (Art. 184, § 2º do CPB) que prevê pena de reclusão de 2 a 4 anos e multa, exceto o adolescente que foi submetido a procedimento especial e liberado.
Segundo os policiais que participaram da operação, todos os presos estavam portando bolsas com mídias piratas e vendendo-as no centro comercial de Santarém.
Após as formalidades de lavratura do auto de prisão em flagrante, todos serão encaminhados para a Central de Presos Provisórios de Santarém.
Natanael Pedroso de Oliveira
Orlivagno Lopes Ramos
Joelfeson Fernandes Mota
Dennis Cardoso Costa
Adel Costa Batista
Fotos: Hitamar Santos - Direitos reservados

CORREGEDORIA FAZ INSPEÇÃO NAS UNIDADES DO MINISTÉRIO PÚBLICO NO PARÁ

A Corregedoria Nacional do Ministério Público realiza, entre os dias 17 e 21 de maio, inspeção nas unidades do Ministério Público no Pará (Ministérios Públicos Estadual, Federal, do Trabalho e Militar).
Coordenado pelo Corregedor Nacional, Conselheiro Sandro Neis, o trabalho tem o objetivo de verificar ‘in loco’ ítens relativos à atuação de Promotores e Procuradores e à gestão administrativa dos Ministérios Públicos.
A equipe irá verificar número de processos aguardando despacho nos gabinetes, residência dos membros na respectiva comarca, limites para exercício do magistério e da advocacia, participação de promotores e procuradores em cursos de aperfeiçoamento. Regularidade de licitações e contratos, situação da folha de pagamento, horário de atendimento ao público e adequação da infra-estrutura também serão alvo da inspeção.
Atendimento ao público:
O trabalho inclui três dias de atendimento ao público, quando qualquer interessado pode levar reclamações, sugestões ou denúncias à equipe da Corregedoria. Cada pessoa é recebida individualmente e de forma reservada, desde que porte documento oficial com foto. Horários e locais do atendimento ainda serão confirmados.
O Pará é o quinto Estado a receber a equipe da Corregedoria Nacional. Já foram realizadas inspeções nas unidades do MP no Piauí, no Amazonas, em Alagoas e na Paraíba. A meta é visitar todos os estados até junho de 2011.
Fonte: Portal ORM / MPF

EX-PREFEITO ACUSADO DE TENTAR MATAR VEREADORES

O crime aconteceu por volta das 20:00 horas de ontem, 3, na cidade de Sapucaia/PA, onde o ex-prefeito Marcos Venícios Gomes (PSDB), o ‘Marquinhos’, revoltado com os vereadores Fernando Teixeira e Geneci Santos que estariam se recusando a aprovar sua prestação de contas (já rejeitadas pelo TCM),  foi até a casa de Fernando, onde também estava Geneci, e muito nervoso passou a ameaçá-los de morte.
Temendo por suas vidas, visto que já tinham sido ameaçados anteriormente por ‘Marquinhos’, inclusive registrado ocorrência na Delegacia daquela cidade, os dois vereadores gritaram desesperadamente por 'socorro' e pediram ajuda de vizinhos, que acionaram a polícia. ‘Marquinhos’ foi preso e levado para a Delegacia, onde passou a noite.
Segundo o Delegado Orimaldo Farias, titular da Delegacia de Xinguara, disse que só depois de ouvir os depoimentos das vítimas, testemunhas e do próprio acusado é que irá decidir que procedimento irá adotar contra o ex-prefeito.
Uma fonte ligada à Delegacia de Xinguara informou que o 'Marquinhos' foi autuado em flagrante durante esta madrugada, por tentativa de homicídio.
Fonte: Diário do Pará

