sexta-feira, 1 de abril de 2011

TRIO PARADA DURA ASSALTA MINI BOX PARA COMPRAR DROGA E BEBIDA

Usando um simulacro de arma (fabricação artesanal) e uma faca, os cidadãos Antony Jorge Torres Esquerdo, vulgo 'Toninho', 18 anos, residente na Rua E, nº. 431, bairro nova república; Carlos Santos Martins, vulgo 'Carlinho', 19 anos, residente na Travessa 19, nº. 31, bairro nova república; e Williames Alexandre Sardinha dos Passos, vulgo 'Alexandre', 18 anos, residente na Rua dos Artistas, nº. 248, bairro vitória régia, todos em Santarém/PA, tomaram de assalto a senhora Francilene Batista da Silva, proprietária do 'Mini Box Muniz', no bairro vitória régia, e roubaram aproximadamente R$-300,00 em dinheiro que estava no caixa.
Após praticarem o roubo, os três meliantes fugiram para o matagal do morro do saubal, e depois foram até uma 'boca de fumo' e compraram droga, e também bebida alcoólica num boteco. A droga e a bebida foram consumidas durante a noite durante uma grande 'viagem'.
O trio foi preso na manhã de hoje, por policiais militares, quando retornavam para suas casas, bem como a faca usada no crime que foi apreendida na casa de 'Toninho'.
Todos foram autuados em flagrante pelo Delegado Germano do Vale e serão encaminhados para o Sistema Penal do Estado.
Antony Jorge Torres Esquerdo - 'Toninho'
Carlos Santos Martins - 'Carlinho'
Williames Alexandre Sardinha dos Passos - 'Alexandre'
A faca e o simulacro de arma de fogo usadas no assalto
'Carlinho' mostra como usou o simulacro para render a vítima
Fotos: Hitamar Santos

POLÍCIA CIVIL PRENDE PERIGOSO FUGITIVO DE BELÉM

Uma equipe de investigadores da Polícia Civil de Santarém, prendeu na tarde de hoje, o cidadão Jefferson Trindade de Souza, 29 anos. Ele é fugitivo da Penitenciária Heleno Fragoso, de Belém/PA.
Jefferson responde nada mais nada menos que três processos por roubo, um homicídio e um por porte ilegal de arma, além de já ter sido condenado a mais de 40 anos de prisão.
Segundo informações da polícia, Jefferson é um marginal de extrema periculosidade.

FUGA EM MASSA: TODOS OS PRESOS FUGIRAM DA CADEIA EM SANTARÉM

H O J E     É      D I A      1     D  E      A B R I L
D I A      D A      M E N T I R A

Peço desculpas para aquelas pessoas que 'caíram' na brincadeira, principalmente aos membros da imprensa que acreditaram na manchete, chegando a colocar em seus sites e blogs, e alguns ainda chegaram a ir até a penitenciária atrás dos detalhes da notícia. A NOTÍCIA NÃO É VERDADEIRA.

Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia das mentiras ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França.
Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos [de Abril]"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".
No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
Fonte: Wikipédia

MULHERES SÃO VÍTIMAS DE ASSALTO E OS LADRÕES FORAM PRESOS EM FLAGRANTE

Usando armas brancas (facas), dois meliantes tomaram de assalto duas mulheres no bairro aeroporto velho, em Santarém/PA, crime ocorrido por volta das 23:20 horas de ontem, 31.
Os dois acusados foram presos em flagrante pela Polícia Militar, e foram identificados por Iran Batista Ferreira, 21 anos, residente na Travessa Margarida, nº. 351; e Alex Bentes de Castro, 18 anos, residente na Travessa Castanheira, nº. 181, todos no bairro aeroporto velho, em Santarém. Eles roubaram das vítimas Milena Santana Silva e Suelen Valentim dos Santos os seus cordões e telefones celulares, que foram recuperados pela polícia, bem como a arma do crime foi apreendida.
A dupla assaltante foi presa próximo do prédio da Prefeitura, quando estavam em fuga, e depois levada para a 16ª Seccional, onde foi autuada em flagrante pelo Delegado Mardnes Tiago Sousa Rabelo e indiciada por crime de roubo.
Após os procedimentos legais e comunicação da prisão ao judiciário, os dois meliantes serão encaminhados para o Sistema Penal do Estado.

‘BURITI’, PISTOLEIRO FORAGIDO, FOI CONDENADO A 16 ANOS DE PRISÃO

O pistoleiro José Ferreira, Manoel Ferreira ou Sebastião da Silva, conhecido pela alcunha de ‘Buriti’ (foto no detalhe), foi condenado ontem, quinta-feira (31/03), pelo Tribunal do Júri Popular da 10ª Vara Penal, por um dos crimes de pistolagem ocorrido na década de 80.
O Juiz de Direito Gérson Marra Gomes aplicou a pena de 16 anos de reclusão em regime fechado, a ser cumprida quando o réu for capturado.
O pistoleiro ‘Buriti’, que segundo consta nos autos, era vinculado ao já falecido empresário e ex-prefeito de Itaituba Wirland Freire, está foragido da Justiça desde 1989. Se ainda estiver vivo deve ter, hoje, 56 anos de idade.
Os jurados acataram a tese defendida pelo Promotor Público Rodrigo Aquino Silva, que pediu a condenação pelo crime de Homicídio Qualificado, cometido contra o comerciante cearense Antonio Alves Nogueira, conhecido como ‘Sitônio’, de 53 anos, morto com três tiros à queima-roupa desferidos em frente à sua residência, na Avenida Magalhães Barata, n°. 1070, no dia 21.09.1988.
‘Sitônio’ estava sentado e sem camisa, quando o pistoleiro se aproximou e, friamente, disparou três tiros contra a vítima, que morreu no local. Em seguida, um veículo, dirigido por uma segunda pessoa, saiu em disparada tomando rumo ignorado.
Para o Promotor, a morte teria sido motivada pelo fato de Wirland Freire não aceitar que um filho de ‘Sitônio’ teria levado um de seus filhos a se tornar viciado em drogas e, por isso, encomendou sua morte.
O Defensor Público Vínícius Toledo Augusto, anunciou que vai recorrer da sentença por acreditar na tese de Negativa de Autoria que o réu manteve enquanto esteve preso.

Fonte: Com informações do Jornalista e Analista Judiciário J. Ninos

quinta-feira, 31 de março de 2011

POLÍCIA MILITAR ENTRA COM 'CARRÃO DE SENA' NO SANTARENZINHO E PRENDE QUATRO EM FLAGRANTE

Policiais do serviço reservado da Polícia Militar do Pará fizeram, no início da tarde de hoje, uma devassa no bairro santarenzinho, em Santarém/PA, e prenderam três pessoas em flagrante, e a apreensão de uma adolescente.
Tudo começou com a investigação do furto de uma arma de fogo, que se estendeu até a prisão em flagrante das seguintes pessoas: Rafael Monteiro Maia, 18 anos, residente na Rua Resistência, nº. 427, bairro conquista; João Júlio Fonseca da Silva, 19 anos, residente na Rua Curió, nº 32, bairro alvorada; e Ana Hilda Castro de Sousa, 34 anos, residente na Rua Olavo Bilac, nº 1300, bairro novo horizonte; e a apreensão de uma adolescente, cuja identidade é preservada, todos de Santarém.
Com as quatro pessoas, os policiais apreenderam grande quantidade de droga, dinheiro e dois revólveres calibre 38, um deles com a numeração raspada. Eles estão sendo apresentados neste momento para o Delegado Jamil Casseb, plantonista de hoje na 16ª Seccional de Santarém, que já determinou a lavratura do auto de prisão em flagrante contra os maiores de idade e o procedimento especial contra a adolescente.
Rafael, João e Ana Hilda serão indiciados pela prática dos crimes de tráfico de droga, receptação, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores.
Após os procedimentos legais, os maiores serão encaminhados para o Sistema Penal do Estado, e a adolescente será entregue aos seus familiares sob compromisso de apresentação dela perante o Juiz do Juizado da Infância e Juventude.

