segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ACUSADO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO DURANTE O ARRAIAL DA CONCEIÇÃO SERÁ JULGADO AMANHÃ

Será julgado pelo Tribunal do Júri da 10ª Vara Penal, nesta terça-feira, 30, à partir das 08:30 horas, o Réu Jean Márcio dos Santos Silva, 39 anos, braçal, acusado de tentar matar o ambulante Raimundo Nonato da Silva, conhecido por 'Bolota', no dia 06.12.2002, por ocasião dos festejos do arraial de Nossa Senhora da Conceição.
Segundo consta nos autos, Jean ganhou num jogo de roleta e o barraqueiro se negou a lhe pagar o prêmio de cinco reais. Ele ficou furioso e foi buscar uma faca, mas ao retornar o barraqueiro já tinha ido embora. Naquele momento Jean soube que tinha sido 'Bolota' quem instruiu o barraqueiro a sair dali. Diante disso, Jean teria esfaqueado 'Bolota' e depois foragido do local.
A vítima escapou com vida, mas não vai depor amanhã porque morreu em acidente automobilístico em Manaus/AM, dois anos depois. Jean está foragido e será julgado à revelia.
O Tribunal do Júri será presidido pelo Juiz Gérson Marra Gomes, e terá na acusação o Promotor Público Rodrigo Aquino e na defesa, um membro da Defensoria Pública do Estado.
Fonte: Com informações do Jornalista e Analista Judiciário J. Ninos

PRESOS CAVAM TÚNEL E FOGEM DA PENITENCIÁRIA DE CUCURUNÃ

A fuga aconteceu na noite de ontem para hoje, 29, quando seis presos teriam cavado um túnel e conseguiram escapar do Centro de Recuperação Agrícola 'Silvio Hall de Moura' (Penitenciária de Cucurunã).
Segundo o diretor daquela casa penal, Nilton Carneiro do Canto, os presos foragidos são: Adenilson Ananias de Sousa Cardoso; Daniel Silva de Souza; Édson Costa de Macedo; Genilson Freitas de Lima; Benjamin Duran Menezes; e Rafael Nogueira Almeida.
Policiais Militares e Agentes Prisionais estão à procura dos foragidos desde quando foi descoberta a fuga.

sábado, 27 de novembro de 2010

MOTORISTAS FAZEM 'PEGA' NA BORGES LEAL E DEIXAM TRÊS PESSOAS LESIONADAS NO PSM

O grave acidente de trânsito aconteceu ontem, 26, por volta das 23:30 horas, na Avenida Borges Leal, entre as Travessas Frei Ambrósio e Professor Carvalho, bairro caranazal, em Santarém/PA.
Segundo os policiais militares que atenderam a ocorrência, os motoristas José Ricardo Sousa da Costa Neto, 20 anos, residente na Avenida Barão de São Nicolau, nº. 337, bairro aeroporto velho, e Heriksson Gil Coelho da Silva, 38 anos, residente na Avenida Mendonça Furtado, nº. 1740, bairro Santa Clara, em Santarém, dirigiam os veículos Ford/KA, prata, placa NOI-5346 e Fiat/Pálio Fire Flex, preta, placa JVQ-9518, respectivamente, pela Avenida Borges Leal, sentido Avenida Cuiabá/Avenida Magalhães Barata, e passaram a fazer um 'pega' ou 'raxa', porém, quando passavam no perímetro entre as Travessas Frei Ambrósio e Professor Carvalho, os dois veículos colidiram lateralmente e um deles perdeu o controle e colidiu violentamente com o veículo Fiat/Siena, prata, placa JTH-8617, que estava estacionado na margem da via, em frente a uma venda de churrasco, provocando lesões nos três ocupantes do veículo Fiat/Siena, André Buchalle Silva, Gilmar Antonio Sales e Maria do Socorro Mota da Silva, que foram socorridos por uma ambulância do SAMU e levados para o Pronto Socorro Municipal, onde ficaram internados.
Os dois motoristas causadores do acidente foram presos em flagrante e conduzidos para a 16ª Seccional, onde foram autuados pelo Delegado Luiz Augusto Carneiro da Paixão e indiciados por prática de crimes previstos nos Artigos 303, 306 e 308 da Lei 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro). Eles, apesar de aparentarem sintomas de embriagues alcoólica, se recusaram a fazer o teste do etilômetro e o exame pericial de dosagem alcoólica.
Os dois presos se recusaram também a responder as perguntas do Delegado, alegando o direito de ficarem calados e somente se pronunciarem em juízo.
Após os procedimentos da lavratura do auto de prisão em flagrante, o Delegado Luiz Paixão arbitrou dois salários mínimos de fiança para cada um deles que, após o recolhimento aos cofres do Estado, foram colocados em liberdade para responderem processo na Justiça.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ACUSADO DE MATAR DELEGADO JÁ ESTÁ PRESO