APÓS REUNIÃO, DIRETORES ANUNCIARAM O FUTURO DO SÃO RAIMUNDO

Depois da desclassificação do clube no Parazão/2010, os diretores do São Raimundo se reuniram na tarde de ontem para decidir sobre o futuro do time alvinegro, principalmente 'de olho' na Série C do Campeonato Brasileiro deste ano.
Na reunião estiveram presente o Presidente Rosinaldo do Vale e os diretores Jardel Guimarães, Alberto Tolentino, Júnior Tapajós e o Técnica Valter Lima.
Durante a reunião foi analisada a má atuação do time no Parazão/2010, e qual a postura a ser adotada pelo clube em vista a Série C do Brasileirão/2010.
No final da reunião os diretores decidiram com a tomada, preliminar, das seguinte decisões:
1 – O Técnico Valter Lima continua na equipe para a Série C do Campeonato Brasileiro/2010;
2 – Todo elenco alvinegro receberá seu salário no próximo dia 5, amanhã;
3 – Após o pagamento dos salários, todos receberão férias de 15 dias;
4 – Nesse período, o Técnico Valter Lima vai analisar cada atleta e relacionar aqueles que interessam ao clube, bem como os que serão dispensados; e
5 – Depois das férias, o plantel se apresentará no Panterão para a diretoria conversar com cada um, sendo que os que interessam ao clube e tenham interesse em continuar na equipe, vão sentar para negociar questão salarial. Já os que não interessam, serão dispensados com todos seus direitos trabalhistas pagos.
Segundo o Técnico Valter Lima, apesar de não ter participado dos jogos do São Raimundo no campeonato paraense deste ano, ele acha que muitos atletas vão ter que deixar o elenco do Pantera, e adiantou que já tem nomes que indicará para a diretoria providenciar contratações.
Já o goleiro Labilá(foto) deu entrevista para uma rádio local e criticou ‘aqueles atletas que vêm de fora’. Segundo o arqueiro alvinegro, que é santareno, disse que ‘esses atletas que vêm pra cá, parece que vêm para passear e brincar e não se cuidam, fazendo coisas proibidas, e na hora do jogo não rendem nada’, disparou o guardião alvinegro.

AGRICULTOR ESTÁ SENDO JULGADO POR CRIME OCORRIDO EM 1992

Está acontecendo, neste momento, no Fórum da Comarca de Santarém mais uma Sessão do Tribunal do Júri, onde está sendo julgado o agricultor Esvaldo Conceição Cardoso, 41 anos, residente atualmente em Boa Vista/RR, o qual é acusado de ter assassinado com uma facada o também agricultor Inácio Aureliano da Silva, que tinha à época do crime tinha 67 anos de idade.
O crime ocorreu no dia 22/08/1992, na Comunidade Jacamin, margem da Rodovia Santarém/Curuá-una, em Santarém/PA, e segundo consta nos autos, Esvaldo teria esfaqueado Inácio em sua residência e à traição. O motivo do assassinato teria sido porque Esvaldo teria se apossado do dinheiro que o ancião havia recebido de sua aposentadoria naquele dia. Já o Réu, disse à época que o motivo do esfaqueamento teria sido uma humilhação pública que passou quando foi ofendido pela vítima.
Esvaldo foi preso em flagrante na data do ocorrido, mas conseguiu Liberdade Provisória e respondeu todo o processo em liberdade, inclusive se apresentou espontaneamente para participar da sessão do júri.
A sessão está sendo presidida pelo Juiz de Direito Gerson Marra Gomes, sendo que na acusação está atuando o Promotor de Justiça Rodrigo Aquino e na defesa o advogado Antenor Rodrigues Lavor Filho.
Fonte: Com informações do Analista Judiciário e Jornalista J. Ninos

segunda-feira, 3 de maio de 2010

POLÍCIA CIVIL FLAGRA ‘GRINGA’ TRAFICANDO DROGA

Uma equipe de policiais civis da Seccional Urbana do Comércio, em Belém/PA, comandada pelo Investigador Leônidas, o ‘Lili Cartucheira’, prendeu em flagrante a mulher Ana Lúcia Brito da Silva (foto), 42 anos, conhecida por ‘Gringa’, quando traficava droga por trás do mercado gurupá, bairro cidade velha, em Belém.
Com ‘Gringa’ os policiais apreenderam dois sacos plásticos, sendo que em um continha 50 gramas de cocaína petrificada e noutro tinha 40,6 gramas de cocaína em pó.
A mulher foi conduzida para a Seccional Urbana do Comércio, onde foi autuada pela Delegada Merian Nunes Sabbá, por tráfico de droga, e depois encaminhada para o Centro de Recuperação Feminino, em Ananindeua, onde ficará a disposição da Justiça.
Fonte: Polícia Civil do Pará