quarta-feira, 30 de março de 2011

ROUBO DESVENDADO E ASSALTANTES JÁ ESTÃO NA PENITENCIÁRIA

Acabou há pouco a lavratura do auto de prisão em flagrante, presidido pelo Delegado Jamil Casseb, contra os três envolvidos no assalto praticado ontem, 29, contra o proprietário da loja 'Mundo dos Calçados', no centro comercial de Santarém/PA, de onde foram roubados 13 mil reais em dinheiro.
No final das diligências, a polícia concluiu que as duas pessoas que praticaram diretamente o assalto foram: Márcio Mariano, vulgo 'Magrelo' ou 'Magrão', paulista, 30 anos, residente na Rua São Benedito, nº 137, bairro Santa Rita, Osasco/SP e Josué da Silva Santos, paulista, 24 anos, residente na Rua Itapevi, nº 20-A, bairro Vila Menck, Osasco/SP. Eles foram trazidos para Santarém pelo cidadão Édson Santos Silva, goiano, 34 anos, residente na Rua Frei Rogério, nº 172, bairro esperança, em Santarém. Édson deu toda a 'letra' (pista) e garantiu aos dois que a vítima tinha muito dinheiro e que a 'parada' era moleza.
A polícia recuperou quase todo o dinheiro roubado da vítima. Os assaltantes gastaram parte do dinheiro roubado com hospedagem em hotel de luxo na noite do crime, corridas de táxi e compra de passagens aéreas para São Paulo.
Todos os três envolvidos foram transferidos à pouco para a Penitenciária 'Silvio Hall de Moura', onde ficarão à disposição da Justiça.
Segundo o Delegado Jamil Casseb, 'assaltantes não se criam em Santarém'. Parabéns POLÍCIA!

POLÍCIA ACABA DE PRENDER O TERCEIRO PARTICIPANTE DO ASSALTO NA LOJA DE CALÇADOS

Uma equipe de policiais acaba de prender o terceiro participante do assalto a loja 'Mundo dos Calçados' ocorrido ontem, 29, por volta das 18:40 horas, no centro comercial de Santarém/PA, de onde foram roubados 13 mil reais em dinheiro.
O primeiro a ser preso foi Josué da Silva Santos, quando foi perseguido pela polícia logo após o crime e preso no bairro esperança. Com ele foi apreendida a arma usada no assalto. O segundo assaltante, Márcio Mariano, o 'Magrelo', foi preso na madrugada de hoje no aeroporto de Santarém quando tentava viajar para São Paulo/SP. Com ele foram apreendidos R$-3.196,00 em dinheiro. A diligência continuou e o terceiro participante do assalto, Édson Santos Silva, foi preso à pouco pelos policiais. Ele teria dado a 'letra' do assalto (informações da vítima).

POLÍCIA PRENDE O SEGUNDO ASSALTANTE NO AEROPORTO

Numa rápida investigação, as polícias civil e militar empreenderam diligência e acabam de prender no aeroporto internacional de Santarém/PA o segundo assaltante que praticou o roubo contra a loja 'Mundo dos Calçados', no centro comercial de Santarém no início da noite de ontem, 29.
Trata-se de Márcio Mariano, paulista, 30 anos. Ele é comparsa de Josué e foi preso quando tentava embarcar num vôo comercial para a cidade de São Paulo/SP.
Com Márcio a polícia apreendeu R$-3.196,00 em dinheiro. Segundo ele, foi a parte que lhe coube do assalto, além do valor da passagem que comprou para viajar mas não viajou, porque foi recepcionado pela polícia no saguão do aeroporto.
Márcio disse que o restante do dinheiro estaria com um terceiro assaltante, de nome Édson, que a polícia deve prender a qualquer momento.
As diligências continuam.

terça-feira, 29 de março de 2011

ASSALTANTE É PRESO EM FLAGRANTE APÓS ASSALTAR LOJA NO CENTRO DE SANTARÉM

Uma guarnição da Polícia Militar do Estado acaba de prender um indívíduo em flagrante após assaltar a loja 'Mundo dos Calçados', localizada na Rua Senador Lameira Bittencourt, no centro comercial de Santarém/PA. O assalto aconteceu por volta das 18:20 horas.
Segundo o proprietário da loja, que foi agredido fisicamente com coronhada pelos bandidos, foi roubado cerca de 13 mil reais em dinheiro que estavam no cofre da loja.
O assalto foi praticado por dois indivíduos, sendo que apenas um deles estava armado com um rifle calibre 44.
O assaltante, de nome Josué Silva Santos, que seria paulista, foi preso em flagrante no bairro esperança, nesta cidade. Com ele a polícia apreendeu a arma usada no assalto, um rifle calibre 44.
As diligências continuam para prender o segundo assaltante.
O Delegado Jamil Casseb já assumiu o comando das diligências e investigações.

segunda-feira, 28 de março de 2011

SEGURANÇA FOI PRESO EM FLAGRANTE PORTANDO ARMA SEM MUNIÇÃO

Já está em uma das celas da Central de Presos Provisórios de Santarém o cidadão Raimundo Costa da Silva, vulgo 'Bubu', 43 anos, residente na Rua Monte Castelo, nº 176, bairro jutaí, em Santarém/PA.
'Bubu' foi preso em flagrante pela Polícia Militar portando ilegalmente uma arma de fogo, tipo revólver, calibre 38, sem munição. A prisão aconteceu por volta das 02:50 horas de hoje, 28, na Travessa Silva Jardim, bairro Aparecida, em frente a sede de São Raimundo Esporte Clube.
A PM recebeu a denúncia e rapidamente localizou 'Bubu', que trabalha como segurança particular.
Segundo os PMs, 'Bubu' estava correndo risco de morrer com a arma na mão, uma vez que o revólver não tinha uma munição sequer.
'Bubu' foi autuado em flagrante pelo Delegado Domingos Djalma Pereira e indiciado no crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.

quinta-feira, 24 de março de 2011

POLÍCIAS CIVIL E FEDERAL PRENDEM PM ACUSADO DE PARTICIPAR NO ASSALTO DO BANPARÁ

Uma equipe de policiais comandada pelos Delegados Silvio Birro e Dutra, das polícias civil e federal de Santarém/PA, respectivamente, prendeu na tarde de hoje, 24, em Santarém, o Sargento da Polícia Militar do Pará Ed Carlos Serrão Rebelo.
A prisão do Sargento Ed Carlos, que é lotado no Quartel do 3º BPM, foi realizada em sua própria residência, na Rua São José, nº. 300, bairro urumari, por cumprimento a um Mandado de Prisão e um Mandado de Busca e Apreensão em sua residência, ambos expedidos pelo Juiz de Direito Paulo Pereira Evangelista.
As polícias chegaram até o militar depois de uma minuciosa e sigilosa investigação, da qual foram obtidos fortes indícios de que ele teria dado suporte logístico e fornecido armas aos assaltantes, e também teria comandado a investigação da vida profissional do gerente do banco, o que foi decisivo para a realização do assalto ao  Banco do Estado do Pará .
Na casa do policial foram apreendidas roupas, centrais de ar condicionado, armas, munições e outros objetos suspeitos de serem adquiridos com parte do dinheiro roubado do Banpará ocorrido ano passado.
Um filho do militar também foi preso em flagrante e está sendo autuado pelo Delegado Silvio Birro, diretor NAI (Núcleo de Apoio a Investigação) de Santarém.
Neste momento o Sargento Ed Carlos está sendo interrogado pelo Delegado Silvio e, depois dos procedimentos, será encaminhado para o Quartel do 3º BPM, onde ficará custodiado à disposição da Justiça Estadual.

domingo, 20 de março de 2011

AMBULANTE PREFERIU VENDER DROGA, MAS ACABOU PRESO EM FLAGRANTE

Já está no Sistema Penal do Estado, à disposição do Poder Judiciário, o cidadão Amauri dos Reis Leal, 46 anos, vendedor ambulante, residente na Rua D, nº. 33, bairro nova república, em Santarém/PA. Ele foi preso em flagrante por uma equipe de policiais militares na noite do dia 17, quando vendia droga em sua própria residência.
A PM apreendeu na casa de Amauri um pacote com maconha e outro com pedra de cocaína (pedra de óxi), além de mais duas 'cabeças' de pasta de cocaína e dinheiro da venda de droga.
Amauri foi autuado em flagrante e já está de volta para a Central de Presos Provisórios de Santarém, uma vez que por lá já passou acusado de receptação, uso de documento falso e posse de droga para consumo pessoal.

quinta-feira, 17 de março de 2011

POLICIAIS CIVIS PRENDEM ARROMBADORES E RECEPTADOR EM FLAGRANTE

Acusados de praticar furto com arrombamento na loja 'Aicar Som e Acessórios', localizada na Avenida Borges Leal, bairro Aparecida, em Santarém/PA, de onde subtraíram vários aparelhos eletrônicos automotivos, foram presos em flagrante na noite de ontem, 16, por investigadores da Polícia Civil, os cidadãos Leomir Matos da Silva, vulgo 'Neguinho', 25 anos, residente na Rua Jader Barbalho, nº. 47, bairro amparo; e José dos Santos Lima, vulgo 'Júnior', 27 anos, residente na Avenida Rui Barbosa, s/nº, bairro centro, em Santarém.
Também foi preso, na mesma diligência policial, o cidadão Antonio Ferreira dos Santos, 36 anos, residente na Rua Vitória Régia, nº. 32, bairro São Cristovão, em Santarém, acusado de receptação.
'Neguinho' e 'Júnior' são contumazes na prática de furto com arrombamento na cidade, mas desta vez se deram muito mal e foram parar na cadeia.
Antonio, que é vigilante, também foi preso em flagrante por recetapção de furto, depois que negociou, comprou e intermediou a venda alguns objetos furtados pela dupla.
A polícia conseguiu recuperar quase todos os bens furtados da vítima.
Todos os acusados já estão na Central de Presos Provisórios de Santarém, vendo o sol nascer quadrado.