Uma investigação em conjunto das Polícias Civis dos Estados do Pará e Maranhão resultou, na tarde de hoje, 26, na prisão de Joel Bispo dos Santos, 30 anos, conhecido por 'Índio', um dos envolvidos no assassinato do Delegado da Polícia Civil do Pará, André Albuquerque, morto em Parauapebas/PA, no dia 3 de outubro deste ano.
Joel foi preso quando estava na recepção de um hotel, em Açailândia/MA. A ordem de prisão preventiva foi expedida pelo Juiz de Direito, Líbio Araújo Moura, da 3ª. Vara Penal da Comarca de Parauapebas.
A equipe, formada por policiais civis da Divisão de Homicídios, sob o comando da Delegada Daniele Bentes, e Núcleo de Inteligência Policial (NIP), comandado pela Delegada-Geral Adjunta, Eugênia Rebêlo, da Polícia Civil do Pará, levantou informações sobre o paradeiro do foragido no Estado do Maranhão.
No sábado passado a equipe policial do Pará foi ao Maranhão para dar seguimento à busca do acusado. A partir de informações coletadas na região, os policiais do Maranhão deram continuidade às investigações na cidade até localizarem e prenderem Joel. Ele estava hospedado em um hotel, havia 20 dias, no setor Rodoviário de Açailândia.
O acusado negou ser o autor da morte do Delegado André Albuquerque. Ele admitiu apenas que o crime aconteceu em sua casa, mas alega não saber quem atirou no policial civil.
Joel contou que, depois do assassinato, ele saiu correndo de casa com a esposa e a filha.
Natural de Conceição do Araguaia, o preso devera ser transferido ao Pará até a próxima semana. Ele é foragido do Centro de Recuperação Regional de Marabá (CRRM), desde o dia primeiro de agosto deste ano, e responde ainda processo por roubo. Outro envolvido no crime, Ronaldo Rodrigues Lopes, está foragido.
Fonte: Polícia Civil do Pará

OPERAÇÃO POLICIAL DESARTICULA QUADRILHA DE ASSALTANTES

Investigação realizada pelo serviço reservado da Polícia Militar do Estado do Pará, resultou, na tarde de ontem, 25, na detenção de sete pessoas, sendo cinco homens e duas mulheres, envolvidas em vários assaltos praticados em Santarém/PA.
A quadrilha é acusada de praticar, pelo menos, uns seis assaltos a motéis, hotéis, postos de gasolina e pequenos estabelecimentos comerciais nas últimas semanas.
Durante a operação policial conjunta das polícias civil e militar foram detidas as seguintes pessoas: Lucas Barros de Oliveira - 'Danyel', Roterdã Prata Ferreira - 'Dã', Rodrigo Alves Marques, Edemar Lima dos Santos - 'Jacundá', Wesley dos Santos Rodrigues, além da mulher de Rodrigo e de uma adolescente namorada de Lucas, cujos nomes não foram fornecidos pela polícia.
Com o bando os policiais apreenderam cinco motocicletas, jóias, telefones celulares, eletrodomésticos e dinheiro que estavam em poder dos suspeitos.
Segundo o Delegado Germano do Vale, Diretor da 16ª Seccional e que participou da operação policial, o chefe do bando é Lucas Barros de Oliveira, pessoa perigosa e que se identificava com uma carteira de identidade em nome de Danyel Matos Barbosa. No quarto dele os policiais apreenderam um revólver calibre .38, que era usado nos assaltos. Lucas foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido e falsa identidade.
'Lucas foi autuado em flagrante e também será indiciado em vários inquéritos policiais, juntamente com o resto do bando, que apuram os assaltos praticados nos últimos dias em Santarém, inclusive já confessados por eles', finalizou Germano do Vale.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ESTELIONATÁRIO AMAZONENSE É PRESO EM FLAGRANTE EM SANTARÉM