REUNIÃO DECIDIRÁ OS RUMOS DO SÃO RAIMUNDO

Pelo menos duas reuniões da diretoria do São Raimundo estão marcadas para serem realizadas hoje, 03.
A primeira será na residência do presidente Rosinaldo do Vale, com a participação dos diretores Jardel Guimarães, Alberto Tolentino, Júnior Tapajós e, possivelmente, do técnico Valter Lima, onde discutirão sobre o futuro do futebol alvinegro.
Nessa reunião sairá o listão dos jogadores que serão dispensados do clube. Há quem aposte que do elenco atual, somente de 6 a 10 atletas ficarão no panterão.
Depois dessa reunião, que deverá demorar horas e ‘muita roupa a ser lavada’, os diretores seguirão para a sede do clube, onde reunirão com os jogadores e será lida a lista dos jogadores que receberão o ‘até logo...’, ‘até breve...’ ou ‘adeus!’.

MULHER FOI ASSASSINADA COM 21 FACADAS PELO NAMORADO

O crime aconteceu na tarde de sábado, 01, na Rua Niterói, bairro conquista, Rio Branco/AC, quando a dona de casa Clemilda Negreiros Julião, 36 anos, foi assassinada com 21 facadas desferidas pelo namorado e ex-presidiário Marildo dos Santos da Conceição, 21 anos.
Segundo testemunhas, o acusado estava golpeando a mulher quando uma viatura do SAMU passava no local e populares abordaram os paramédicos informando que um homem estava esfaqueando uma mulher e imediatamente se direcionaram para o endereço indicado, quando se depararam com Marildo esfaqueando a mulher dentro da residência e pediram que ele parasse para que a mulher fosse socorrida.
No momento em que foi atacada pelo namorado a vítima estava com um filho recém nascido no colo, mesmo assim o acusado não freou a fúria e passou a golpear a mulher.
O bebê ficou todo sujo do sangue da mãe que antes de cair no chão, ainda caminhou em direção a equipe do SAMU e entregou o filho para um paramédico.
Segundo a polícia, a vítima seria casada com um homem que está preso no Centro de Recuperação Social Francisco do Oliveira Conde, com quem tem um filho recém nascido, mas recentemente a relação entre Clemilda e o detento foi interrompida, e ela passou a namorar Marildo.
A mulher foi socorrida pelo SAMU, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu.
O acusado foi preso por policiais militares ainda no local do crime e encaminhado a Delegacia Central de Flagrantes – DEFLA.
Marildo dos Santos Conceição foi preso em flagrante quando esfaqueava a namorada
Fonte: Ecos da notícia

LADRÕES RENDEM VIGILANTE E ASSALTAM LOJA DE AUTO PEÇAS

O roubo aconteceu na noite de ontem para hoje, quando dois indivíduos armados com revólveres renderam e amordaçaram o vigilante Raimundo Pereira dos Santos, e arrombaram o cofre forte da loja ‘Premac Auto Peças’, localizada na Avenida Magalhães, nº. 1047, bairro Aparecida, Santarém/PA, e dali roubaram grande valor em dinheiro e cheques.
Além dos valores em espécies e cheques, os ladrões também roubaram vários aparelhos de DVD automotivos.
O crime foi comunicado na 16ª Seccional pelo gerente da loja, o senhor Evandro Pereira da Costa, e o Delegado Edinaldo Sousa já determinou uma equipe de investigadores para trabalhar no caso.

domingo, 2 de maio de 2010

FAQUEIRO HUMANO?