ITAITUBA: IRAJÁ FONSECA SE ENTREGA À JUSTIÇA E ESTÁ PRESO

A notícia da prisão de Irajá Fonseca de Oliveira foi divulgada pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Regional Norte 2, no final da tarde de hoje, 17.
Segundo a informação, Irajá, que estava foragido há anos, se entregou na manhã de hoje, no Fórum de Justiça da cidade de Itaituba/PA, durante uma audiência. Ele estava com Mandado de Prisão expedido pela justiça daquela comarca sob acusação de abuso sexual contra criança e adolescente.
Fonte: CNBB e Pastoral da Comunicação de Santarém

quarta-feira, 16 de março de 2011

GOVERNADOR ANUNCIA CONCURSO PÚBLICO E MELHORIAS PARA AS POLÍCIAIS

Novos investimentos para a área de segurança pública foram anunciados hoje, 16, pelo Governador Simão Jatene durante uma reunião no CEI (Centro Integrado de Governo). Ele estava acompanhado de toda a cúpula da Segurança Pública do Estado.
Dentre os investimentos anunciados, estão a realização de concursos públicos para as polícias civil e militar, para as quais o governo pretende contratar 1.400 homens, sendo 1.000 para a PM e 400 para a Polícia Civil.
Simão Jatene disse também que uma das metas de seu governo é a aquisição de novas viaturas para reforçar o policiamento nas ruas e o uso de tecnologias mais avançadas no monitoramento de detentos.
Na oportunidade, o Secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha, anunciou também os próximos investimentos. 'Vamos adquirir mais de mil novas viaturas, principalmente caminhonetes para o interior do Estado. Vamos publicar edital para aquisição de helicópteros e teremos ainda a inauguração, até o final do mês ou início de abril, da Divisão de Homicídios, que terá uma estrutura mais moderna', disse o secretário.
O governador finalizou dizendo acreditar que, até dezembro deste ano, o governo vai reduzir a superlotação nas delegacias e presídios.
Fonte: Polícia Civil do Pará

JUIZ MANDA PRENDER 'MARCELINO', PAI DE 'LOTA' E 'LOTINHA'

Acaba de chegar na 16ª Seccional Seccional Urbana, escoltado por policiais militares, o cidadão Marcelino Palma de Jesus, 48 anos, residente na Rua F, nº. 608, bairro maracanã, em Santarém/PA.
Marcelino, que é pai dos homicidas já condenados 'Lota' e 'Lotinha', foi preso no Forum de Justiça da Comarca de Santarém, durante uma audiência de instrução e julgamento num processo que apura crime de roubo qualificado.
A ordem de prisão foi determinada pelo Juiz João Ronaldo Corrêa Mártires, titular da 6ª Vara Penal, durante a audiência, por representação do Ministério Público.
Em família: A prisão de Marcelino faz unir-se a mais três filhos que também estão presos na penitenciária Silvio Hall de Moura.

domingo, 6 de março de 2011

BRIGA POR PORTO DE CANOA TERMINA COM TRÊS NA CADEIA E UM NO HOSPITAL

O crime aconteceu por volta das 17:30 horas do último dia 4, no porto da Comunidade Dourado, vila de carariacá, município de Santarém/PA, durante uma disputa por um ponto de ancorar canoa.
Segundo testemunhas, a briga começou pela disputa de um local para amarrar canoa no porto da comunidade, quando os cidadãos José Pereira Costa, vulgo 'Pogeba', 47 anos; Pedro Davi Duarte Pereira, 30 anos; e Joelson dos Santos Costa, 24 anos, todos residentes na Comunidade Dourado, tentaram matar, com golpes de terçado, ferro de cova e cacete, a vítima Francisco da Costa Bastos, de 42 anos.
Francisco foi transferido às pressas para Santarém e se encontra internado, em estado grave de saúde, no Pronto Socorro Municipal.
Uma equipe do GTO (Grupo Tático Operacional) diligenciou até àquela comunidade e conseguiu prender os três acusados e também apreender uma das armas usada no crime.
Os três foram autuados em flagrante e indiciados por homicídio tentado pelo Delegado Mardnes Tiago Rabelo e já estão 'vendo o sol nascer quadrado' na penitenciária.

TENTATIVA DE HOMICÍDIO: DOIS INTEGRANTES DA 'GANG DO PISEIRO' ESTÃO NA CADEIA

Uma equipe da Polícia Militar do Estado conseguiu prender em flagrante dois integrantes da gang denominada 'Turma do Piseiro' acusados de tentativa de homicídio, são eles: Gilmar Rodrigues, vulgo 'Tina', 21 anos, residente na Avenida Santos Dumont, n.° 133, bairro interventoria; e Darlisson Dezincourt Soares, 19 anos, residente no Beco Davi Moraes, n.° 46, bairro Santíssimo, em Santarém/PA.
Segundo informações policiais, os dois são acusados de, com pedaços de paus, socos e pontapés, terem agredido fisicamente e tentado matar a vítima Hevenns Itamar Cardoso Oliveira, de 36 anos, residente na Avenida Álvaro Adolfo, n.° 129, bairro Santíssimo, em Santarém.
O crime aconteceu na madrugada de ontem, 5, na esquina da Travessa 15 de agosto com Avenida Marechal Rondon, bairro Santa Clara, quando a vítima retornava, com familiares, da festa de carnaval que acontecia na orla da cidade.
Em consequência das agressões, a vítima ficou jogada ao chão gravemente lesionada e foi levada com urgência para o Pronto Socorro Municipal, onde se encontra internada em estado grave de saúde.
Testemunhas disseram que no momento do crime, os acusados, que estavam em número de quatro indivíduos e usando duas motocicletas, gritavam palavras de ordem 'aqui é a turma do piseiro', dois deles conseguiram fugir numa motocicleta, e a outra moto foi apreendida.
No momento da prisão, os acusados ainda tentaram investir contra a guarnição militar, mas se intimidaram quando ouviram 'a taboca rachar' na direção deles.
Os dois acusados foram autuados em flagrante pelo Delegado Mardnes Tiago Sousa Rabelo e indiciados por tentativa de homicídio. Eles já estão na Penitenciária à disposição da Justiça.

ÓBIDOS: POLÍCIA CIVIL APREENDE 5,5 MIL CDs E DVDs PIRATAS

A Polícia Civil da cidade de Óbidos/PA, sob o comando do Delegado Elinelson de Oliveira Silva, realizou na manhã de ontem, 05, mais uma operação de combate aos pontos de venda de mídias com gravações ilegais no centro comercial daquela cidade. No total foram apreendidas 5.557 mídias 'piratas' entre CDs e DVDs.
O material ilegal foi encontrado e apreendido em seis pontos de venda e de distribuição, sendo 1.346 no comércio da senhora Lílian Brito de Andrade Pinto; 100 no comércio do senhor José Henrique Saraiva; 127 no comércio do senhor Norberto Goes; 1.662 no comércio do senhor José Carlos Barbosa; 272 no comércio do senhor Antonio dos Reis Rodrigues; e 2.050 no comércio do senhor Fernando Guimarães Sousa. Todos foram conduzidos à Delegacia de Policia Civil daquela cidade, onde foram qualificados e posteriormente interrogados.
Segundo o Delegado Elinelson, as seis pessoas flagradas comercializando mídias ilegais não foram autuadas em flagrante porque em Óbidos não existe o Centro de Perícias Científicas para fazer o exame pericial técnico e emitir um laudo de comprovação da falsificação, mas todos serão indiciados pela prática do crime de violação de direito autoral.
A operação foi realizada com apoio de uma equipe de policiais de Santarém que foi àquela cidade para trabalhar no apoio ao carnaval/2011.
"A repressão as chamadas 'mídias piratas' é uma das metas da Superintendência Regional do Baixo e médio Amazonas e será incessante neste município, inclusive com a identificação dos fornecedores", afirmou o Delegado Elinelson.