Está sendo autuado em flagrante na 16ª Seccional Urbana de Santarém o cidadão Moisés Monteiro Rodrigues, vulgo 'Rafael' ou 'Elias', amazonense, 31 anos, residente na Avenida Jurunas, nº. 43, condomínio parque das laranjeiras, bairro flores, Manaus/AM, o qual é acusado da prática do crime de estelionato. Ele já vinha aplicando golpes e dando prejuízos no comércio de Santarém há vários meses.
O golpe aplicado por Moisés é muito antigo e agia da seguinte maneira: ele efetuava compras em lojas, mandava fazer a nota e separar a compra dizendo que ia até o banco e depois retornava. Pouco depois retornava trazendo em mãos a cópia de um depósito bancário, feito com envelope vazio no terminal eletrônico, no valor da compra e apresentava na loja, dizendo que queria receber a compra, pois alegava estar com pressa e iria viajar naquele momento, quando recebia a mercadoria e ia embora. O comerciante só ia descobrir que tinha sido vítima de um golpe no dia seguinte, quando o banco ia abrir o envelope depositado e constatava que estava vazio, sem nenhum tostão.
Moisés foi preso em flagrante por policiais do serviço reservado da Polícia Militar quando comprava e tentava receber, com a cópia de um comprovante bancário falso em mãos, uma lixadeira, uma furadeira e uma serra mármore no valor de R$-1.366,00 numa loja na Avenida Mendonça Furtado, bairro Fátima, em Santarém.
Após os procedimentos feitos na 16ª Seccional e comunicação da prisão ao Juiz da Comarca de Santarém, Moisés será transferido para o Sistema Penal do Estado.

NOVO PROGRESSO: POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADOS DE PRISÃO E DE BUSCA E APREENSÃO

Mais uma vez a cidade de Novo Progresso/PA amanheceu hoje, 24, com uma mega operação realizada por policiais civis da Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas.
A operação, que começou por volta das 06:00 horas, foi comandada pelos Delegados Jardel Luis Castro Guimarães (Superintendente Regional), Jamil Farias Casseb (Delegado de Operações Policiais da 16ª Seccional Urbana de Santarém) e Lucivelton Ferreira dos Santos (Delegado de Novo Progresso).
Os policiais cumpriram quatro mandados de prisão e prenderam os cidadãos: Isidoro Ribeiro dos Santos, 43 anos, residente na Rua Curuá, s/nº, altos, bairro Jair Pires de Lima; Luiz Manoel Ferreira, vulgo 'Luizinho', 18 anos, residente na Rua Itaituba esquina com a Rua Belém; Ana Patrícia Santos, vulgo 'Neguinha', 22 anos, e Eudes Freitas de Melo, vulgo 'Beiçola', 28 anos, ambos residentes na Rua Santa Ana, nº. 1108, bairro Cristo Rei, em Novo Progresso.
Durante o cumprimento dos Mandados de Busca e Apreensão, os policiais apreenderam droga, dinheiro, veículos, eletrodomésticos e outros objetos que estavam em poder dos quatro presos sob suspeita de envolvimento nos crimes de tráfico de droga e associação para o tráfico de droga.
Os Mandados de Prisão e de Busca e Apreensão foram expedidos pelo Juiz de Direito José Admilson Gomes Pereira, titular da Comarca de Novo Progresso.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