MOTOCICLISTA EM ALTA VELOCIDADE, PERDE O CONTROLE E VAI DE ENCONTRO À MORTE

Um grave acidente com vítima fatal aconteceu na madrugada de hoje, 02, na Rodovia Santarém/Curuá-una, km 09, próximo a vila do mararú, em Santarém/PA.
Segundo testemunhas, o cidadão Elison Monteiro dos Santos, 25 anos, residente na Rua Independência, nº. 06, bairro diamantino, Santarém/PA, pilotava a motocicleta Honda/CG 150 Titan KS, preta, placa JTY-6394, no sentido cidade/planalto, em alta velocidade, e ao passar por uma das lombadas existentes naquele local, perdeu o controle da motocicleta e foi com a cabeça de encontro a um poste de iluminação pública existente na lateral da pista, e já caiu morto a uns quinze metros do local.
A vítima não era habilitada e a motocicleta era emprestada de um vizinho.
O corpo da vítima foi removido ao Centro de Perícias Científicas, para ser submetido a exame necroscópico e depois será liberado aos familiares.
A vítima Elison acelerou demais a moto, perdeu o controle e voôu para a morte
Foto: Hitamar Santos - Direitos reservados

PEDESTRE É ATROPELADO AO TENTAR ATRAVESSAR A CURUÁ-UNA

O atropelamento aconteceu por volta das 20:00 horas de ontem, 01, na Avenida Curuá-una, em frente ao Colégio Rio Tapajós, quando o cidadão Rodrigo Abreu Santiago, 27 anos, residente na Avenida Marechal Rondon, nº. 1703, bairro Santa Clara, Santarém/PA, tentou atravessar aquela via e foi apanhado pelo veículo Ford/Verona LX, branca, placa JTJ-0172, dirigido pelo motorista Moacir Rodrigues de Aguiar (foto), 59 anos, residente na Travessa Moraes Sarmento, nº. 831, bairro Santa Clara, Santarém/PA.
A vítima foi socorrida e levada para o Hospital Municipal, onde se encontra internada, já o motorista foi preso em flagrante pela Polícia Militar.
Segundo informações dos policiais militares, no momento da prisão o motorista do veículo atropelador aparentava ter ingerido bebida alcoólica. Já uma testemunha afirmou que Moacir teria avançado o sinal vermelho da Avenida Moaçara antes de atropelar o pedestre.
Moacir, que se negou a fazer o teste do etilômetro (bafômetro), foi autuado em flagrante pelo Delegado Mardnes Tiago Rabelo e, depois de prestar fiança, foi solto para responder o processo em liberdade.
O veículo Ford/Verona ficou parcialmente danificado devido ao choque com a vítima
Fotos: Hitamar Santos - Direitos reservados

PRESO EM FLAGRANTE QUANDO TENTOU ‘DESPACHAR’ DROGA NO SEIO DA COMPANHEIRA

Foi preso em flagrante pela Polícia Militar na noite do último dia 30, sexta-feira, o cidadão Cleverson Carlos Vieira (foto), 24 anos, residente na Avenida Haroldo Veloso, nº. 869, casa B, bairro Santíssimo, Santarém/PA, acusado de tráfico de droga.
A prisão de Cleverson ocorreu na Avenida Marechal Rondon, entre as Travessas 15 de agosto e Dom Amando, bairro Santa Clara, quando, ao ver a polícia chegando na área, rapidamente colocou uma bolsinha com droga no seio de sua companheira Suelem Patrícia dos Santos, mas os policiais viram o ‘despacho’ e foram averiguar a situação, quando acharam a droga, 17 ‘trouxas’ de pasta de cocaína, dentro do seio de Suelem, que logo apontou seu companheiro Cleverson como sendo o dono da droga.
Cleverson foi preso em flagrante com a droga e R$-185,00 em dinheiro obtido com a venda de droga, e quando levado até sua casa, os policiais encontraram mais 03 ‘trouxas’ de pasta de cocaína.
Levado para a 16ª Seccional, Suelem confessou que Cleverson é traficante de droga, e quando avistou os policiais, colocou a 'muamba' dentro de seu peito, mas não teve jeito, os 'homens' viram.
Cleverson foi autuado em flagrante pelo Delegado Djalma Pereira e já está na Central de Presos Provisórios de Santarém.