Comentário do 'Kabukão':
Olha seu mano, os home tão butando curto nos pirateiros... cruz!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

BRIGA DE VIZINHOS TERMINA EM MORTE NO ÁREA VERDE

O resultado de uma intriga entre vizinhos terminou com um assassinato no bairro área verde, em Santarém/PA.
Era por volta das 08:00 horas de hoje, 25, quando o indivíduo conhecido por 'Ney', não satisfeito com uma notificação que acabara de receber da polícia, pegou uma espingarda e foi até a casa de seu vizinho Esmael Marinho Costa, onde desferiu um único, certeiro e fatal tiro em Esmael, matando-o no local. Após o crime, o acusado empreendeu fuga levando a arma do crime.
A vítima tinha 27 anos de idade e morava na Rua da Paz, nº 13, bairro área verde, em Santarém.
Segundo a senhora Mirlene dos Santos Pereira, companheira da vítima, disse que no momento do crime, Esmael estava em sua casa com um filho de 9 anos, quando 'Ney', que mora ao lado de sua casa, apareceu repentinamente com uma espingarda em punho, invadiu a casa e apontou a arma na direção de Esmael, que ainda chegou a correr para o quintal, mas recebeu um tiro no peito esquerdo e caiu morto no local do crime.
Informações dão conta de que Esmael tinha uma rixa pessoal com 'Ney' por fuxico e fofoca de vizinhos, inclusive tinha recebido uma intimação para audiência entre as partes na Delegacia de Polícia, o que teria motivado o crime.
Logo após o crime, a polícia empreendeu diligências no sentido de prender o acusado, mas nenhuma pista do seu paradeiro foi encontrada.
O Delegado Mardnes Tiago Rabelo, que preside o inquérito policial, disse que já tem a qualificação do acusado e que representará por sua prisão preventiva.

Comentário do 'Kabukão':
Tá vendo meu primo, o que dá se meter na vida dos outros...

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

HOMEM MATA MULHER À FACADAS NO BAIRRO URUMARI

O crime de homicídio ocorreu às 10:20 horas de hoje, 24, na Rua Antonio Zubi, nº 40, bairro urumari, em Santarém/PA, quando o cidadão José Pereira de Sousa, conhecido por '', desferiu três violentas facadas na cidadã Cristiane França Gomes, de 21 anos, que seria sua namorada, e depois fugiu numa motocicleta Honda/Bros vermelha.
A vítima, que seria dançarina de uma banda, ainda chegou a ser atendida por uma equipe do SAMU no local do crime, mas devido a gravidade das facadas, seu estado de saúde evoluiu à óbito.
As Polícias Militar e Civil foram acionadas e já estão no local do crime, e também à caça ao assassino, que já teria antecedentes pela prática do mesmo crime.
A arma usada no crime, uma faca, foi encontrada no local.
As investigações e diligências estão sendo comandadas pelo Delegado Germano do Vale, que está respondendo pela DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher).
Segundo o Delegado, a prisão do acusado é questão de tempo, e ele ainda poderá ser preso em flagrante, visto que já foi identificado e as diligências de sua captura estão ininterruptas.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

NÃO TEM JEITO: 'NEIA' É FLAGRADA COM DROGA, MAIS UMA VEZ, PELA POLÍCIA CIVIL

Investigadores de Polícia Civil do NAI (Núcleo de Apoio à Investigação) de Santarém/PA, prenderam em flagrante, mais uma vez, a cidadã Maria Celinéia de Assis Silva, conhecida no mundo do crime como 'Néia', 31 anos, residente na Rua Santa Luzia, nº. 180, bairro santarenzinho, em Santarém. Ela é acusada de tráfico de droga.
A prisão de 'Néia' aconteceu por volta das 16:30 horas de hoje, 22, em sua própria residência, quando os Investigadores flagraram um filho de 'Néia', de 7 anos de idade, com a posse de 32 'cabeças' da droga conhecida por pasta de cocaína. Além da droga, os policiais também apreenderam R$-218,00 em dinheiro, jóias e telefone celular que estavam em poder de 'Néia'.
Os Investigadores já vinham monitorando 'Néia' há dias, depois que souberam que ela, ao sair da penitenciária, onde se encontrava presa acusada de tráfico de droga, estava novamente traficando droga no bairro santarenzinho e passaram a investigar seu comportamento e seguir seus passos.
Durante as investigações, os policiais descobriram que, para evitar ser abordada e flagrada portando droga, 'Néia' passou a usar seu filho como 'mula', e na tarde de hoje os Investigadores flagraram a criança portando droga e sendo usada por 'Néia' para a prática do crime.
Sem chance de negar o crime, 'Néia' foi presa e conduzida para a sede do NAI, que funciona no prédio da 16ª Seccional Urbana de Santarém, onde está sendo autuada em flagrante pelo Delegado Silvio Birro Duarty Neto. Ela foi indiciada por tráfico de droga e corrupção de menores.
Segundo os policiais civis, já perderam a conta de quantas vezes já prenderam 'Néia' e seus familiares em flagrante traficando droga.
Após a lavratura do procedimento flagrancial, a indiciada será transferida para o Centro de Recuperação Agrícola 'Silvio Hall de Moura', onde ficará, mais uma vez, à disposição do Poder Judiciário.

Comentário do 'Kabukão':
Parente, minha avó já dizia que, pau que nasce torto, morre torto e até a cinza fica torta. Bem feito...

VÍTIMA FOI ASSASSINADA COM PUNHALADA NAS COSTAS DURANTE FESTA DE CARNAVAL

O crime aconteceu por volta das 22:00 horas de domingo, 20, durante uma festa de carnaval popular que era realizada no Clube AABB, na cidade de Oriximiná/PA.
Segundo informações daquela cidade, a vítima Roberto dos Santos Figueira estava dentro do clube quando foi atacado pelas costas, com um punhal, pelo indivíduo Railson Gomes de Almeida, que fugiu do local levando a arma do crime.
A vítima ainda chegou a ser socorrida por populares e levada para o Hospital Municipal daquela cidade, mas seu estado de saúde evoluiu à óbito.
O crime está sendo apurado pela Delegada Andreza Souza Alves.

Comentário do 'Kabukão':
Cruz! Pelas costas não vale, isso é covardia...

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

MOTORISTA BÊBADO EM FUGA PROVOCA ACIDENTE FATAL NA RODOVIA SANTARÉM/CUIABÁ

Era por volta das 22:40 horas de ontem, 20, quando o cidadão Selton Pontes Souza, 25 anos, residente na Avenida Cuiabá, nº. 2394, bairro caranazal, em Santarém/PA, dirigindo o veículo Ford/KA, cinza, placa JVS-1012, pela Rodovia Santarém-Cuiabá, sentido centro/matinha, teria tentado entrar pela contra-mão na Avenida Moaçara, quando provocou a colisão frontal com a motocicleta Honda/Tornado, placa JVP-7509, pilotada pelo cidadão Roberto Melo Monteiro e que levava na carona sua esposa Brenda Nara da Silva Sarmento.
Roberto teve morte no local do acidente e Brenda ficou gravemente ferida, perdendo um membro inferior e a mão esquerda.
Segundo relatos da polícia, testemunhas e duas pessoas que estavam como carona no veículo Ford/KA, Selton, que estava visivelmente embriagado, minutos antes tinha provocado um acidente na esquina da Avenida Plácido de Castro com a Travessa Silva Jardim, danificando dois veículos ao fazer uma manobra, foi quando uma viatura policial avistou o acidente e tentou abordar o veículo dirigido por Selton, mas este empreendeu fuga em alta velocidade até a Rodovia Santarém/Cuiabá, e quando tentou manobrar para Avenida Moaçara, não atendeu a manobra obrigatório de uma rotatória existente no local e tentou fazer 'um atalho' pela contra-mão, quando colidiu de frente com a motocicleta Honda/Tornado.
Roberto, condutor da motocicleta, teve múltiplas fraturas pelo corpo e morreu no local, inclusive seu braço esquerdo foi decepado e ficou dentro do veículo Ford/KA, enquanto que sua esposa Brenda foi arremessada para fora da pista ainda viva e seu estado de saúde era gravíssimo, perdendo uma perna e a mão esquerda. Ela foi socorrida às pressas e levada por uma ambulância do SAMU para o Pronto Socorro Municipal, onde se encontra internada. A mão de Brenda só foi encontrada na manhã de hoje jogada num capinzal próximo do acidente.
As duas pessoas que estavam de carona no veículo Ford/KA, Fábio Pernisson da Costa e Janiele Ferreira de Oliveira, sofreram lesões no corpo e foram atendidos no Pronto Socorro Municipal, mas depois, já na 16ª Seccional, narraram todos os detalhes da imprudência de Selton para provocar o acidente.
Selton, que sofreu pequenas lesões e escoriações pelo corpo, foi preso e autuado em flagrante pelo Delegado Domingos Djalma, que o indiciou por Homicídio Doloso (Dolo eventual).
Em depoimento, Selton afirmou que tinha ingerido algumas cervejas, mas negou que estivesse bêbado. Disse ainda que trafegava a 80Km/h e que a colisão foi inevitável devido o motociclista ter adentrado na contra-mão.
Após os procedimentos legais de autuação em flagrante, Selton foi transferido para o Sistema Penal do Estado e já está à disposição da Justiça.