GUARDADOR DE CARROS QUE TENTOU MATAR COLEGA FOI CONDENADO A 5 ANOS DE RECLUSÃO

O Conselho de Sentença da 10ª Vara Criminal da Comarca de Santarém/PA, acaba de condenar o jovem Breno Mark Brito Cardoso, 23 anos, pelo crime de homicídio tentado cometido contra Ralison Santos Rocha, 29 anos, crime ocorrido em 24.01.2007, na Avenida Presidente Vargas, próximo ao antigo 'Restaurante Mamagaia', bairro caranazal, em Santarém.
O Juiz de Direito Gérson Marra Gomes aplicou a pena de 05 (cinco) anos de reclusão em regime semiaberto, mas não permitiu que o Réu aguarde um possível recurso da defesa em liberdade, mandando expedir mandado de prisão preventiva contra o mesmo, que estaria morando fora de Santarém.
Breno e Ralison eram amigos desde a adolescência e dividiam a guarda dos veículos que estacionavam nas noites de quarta-feira no antigo 'Restaurante Mamagaia', mas naquela ocasião Breno disse que queria guardar maior número de veículos do que seu companheiro, quando não houve acordo e originou-se uma discussão, seguida de briga corporal, entre os dois. Após serem apartados, Breno saiu em direção de sua casa dizendo que voltaria para matar seu ex-amigo, mas ninguém acreditou.
Para a surpresa de Ralison, Breno retornou ao local para cumprir a promessa e efetuou dois tiros de revólver contra seu novo desafeto, atingindo-o no tórax.
A bala até hoje não foi retirada do corpo da vítima por estar localizada em uma área próximo ao pulmão, onde qualquer cirurgia seria arriscada, segundo relataram seus médicos. Ralison diz que ainda sente dores e tem problemas de respiração.
Breno foi preso em flagrante à época dos fatos e recebeu liberdade provisória quase um ano depois de preso. Mudou de endereço sem avisar o Juiz e acabou tendo prisão preventiva decretada contra o mesmo. Apesar disso, havia a expectativa de que ele compareceria em plenário, o que acabou não acontecendo.
Como foragido, Breno foi julgado à revelia pelos jurados que acataram a tese do Promotor Público Rodrigo Aquino Silva. A Defensora Pública Emilgrietty Silva dos Santos apresentou as teses de Desistência Voluntária e Homicídio Privilegiado, sem sucesso.
A próxima Sessão do Tribunal do Júri ocorrerá no dia próximo dia 25, quinta-feira, quando serão julgados os Réus Dênis Weverton Silva Sousa e Albertino dos Santos Bentes, acusados de matar, no ano de 2005, Julciney da Silva Gonçalves e Neris Fernandes Vieira, durante uma rebelião na penitenciária de Cucurunã.
Fonte: Com informações do Jornalista e Analista Judiciário J. Ninos

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ACUSADO DE ESTUPRO FOI RECAPTURADO PELA PM EM NOVO PROGRESSO

Foragido desde o dia 26.06.2009 do xadrez da Delegacia de Novo Progresso/PA, foi preso no início da tarde de hoje, 22, o cidadão Euclimar Ferreira da Silva, 19 anos.
Euclimar estava andando e patetando pela Rua Dr. Henrique Lima de Menezes, bairro jardim planalto, em Novo Progresso, quando foi reconhecido, abordado e preso por Policiais Militares. Ele é acusado da prática do crime de estupro.
Levado para a Delegacia daquela cidade, Euclimar deve explicar ‘tim-tim por tim-tim’ ao Delegado Lucivelton Ferreira como e porque fugiu da cadeia daquela cidade.