Comentário do 'Kabukão':
Meu primo, isso é um absurdo. Lá no meu torrão, quando eu bêbo umas, o único perigo é eu cair com a lata no chão...

domingo, 20 de fevereiro de 2011

FESTA EM VILA CURUAI TERMINA COM UM MORTO. PMs SÃO ACUSADOS DO CRIME

O crime aconteceu por volta das 03:00 horas do dia 19, sábado, durante uma festa dançante no clube 'Nostalgia', na comunidade Vila Curuai, Lago Grande, município de Santarém/PA, quando o cidadão Jodson Figueira Batista, 20 anos de idade, foi morto à tiros. Segundo a senhora Maria de Jesus Figueira Batista, genitora da vítima e quem fez a comunicação do crime na 16ª Seccional de Santarém, afirmou que quem baleou e matou seu filho foram os Soldados da Polícia Militar Nobre e Bentes. Eles estariam de folga.
Maria de Jesus ressaltou ao Delegado Jamil Casseb, Delegado do plantão, que seu filho Jodson teve um desentendimento com os dois militares dentro da sede, durante a festa, quando os militares deram alguns tiros, mas não acertaram a vítima. O proprietário do 'Nostalgia' chegou a pedir para a vítima sair do local, mas já do lado de fora, houve novamente um desentendimento com os militares, que sacaram suas armas e atiraram, acertando Jodson, que morreu no local.

Comentário do 'Kabukão':
Meu primo, os cabucos daquelas bandas que são brabos, ainda mais quando tomam uma... e quando tem uma briga é um Deus nos acuda e salve-se quem puder.

JURADOS CONDENAM UM E ABSOLVEM OUTRO RÉU APÓS 38 HORAS DE JULGAMENTO

Terminou às 20:00 horas de ontem, 19, o julgamento iniciado na manhã do dia 17, quinta-feira, pela 10ª Vara Penal da Comarca de Santarém/PA. Foram 38 horas de julgamento que, ao final, apontaram duas sentenças diferentes para os Réus Eronita de Souza e Dorival Siqueira de Sousa.
Os jurados entenderam, por maioria de votos, que Eronita não participou da trama para assassinar seu esposo Eroni Anjos da Rosa, que escapou de um atentado contra sua vida no dia 23.11.2008, mas votaram pela condenação de Dorival, seu suposto amante.
Além disso, duas testemunhas, Danilo da Silva Sousa e Leandro Delgado Cardoso, saíram do plenário acusadas de terem prestado falso testemunho durante o julgamento, devendo responder a inquérito policial.
Durante o julgamento, os dois Réus sempre negaram que fossem amantes e que tivessem participado da trama. Os jurados acataram a tese da defesa de Eronita, representada pelas advogadas Dras. Cleude Ferreira Paxiúba e Dhebora Araújo Mello, e por outro lado rejeitaram as teses das advogadas do Réu Dorival, as Dras. Noemi Coelho Athias e Rose Kelly Lobo, preferindo condená-lo como pediram os Promotores de Justiça Rodrigo Aquino Silva e Adleer Calderaro Sirotheau. Os Promotores anunciaram que vão recorrer da sentença em favor de Eronita.
O Juiz Gérson Marra Gomes proferiu a sentença de absolvição de Eronita e condenou Dorival a pena de 14 anos de reclusão, em regime fechado, pelo crime de Tentativa de Homicídio Duplamente Qualificado, além disso, fixou o valor mínimo de indenização por danos morais em 10 mil reais, que o Réu terá que pagar à vítima Eroni Anjos da Rosa. A defesa do Réu deve se manifestar nos próximos dias se vai recorrer da sentença.
Choro de alegria e tristeza:
No plenário, após a leitura da sentença, familiares dos dois Réus os abraçaram após a leitura da sentença num espetáculo de choro de alegria e de tristeza. Eronita gritava que acreditava na justiça dos homens e na justiça de Deus, enquanto Dorival chegou a passar mal antes de entrar em plenário, sendo consolado por sua mãe após a sentença.
Enredo de novela:
Crise de transtorno bipolar, traição, separação litigiosa, emboscada, baleamento e extorsão em meio à famílias gaúchas e paraenses. O processo, que foi julgado em três dias, tem ingredientes de uma trama que quase acaba em morte do comerciante Eroni dos Anjos Rosa, paraense nascido em Itaituba, mas filho de gaúchos. Eroni e Eronita cresceram juntos na Colônia São José (região do Cupari), na Transamazônica, município de Rurópolis/PA. Ela nasceu no Rio Grande do Sul e veio morar no Pará com dois meses de idade, enquanto ele nasceu em Itaituba. Os dois faziam parte da colônia de gaúchos que se instalou naquela região nos idos de 1970, quando o regime militar buscava colonizar a Amazônia.
O casamento aconteceu numa igreja sem que os pais houvessem consentido. O pai de Eroni carregava a fama de ter um temperamento difícil e de ser violento, sendo que o filho herdou esse mesmo comportamento. Eroni, segundo constatado por exames médicos, sofre de transtorno bipolar o que o levava a ser dócil e cortês quase todos os dias, mas de repente surtava e passava ser violento. Mesmo assim, os dois viveram 10 anos juntos 'entre tapas e beijos'.
Amantes e pistoleiros:
Depois de tentar a vida na cidade de Cachoerinha/RS, de onde as famílias se originavam, o casal resolveu recomeçar montando uma mercearia no bairro do Uruará, em Santarém. Mas os problemas se agravaram e os dois passaram a brigar cada vez mais até decidir pela separação. Dorival era revendedor de cervejas e frequentava o estabelecimento do casal que era seu maior cliente. Passou a ouvir os queixumes de ambos, e foi aumentando os laços de amizades com o casal. Até que surgiram as suspeitas de que ele estaria tendo um caso com Eronita.
Quando o Eroni e Eronita resolveram se separar, houve litígio no momento de definir a divisão dos bens. Eronita passou a morar na casa de parentes, aguardando uma decisão judicial. Nesse momento, Eroni acolheu em sua casa um casal de amigos dos dois, Rosangela e Miguel, juntamente com um bebê. Miguel deu calote em dois comerciantes, fugiu deixando a esposa e o filho na casa do amigo. Eroni apoiou a jovem e enfrentou os comerciantes que cobravam a dívida. Acabou se envolvendo com ela e tendo um caso, aumentando ainda mais o conflito com Eronita. Foi nessa época que dois homens numa motocicleta pararam em frente à Mercearia Lena, de propriedade do casal, e deram quatro tiros acertando apenas um no braço de Eroni, que escapou com vida.
Tiros sem recompensa:
Dias depois de ser atingido, sem saber quem queria matá-lo, o comerciante foi procurado por um dos supostos assassinos que pediu dinheiro para lhe revelar o nome dos supostos mandantes. O comerciante marcou o encontro mostrando-se disposto a pagar a quantia, mas antes avisou a polícia que preparou uma emboscada. No encontro, os nacionais Antonio Nerivaldo de Brito Rabelo, vulgo 'Valdo', e Ronaldo Rabelo da Silva, vulgo 'Novinho', revelaram-se como sendo os pistoleiros e que quem teria encomendado sua morte foi a própria esposa, Eronita de Souza, juntamente com seu suposto amante, Dorival Siqueira de Sousa, por 3 mil reais. Os dois eram parentes da mulher de Dorival, que também tinha se separado do marido. Como não concluíram o 'serviço', os pistoleiros não receberam o dinheiro prometido e resolveram extorquir o comerciante para não saírem no prejuízo. Acabaram presos em flagrante pelo crime de extorsão, mas também pela tentativa de homicídio que confessaram.
O casal Eronita e Dorival, acusado de tramar a morte do comerciante, também acabou preso e foi julgado nestes três dias de júri popular. Mas os dois prováveis executores dos tiros entraram com recurso da sentença de pronúncia e só serão julgados após decisão do TJE.
Com informações do Jornalista e Analista Judiciário J. Ninos

NOTA DE APOIO AOS PROMOTORES DE JUSTIÇA DE SANTARÉM

A Associação do Ministério Público do Estado do Pará vem manifestar seu apoio irrestrito aos Promotores de Justiça: Gilberto Lins e Souza Filho, Alan Pierre Chaves Rocha, Adleer Calderaro Sirotheau, Janaina Andrade Sousa e Rodrigo Aquino Silva, pela atuação conjunta realizada em defesa do cidadão comum que, fragilizado pelas mais diversas enfermidades, tem de procurar atendimento na rede pública de saúde.
O Ministério Público tem o dever de agir para defender os interesses da sociedade. Não se trata de uma faculdade. O Promotor de Justiça que se omite diante de uma ilegalidade, comete crime e, o que é pior, frustra a elevada confiança que a sociedade brasileira lhe depositou.
O Membro do Ministério Público possui um espectro de atribuições extremamente amplo. Toca-lhe, por exemplo, processar criminalmente, desde o batedor de carteiras, até os envolvidos no escândalo do “Mensalão”.
É preciso, nesse contexto, que fique clara uma premissa básica do estado democrático: ninguém, absolutamente ninguém, está acima das leis.
Talvez cause perplexidade para alguns, quando indivíduos de escalão elevado são chamados a responder por seus atos e omissões. Essa sensação de incômodo que aflora em certas pessoas reflete, simplesmente, um ranço de ditadura, de coronelismo, porque nesses sistemas, apenas os pobres sentem os rigores da lei. Mas, à medida que a democracia avança, esse tipo de pensamento retrógrado tende a desaparecer.
Nos últimos dias, vem correndo pela imprensa santarena, notícia de que políticos locais teriam poder de transferir Promotores de Justiça que lhes incomodam. Isso é um absurdo, uma bravata, um ato demagógico e ridículo. Quem afirma isso pretende, tão-somente, demonstrar um poder que absolutamente não tem. Isto porque, todos os Membros do Ministério Público possuem independência funcional.
O Ministério Público está unido, coeso e seguirá cumprindo irresolutamente com sua missão constitucional. Importa-nos o bem estar da sociedade, mesmo que isso incomode aqueles que se achavam intocáveis.
Impende registrar, por fim, que a Associação permanecerá atenta e pronta para atuar na defesa das prerrogativas constitucionais dos membros do Ministério Público, máxime no que diz respeito ao Município de Santarém.
Belém, 17 de fevereiro de 2011.
SAMIR TADEU MORAES DAHÁS JORGE
Presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará

O DELEGADO DE POLÍCIA E OS MENORES INFRATORES: POR QUE CALAR?

Comentário da Promotora de Justiça do Estado do Pará, Ana Maria, sobre as declarações críticas do Delegado de Polícia Civil do Pará, Arnaldo José de Oliveira Mendes, sobre a apreensão em flagrante, pela quinta vez e pela mesma conduta descrita como crime, de um adolescente infrator em Belém/PA.

A respeito das declarações do Delegado, digo que ele não precisava se desculpar porque ele não ofendeu ninguém. Ele apenas fez uma crítica ao sistema, à forma como a questão do menor envolvido com assalto vem sendo conduzida pelos profissionais que trabalham na area da infancia e da juventude.
Se alguém tomou como ofensa a cobrança do Delegado, foi um excesso. Ele não citou nomes e nem disse que a conduta de A ou B foi errada, mas apenas perguntou se nada podia ser feito para evitar que um menor que é apreendido pela quinta vez cometendo um ato infracional, armado com revólver e em concurso com outro assaltante, continue oferecendo risco para ele mesmo e para a sociedade.
No estado democrático de direito toda e qualquer autoridade pública está sujeita a ser criticada e cobrada em sua atuação: é o que se chama de acountability. Não existe ofensa nenhuma nisso, mas infelizmente o autoritarismo do passado ainda nos impulsiona a manter a crítica sob mordaça.
Ora, só um cego intelectual não vê que aqui em Belém está havendo um extermínio de jovens infratores envolvidos com drogas e assaltos. E só um cego não vê que a cada dia cresce o número de adolescentes que assaltam a mão armada. Então, basta somar 1 + 1 para concluir que o sistema não está funcionando e deve ser discutido, pensado, melhorado, mudado. Não significa que A ou B juiz esteja errado ou não esteja trabalhando. A pessoa pode estar virando dia e noite, debruçada sobre os processos, mas um ponto importante todos devemos admitir: todo esse arduo trabalho não está surtindo bons resultados.
O que ocorre é que, no processo envolvendo menores em conflito com a lei, a maioria dos profissionais do sistema atua segundo o entendimento dominante - protecionista, que não cobra nenhuma responsabilidade do menor pois o vê apenas como vítima e como tal deve ser tratado. As condições precárias de instrumentos para uma atuação mais eficaz na recuperação desses jovens não é colocada como um ponto fundamental.
Quem trabalha com essa matéria deveria admitir que a situação está pior. Deveria, ainda engrossar o coro dos que compreendem que algo precisa ser feito imediatamente.
Onde está a ofensa em dizer que o sistema apresenta graves distorções? O que fazer com quem é flagrado pela quinta vez assaltando à mão armada? Ah, então, para não ofender vamos dizer que está tudo bem e vamos fazer de conta que não está havendo um escandaloso aumento de jovens envolvidos com assalto e drogas, e que esses jovens estão sendo assassinados e também assassinando inocentes? Assim, não ferimos suscetibilidades, mas temos que suportar o avanço do problema calados.
O raciocínio é lógico e direto: os profissionais que trabalham com a questão dos infratores dizem que estão fazendo um grande trabalho, tão grande que sequer aceitam uma criticazinha proferida no calor da rua, da atividade policial; no entanto, apesar de todo esse arduo esforço, a coisa está pior a cada dia tanto para a população (em risco nas mãos dos assaltantes adolescentes) tanto para os próprios assaltantes (porque estão sendo assassinados, exterminados). Em meio a essa situação gravíssima, um Delegado de Polícia não pode sequer questionar o sistema?
Ora, se é evidente que o status quo é desfavorável tanto para sociedade quanto para os próprios menores infratores, por que não se pode constestar a forma como vem sendo conduzido o problema e até a própria legislação? Voltou a época da ditadura em que nenhuma ação do Estado podia ser contestada?
Espero que a corregedoria de polícia civil seja justa e não puna um policial apenas porque ele usou de um direito elementar de cidadania que é o de contestar um sistema que se percebe falido em por isso, precisa ser reformulado. Não há ofensa nenhuma nisso. Ao contrário, acho que deveríamos realizar um fórum para debater a questão do menor infrator. Mas tal evento não pode ser dominado só pelo discurso protecionista, assistencialista e que exclui toda e qualquer responsabilidade do jovem para distribuí-la pelos ombros da sociedade, conforme vem sendo adotado por muitos psicólogos e assistentes sociais e que foi incorporado por diversos Juizes e Promotores.
Se falarmos, debatermos, opinarmos quem ganha é a sociedade. Com a "lei da mordaça" quem perde também somos todos nós.
O problema é nosso, de forma que o Delegado, por tratar-se de autoridade pública diretamente envolvida com a segurança, tem toda razão em estar preocupado e pugnar por mudanças. Que mudanças? Esse é o ponto do debate.
Fonte: Blog da Ana Maria

Comentário do 'Kabukão':
Parente, não sou letrado pra falar sobre o assunto, mas te digo uma coisa, esses pirralhos são aborrecentes mesmos...