PM MATA NAMORADO E SOGRO DA EX-MULHER E COMETE SUICÍDIO

O Soldado da Polícia Militar do Estado do Amazonas José Ribamar Durans, 28 anos, lotado na 11ª CICOM - Companhia Interativa Comunitária, matou à tiros Ismael Silva de Souza, 22 anos, e Eraldo Auzier de Souza, 45 anos, respectivamente pai e filho.
O crime aconteceu por volta de 08:30 horas de hoje, 22, no bairro São José II, zona leste da cidade de Manaus/AM.
Ismael era namorado da ex-mulher do PM, Deyse da Silva França. O casamento havia acabado fazia cerca de quatro meses.
De acordo com testemunhas, o policial estava em uma motocicleta preta e esperou as vítimas estacionarem o veículo em que estavam para disparar os tiros. Eles morreram no local.
Depois do crime o acusado atirou na própria cabeça. Ele ainda chegou a ser internado em estado grave no Hospital Pronto Socorro João Lúcio, na zona leste, mas não resistiu. A ocorrência foi confirmada pela assessoria de imprensa da PM.
Deyse já havia denunciado o ex-marido, por perseguição, na DECCM - Delegacia Especializada em Crimes Contra as Mulheres.
A Polícia apreendeu a arma do crime, um revólver calibre 38, e acredita em hipótese de crime passional.
Fonte: A Crítica

GUARDADOR DE CARROS QUE TENTOU MATAR COLEGA, VAI A JULGAMENTO AMANHÃ

A 10ª Vara Penal da Comarca de Santarém/PA realizará amanhã, 23, mais uma sessão do Tribunal do Júri, quando sentará no banco dos réus o cidadão Breno Mark Brito Cardoso, hoje com 23 anos.
Breno será julgado pelos sete jurados que comporão o conselho de sentença, pela acusação da prática do crime de homicídio tentado que teria cometido contra o marítimo Ralison Santos Rocha, 29 anos.
O fato delituoso ocorreu no dia 24.01.2007, na Avenida Presidente Vargas, próximo ao antigo ‘Restaurante Mamagaia’, bairro caranazal, em Santarém.
Naquela ocasião, os dois bebiam juntos na casa de uma amiga quando começaram a discutir sobre quem faria o serviço de guardar carros naquela noite, em frente ao restaurante.
Após a discussão, Breno teria se armado com um revólver e disparado dois tiros contra Ralison, que por sorte não morreu.
Breno foi preso em flagrante, porém, um ano depois, recebeu liberdade provisória.
A acusação estará por conta do Promotor Público Rodrigo Aquino e a defesa pela Defensora Pública Emilgrietty Santos.
A Sessão será presidida pelo Juiz Gérson Marra Gomes.
Fonte: Com informações do Jornalista e Analista Judiciário J. Ninos

CADÁVER É ENCONTRADO NO BAIRRO DA FLORESTA

Um cadáver do sexo masculino foi encontrado, à pouco, no bairro da floresta, em Santarém/PA.
Segundo informações policiais, o cadáver, já em elevado estado de putrefação, foi encontrado por populares em um terreno baldio localizado na esquina da Rua Rouxinol com a Travessa Chico Ireno.
A Polícia Civil foi comunicada do fato, que acionou o Centro de Perícias Científicas ‘Renato Chaves’ para fazer perícia no local e remoção do cadáver.
O cadáver seria de um homem, até então não identificado, que estaria desaparecido.

JÁ ESTÁ PRESO UM DOS ASSASSINOS DOS AGENTES FEDERAIS

Uma força tarefa das polícias federal, civil, militar e força nacional do Estado do Amazonas, formada exclusivamente para prender os traficantes de droga que assassinaram na madrugada do último dia 17, quarta-feira, no rio Solimões, os agentes da polícia federal Mauro Lobo, 37 anos, e Leonardo Matzunaga, 26 anos, e baleou um terceiro, já conseguiu prender um deles, trata-se do brasileiro Gerson Hilário da Silva, 39 anos.
Hilário foi preso nas matas do município de Codajás/AM. Segundo ele, seis pessoas, sendo quatro peruanos e dois brasileiros (Hilário e seu irmão mais velho), estavam na embarcação quando foi abordada pelos federais. A embarcação transportava 300 quilos de cocaína pura.
Em depoimento, Hilário confessou que as armas usadas pelos traficantes peruanos para atirar e matar os agentes federais são fuzis israelenses calibre 556. Ele disse ainda que os quatro traficantes peruanos fretaram o barco para fazer o carregamento da droga até o porto de Manaus/AM, onde seria descarregada.
Os quatro peruanos guarneciam a droga dentro da embarcação portando, em punho, os fuzis 556, e que a ordem de atirar em qualquer polícia que tentasse fazer abordagem foi dada pelo chefão do tráfico. 'Os agentes não tiveram nem tempo de revidar o ataque dos peruanos, uma vez que todos atiraram num momento só', finalizou Hilário.
As últimas informações da Polícia Federal do Amazonas dão conta de que mais três traficantes já estariam presos e sendo transportados para a cidade de Manaus.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