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CASAL EMPRESÁRIO PERDE DINHEIRO, ARMAS E CARRO PARA QUATRO ASSALTANTES

O roubo aconteceu por volta das 21:30 horas de ontem, 17, na Rodovia Santarém/Cuiabá, km 28, na residência do casal Eduardo Leopoldo e Nelci Muller, proprietários da empresa 'Avícola Tapajós', em Santarém/PA.
O casal esteve na 16ª Seccional comunicando o crime ao Delegado Tiago Rabelo, para quem narrou que estava chegando em casa quando foi abordado e rendido por quatro assaltantes, todos portando revólveres calibre .38, que anunciaram o 'assalto' e exigiram dinheiro.
Sem reação, as vítimas, que foram imobilizadas com mãos e pés amarrados com fita adesiva, entregaram todo o dinheiro, armas e bens que havia na casa.
Os quatro assaltantes roubaram uma camioneta L200 prata, um cofre, cerca de 17 mil em dinheiro, três armas de fogo e munições, televisor de plasma, notebook, telefones celulares, além de cheques e documentos.
Um veículo pequeno teria dado apoio no assalto.
Várias viaturas da PM foram para o local e fizeram um cerco na área, mas nenhuma pista dos assaltantes foi encontrada.
A polícia desconfia que tenha sido 'parada dada'.

Comentário do 'Kabukão':
Puxareba meu primo, fizeram uma limpeza na casa dos parentes, ainda bem que eles ficaram pra contar a história.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

PRESOS FOGEM QUANDO POLICIAL IA PASSAR O CAFÉ DA MANHÃ

Três presos de justiça empreenderam fuga, na manhã de hoje, da Delegacia de Novo Progresso/PA.
Segundo informações daquela cidade, era por volta das 07:30 horas de hoje, quando um Escrivão, que estava de plantão naquela Delegacia, foi abrir o xadrez para passar o café dos detidos, momento em que foi rendido por três presos, que conseguiram fugir.
Os presos que fugiram foram: Eudes Freitas de Melo, vulgo 'Beiçola'; André Aparecido de Oliveira e Édson Lopes da Silva.
No momento da fuga, estava na Delegacia apenas o Escrivão, que ainda foi lesionado por estoques que os presos portavam no momento da fuga. Eles já tinham serrado os cadeados das celas e aguardavam apenas o policial abrir o portão principal da custódia.
A polícia militar foi acionada e por volta das 14:00 horas, conseguiu recapturar Eudes Freitas de Melo e André Aparecido de Oliveira, que foram autuados em flagrante

Comentário do 'Kabukão':
Seu minino, é o que dá policial fazer papel de carcereiro...

PIXAÇÕES DE VAGABUNDOS ESTÃO SUJANDO SANTARÉM

Essa praga criminosa que suja as cidades e bens particulares está chegando, acelerado, em Santarém/PA.
Já podemos ver as mais vergonhosas pixações desses vândalos desocupados no viaduto, muro de escolas públicas e até em residências.

Comentário do 'Kabukão':
Seu homem, eu conheço um policial que se ele pegar um vagabundo desses pixando, vai 'roer beira de sino', e eu ainda dou corda...

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

IASEP DE SANTARÉM TEM NOVO GERENTE

O IASEP (Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Pará) de Santarém tem novo gerente regional, trata-se de Rosildo de Sousa. Ele é servidor de carreira do órgão e ocupante do cargo de Assistente Administrativo. 
A Portaria de nomeação de Rosildo de Sousa saiu no Diário Oficial de hoje, 16, e foi assinada pelo presidente do órgão Kleber Tayrone Teixeira Miranda.
Rosildo já gerenciou o órgão em Santarém por muitos anos, desde quando era IPASEP.

Comentários do 'Kabukão':
Meu parente, sabia que o Rosirdo é cumpadre do titular deste tar de blog? Pois é, te garanto que senhora dele vai, no mínimo, oferecer aquele pato no tucupi, que só ela sabe fazer. Ai...

domingo, 13 de fevereiro de 2011

ACUSADO DE ESTUPRO EM SANTARÉM FOI PRESO EM ÓBIDOS QUANDO FUGIA PARA MANAUS

A Policia Civil de Óbidos/PA, sob o comandado pelo Delegado Elinelson de Oliveira Silva, em conjunto com investigadores da Policia Civil de Santarém, conseguiu prender no porto daquela cidade presépio, o cidadão Robson de Assis Pereira, vulgo ‘Gaúcho’.
Contra ‘Gaúcho’ pesa acusação de estupro praticado contra algumas adolescentes na vila do mararu, em Santarém, que resultou na decretação de sua Prisão Preventiva.
Segundo o Delegado Elinelson, ‘Gaúcho’ estava em fuga de Santarém com destino a capital amazonense, quando aquela autoridade policial recebeu informações de investigadores da DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher) de Santarém de que ‘Gaúcho’ estaria fugindo em uma embarcação que faz linha Santarém/Manaus, inclusive enviou uma fotografia do acusado, o que foi decisivo para sua identificação e prisão.
‘Gaúcho’ não esboçou reação durante sua prisão, até porque não teve chance. Após sua prisão, ele foi conduzido para a Delegacia de Óbidos e ontem, 12, uma equipe de investigadores fez a transferência do acusado para o Centro de Recuperação Agrícola 'Silvio Hall de Moura', em Santarém.

Comentário do ‘Kabukão’:
Cruz! Nem quero descrever o que esse ‘lepruso’ vai passar na cadeia. Meus primos, vocês sabem muito bem do que quero dizer... ah, ah, ah, ah...

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

MULHER É ENCONTRADA MORTA DENTRO DO CARRO NO PARQUE DA CIDADE

Era por volta de 01:15 horas de hoje, 10, quando uma guarnição da Polícia Militar encontrou o veículo GM/Kadett, vermelho, placa KOK-3682, que estava estacionado numa área de grama e árvores do 'parque da cidade', à margem da Avenida Sérgio Henn, e em seu interior estava a proprietária Josiane de Sousa Silva, 37 anos, morta no banco do motorista. Ela estava desaparecida desde às 13:00 horas de ontem, 09, quando saiu para fazer um serviço de massagem e não mais retornou para casa.
O esposo da vítima, o senhor José Marcilio Costa Silva deu alarme por volta das 15:00 horas, quando a vítima não chegou em casa, como de costume, e avisou amigos e familiares, inclusive foi na 16ª Seccional comunicar o fato.
Segundo o Delegado Mardnes Tiago, que esteve no local onde a vítima foi encontrada, há indícios de que tenham subtraído as jóias e celular da vítima, pois não foram encontrados e a vítima estava usando os bens quando foi vista pela última vez.
A polícia civil deve começar a montar o 'quebra-cabeça' desse crime na manhã de hoje.

Comentário do 'Kabukão':
Meu irmão, eu não vou nem falar nada...

BAIANO É FLAGRADO COM CARRO TODO ADULTERADO

Se encontra preso e sendo autuado em flagrante na 16ª Seccional o baiano Adalberto Oliveira Sampaio, 55 anos, residente na Rua Landulfo Alves, nº 62, bairro ipitupã, Ibicuí/BA, acusado do crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
Adalberto foi abordado por policiais rodoviários federais durante uma blitz de rotina que era realizada na Rodovia Santarém/Cuiabá, Km 1009, embaixo do viaduto, em Santarém/PA, quando descobriram que o veículo que dirigia, um Ford/Fiesta Sedan, prata, estava com a placa, chassi e número do motor todos adulterados, inclusive o documento CRLV.
Adalberto ainda tentou explicar o inexplicável para os PRFs, mas acabou preso. Agora vai tentar se explicar para a 'Dona Justa' como sonseguiu mudar toda a identificação do veículo.

Comentário do 'Kabukão':
Seu homem, será que esse baiano também estava vindo fazer macumba para o São Raimundo? Mas com o carro todo enrolado? Encontrou o chapéu!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

RÉU SERÁ JULGADO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO CONTRA VÍTIMA JÁ MORTA

O Tribunal do Júri da 10ª Vara Penal da Comarca de Santarém/PA, julgará amanhã, 10, o Réu Jean Márcio dos Santos Silva, 39 anos, braçal, acusado de tentar matar, há oito anos, o ambulante Raimundo Nonato da Silva, conhecido por 'Bolota', durante o arraial de N. S. da Conceição.
O crime ocorreu no dia 06.12.2002, quando Jean ganhou num jogo de roleta e o barraqueiro se negou a lhe pagar o prêmio de cinco reais. Furioso, Jean teria, segundo consta nos autos do processo, ido à sua casa buscar uma faca, mas ao retornar, o barraqueiro tinha ido embora. Ao chegar no local, soube que foi 'Bolota' quem instruiu o barraqueiro a sair de lá. Diante disso, Jean teria esfaqueado 'Bolota' e fugido do local. A vítima escapou com vida, mas não vai depor amanhã porque morreu em acidente automobilístico em Manaus/AM dois anos depois.
Jean foi preso no mês passado, mas teve sua prisão revogada, sob o compromisso de comparecer nesta sessão. Este júri chegou a ser iniciado em novembro, mas acabou cancelado em virtude de problemas processuais, e será novamente presidido pelo Juiz Gérson Marra Gomes, tendo na acusação o Promotor Público Rodrigo Aquino e na defesa Defensor Público Élton Ribeiro.
Fonte: Com informações do Jornalista e Analista Judiciário J. Ninos

Comentário do 'Kabukão':
Olha cabuco, o lepruso tentou matar o cara já morto? Hum.. hum... parente, assim eu nunca vi, mas se eu tomar uma, eu entendo...

POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO CONTRA ACUSADA DE TRÁFICO DE DROGA

Policiais Civis da 16ª Seccional de Santarém/PA, sob o comando do Chefe de Operações Hélio Rego Pereira, prenderam no final da tarde de hoje, 09, a cidadã Maria Aldeanes Gomes da Costa, 35 anos, residente na Rua Castanheira, nº. 22, bairro São Francisco, em Santarém. Ela foi presa em cumprimento a um Mandado de Prisão expedido pelo Juiz de Direito Gérson Marra Gomes, titular da 10ª Vara Privativa do Júri de Santarém.
Segundo informações policiais, Aldeanes, que ano passado foi presa em flagrante por tráfico de droga e associação ao tráfico de droga,  não teria sido encontrada por Oficiais de Justiça para ser notificada e faltado a audiência do processo que responde pelos dois crimes.
Após os procedimentos de apresentação realizados na 16ª Seccional, Maria Aldeanes será encaminhada para o Centro de Recuperação Agrícola 'Silvio Hall de Moura'.

Comentário do 'Kabucão':
Parente, essa turma da 'pasta' é complicada, usa todos os subterfúgios pra fugir da 'Dona Justa'.

MOTOTAXISTA 'CLAN' É PRESO EM FLAGRANTE POR TRÁFICO DE DROGA

Uma guarnição da Polícia Militar do Estado colocou, na madrugada de hoje, a 'pulseira do Antonio Marazzona' nos pulsos do mototaxista clandestino Isaquiel Rego de Lima, 22 anos, residente na Rua Mogno, nº. 233, bairro maracanã, em Santarém/PA. Ele foi preso em flagrante acusado de tráfico de droga no bairro maracanã.
Com Isaquiel os policiais encontraram e apreenderam 05 'trouxas' de pasta de cocaína, R$-85,00 em dinheiro, uma motocicleta Honda/CG 125 Fan e um Smart fone.
Os militares disseram que estavam fazendo uma ronda de rotina no bairro maracanã, quando avistaram o mototaxista clandestino que, ao avistar a viatura, ficou nervoso e 'despachou' algo no chão.
Os milicianos, já 'calejados' no ramo, desconfiaram da ação e resolveram parar o suspeito, e logo encontraram no chão três 'trouxas' de pasta de cocaína, e quando foi revistado, os 'homens' encontram mais uma 'trouxa' na carteira e outra no bolso da bermuda, além do dinheiro.
Isaquiel, como sempre fazem os 'aviões' do tráfico de droga, disse que as três 'trouxas' que foram encontradas no chão não eram suas, mas as duas 'trouxas' que estavam em sua posse era para seu consumo e que tinha comprado de uma pessoa que não conhecia, além de que o dinheiro era fruto de seu trabalho como mototáxi 'clan'. Não teve jeito nem razão, recebeu uma sonora 'voz de prisão' e foi conduzido para a 16ª Seccional, onde foi apresentado para o Delegado Djalma Pereira que o autuou em flagrante por tráfico de droga.
Segundo os policiais, a maioria dos mototaxistas clandestinos da cidade trabalham como 'aviões' do tráfico de droga.

Comentário do 'Kabukão':
Alô meus primos da puliça, parabéns pela prisão. Desejo uma ferrada de arraia no carcanhal desse 'lepruso'. Toma-te!

MULHER FORAGIDA FOI CONDENADA A 24 ANOS DE CADEIA POR DOIS CRIMES

Os jurados da 10ª Vara Penal da Comarca de Santarém/PA condenaram, à revelia, a Ré foragida Sandra Maria Serra de Sousa, 37 anos, por dois crimes ocorridos no bairro do uruará, no dia 13/05/2006.
O Promotor Público Rodrigo Aquino Silva sustentou que Sandra teria participado da morte de uma vizinha e baleamento de uma segunda, com as quais tinha problemas por causa de uma antiga relação com o neto da primeira.
Sandra foi julgada por dois crimes: Homicídio Qualificado contra Francisca Ferreira dos Santos, de 63 anos, e Tentativa de Homicídio Qualificado contra Nelma Ferreira dos Santos.
Após o veredicto dos jurados, o Juiz de Direito Gérson Marra Gomes aplicou a pena para cada um dos delitos e, por serem crimes continuados, chegou à pena final de 24 anos, 7 meses e 16 dias de reclusão, em regime fechado.
O advogado de defesa Celso Luiz Furtado Silva, anunciou que deve apelar da sentença nos próximos dias.
Durante a sessão do júri, as duas testemunhas oculares do fato informaram que a família de dona Francisca vivia sendo ameaçada por Sandra, que mantinha relação com os membros da 'Gang do Igarapé', atuante no bairro do uruará e que é formada por vários membros de uma mesma família. O líder da gang, Luis Carlos Rego Costa, vulgo 'Birico', já havia sido condenado pelo mesmo crime na 4ª Vara Penal, em 2009, tendo assumido sozinho a invasão da residência da vítima e os seis tiros que a mataram, além do outro que atingiu sua filha. O outro acusado de participar do crime, Raimundo Ailton Rego Costa, vulgo 'Ata', havia sido impronunciado (ou seja, as provas não foram suficiente para trazê-lo ao júri popular).
Sandra chegou a ser presa à época do crime, mas recebeu liberdade provisória tendo em seguida se mudado para Manaus/AM, sem comunicar o juízo. Segundo as testemunhas que depuseram no Tribunal, ela estaria empregada na casa de um magistrado da capital manauara. Ela continua considerada foragida da Justiça e agora teve sua prisão decretada. Quando for presa iniciará a cumprir a pena imposta.
Fonte: Com informações do Jornalista e Analista Judiciário J. Ninos
 
Comenátário do 'Kabukão':
Tá vendo meu primo, olha só no que dá ser a valentona? Lugar desse tipo de gente é no 'pote' ou no 'cimituí'... ahahahah

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CASAL DE NAMORADOS FOI TOMADO DE ASSALTO NA PRAIA DA SALVAÇÃO

Era por volta das 17:00 horas do dia 06, domingo, quando um casal de namorados retornava da praia da salvação e foi abordado por três indivíduos na estrada, um deles portava uma pistola, que anunciaram o 'assalto' e roubaram uma motocicleta Honda/CG 125 Fan, prata, placa NSW-2220, documentos pessoais e R$-300,00 em dinheiro da casal. O trio assaltante estava de 'cara limpa'.
Logo depois do 'assalto' as vítimas conseguiram pistas e identificaram os meliantes, quando acionaram a polícia militar, que 'caiu em campo' e conseguiu prender o 'trio delinquente', trata-se de Diego Viana de Jesus, 20 anos, residente na Rua F, nº. 608, bairro nova jerusalém; e os adolescentes J. B. S. e A. V. J., vulgo 'Ageu', ambos com 16 anos.
Diego foi autuado em flagrante pelo Delegado Jamil Farias Casseb e indiciado por roubo e corrupção de menores, enquanto que os adolescentes J. B. S e A. V. J. foram apreendidos em flagrante de ato infracional por roubo.
Diego e o adolescente A. V. J. são irmãos dos conhecidos meliantes 'Lota' e 'Lotinha', e filhos de Marcelino Palma de Jesus, também velho conhecido da Polícia.
O trio nega o crime, apesar do reconhecimento das vítimas. Os objetos, documentos e valores das vítimas não foram recuperados pela Polícia.

Comentário do 'Kabukão':
Meu primo, isso é de família... pau que nasce torto, morre torto e até a cinza é torta.