MULHER ACUSADA DE COAUTORIA EM HOMICÍDIO FOI ABSOLVIDA NO TRIBUNAL DO JÚRI

A doméstica Maria Delvani Sousa, de 28 anos, que era acusada de ter participado, em 02.06.2002, da morte do comerciante José Iranildo Reis Silva, proprietário de uma mercearia no bairro Elcione Barbalho, em Santarém/PA, acaba de ser absolvida no Tribunal do Júri.
O júri que julgou Delvani foi formado por quatro mulheres e três homens que, por maioria de votos, não acatou a tese do Ministério Público, representado pelo Promotor Público Rodrigo Aquino Silva, que pediu sua condenação pelo crime de Homicídio Qualificado.
Delvani foi defendida por duas advogadas, as Dras. Idenilza Regina Siqueira Rufino e Rosa Virgínia Pereira da Cunha Barros.
Consta dos Autos do processo que apurou o crime, que Delvani, à época com 19 anos, juntamente com outros dois jovens (um deles menor de idade), teriam batido na porta da mercearia (que estava fechada) querendo comprar cachaça, mas o comerciante lhes negou a venda. Por conta disso, desligaram o registro de energia da residência, obrigando Iranildo a sair de sua casa para ver o que acontecia. Neste momento ele foi agredido a socos e pontapés e uma facada mortal, atos que teriam sido praticados pelo trio.
O caso do menor foi para a Vara da Infância e Juventude, enquanto o terceiro indivíduo, Manoel Ednelson Pereira da Silva, vulgo ‘Chupeta’, encontra-se preso por já ter sido condenado a 19 anos de reclusão, em julgamento realizado em 08.04.2003, pela 6ª Vara Penal.
Delvani foi a terceira mulher julgada pela 10ª Vara Penal da Comarca de Santarém - Privativa do Júri, desde sua criação, e a primeira a ser absolvida pelo júri. A sessão foi presidida pelo Juiz de Direito Gérson Marra Gomes.
Próxima Sessão do Tribunal do Júri.
O próximo júri será na no dia 23.11, terça-feira, quando será julgado Breno Mark Brito Cardoso, acusado de Tentativa de Homicídio contra Ralison Santos Rocha, crime ocorrido em 2007.
Fonte: Com informações do Jornalista e Analista Judiciário J. Ninos

MOTORISTA, QUE ESTARIA BÊBADO, CAI E DESAPARECE NO RIO AMAZONAS

O motorista Luis Carlos Amorim caiu nas águas do rio amazonas e está desaparecido.
A comunicação foi feita na Delegacia de Polícia de Prainha/PA pelo cidadão José da Silva Moura, que é comandante de um empurrador da Empresa de Navegação Chibatão Comércio Ltda.
Segundo narrou José ao Delegado Paulo Maurício Lima Silva, ele comandava um empurrador e uma balsa pelo rio amazonas, oriundos de Belém/PA e com destino a cidade de Manaus/AM, levando carretas e seus respectivos motoristas, quando no horário do almoço de hoje, 18, sentiram a falta de Luis Carlos, constatando posteriormente que tinha caído n’água. Ele estava ingerindo bebida alcoólica horas antes do desaparecimento.
Luis Carlos desapareceu entre os municípios de Gurupá e Prainha.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

DEPUTADOS APROVAM PEC DOS DELEGADOS DA POLÍCIA CIVIL

Os Delegados da Polícia Civil do Pará passarão a integrar a carreira jurídica. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) foi aprovada por unanimidade, em todos os turnos, hoje, 17, e deverá ser promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Domingos Juvenil (PMDB), até a próxima semana.
A PEC é de autoria do Deputado Carlos Bordalo (PT) e sua votação foi acompanhada por dezenas de Delegados que ocuparam as galerias de honra da Casa.
O Deputado explica que a PEC reintroduz na Constituição Estadual a exigência de que o Delegado, em função de sua formação, bacharel em Ciências Jurídicas, tenha sua atividade reconhecida como eminentemente jurídica. Bordalo destaca que o Estado deve tratar os Delegados em paridade com os outros agentes públicos de idêntica formação: membros do Ministério Público, Defensores e Procuradores. ‘Os Delegados buscam apenas a validação no texto constitucional do princípio da isonomia que manda tratar os semelhantes de forma assemelhada. Não é uma pretensão isolada ou inovadora’, diz o projeto.
O tratamento diferenciado à categoria foi instituído com a PEC 19/1998. Agora, com a emenda do deputado, o texto constitucional voltará ao teor original.
O presidente da Associação de Delegados de Polícia Civil do Pará (Adepol), Sílvio Maués, ressaltou que a PEC vai resgatar a autoestima dos Delegados. Ele informou que essa alteração será base para outras conquistas buscadas pela categoria, como a inamovibilidade, princípio que garante aos demais membros da carreira jurídica a não remoção ex-officio. ‘Tem que haver a inamovibilidade contra qualquer tipo de repressão ou interesse político’. Segundo Sílvio, o fato de esse princípio já estar na Constituição Federal de 1988 e no Regime Jurídico dos Servidores Públicos não garante seu cumprimento na área de segurança, onde ele estaria bastante fragilizado. ‘Com a lei da inamovibilidade, haverá critérios para remover’, explica.
No Pará, há alto déficit de Delegados de Polícia. Segundo a Adepol, para atender razoavelmente o Estado, o governo deveria promover um aumento de 30% no número de profissionais, que hoje está em 510. Sílvio Maués disse que muitos Delegados desistiram da carreira após o concurso e outros estão em processo de aposentadoria, o que deve ampliar o déficit. Atualmente, mais de 30 municípios do Pará não têm esse profissional. Por isso, a Adepol promete voltar a negociar a realização de concurso público e outras conquistas com o governador eleito Simão Jatene (PSDB), a exemplo do que vem fazendo no governo de Ana Júlia Carepa (PT).
Fonte: Diário on line

DESCUIDISTA DE SUPERMERCADO FOI PRESO EM FLAGRANTE

Inimigo do trabalho e sócio do crime, Ruinaldo dos Santos Vieira, 33 anos, residente na Travessa Acácia Prateada, nº. 45, bairro mapiri, em Santarém/PA, foi preso em flagrante no final da manhã de hoje, 17, quando saia de um supermercado com 12 desodorantes spray ‘Dove’, dos mais caros, escondidos nos bolsos do calção e no porão do cuecão.
Segundo a polícia, não é a primeira vez que Ruinaldo é flagrado furtando produtos em supermercados da cidade, sempre escolhendo os de menor tamanho e de maior valor, como é o caso dos desodorantes, mas agora o ‘larápio’ deve passar alguns dias vendo o sol nascer quadrado.
Devido não querer trabalhar e ser contumaz na prática delituosa, Ruinaldo foi autuado em flagrante pelo Delegado Edinaldo Silva de Sousa e indiciado por furto tentado.

TRAFICANTES DE DROGA EXECUTAM DOIS FEDERAIS DURANTE ABORDAGEM

Foi na madrugada de hoje, 17, quando uma lancha da Polícia Federal, que fazia fiscalizações e abordagens no rio solimões, entre os municípios de Anamã e Codajás, Estado do Amazonas, foi abordar uma embarcação suspeita e acabou sendo surpreendida por ações repressivas de traficantes de droga, que culminou com a morte de dois agentes e no baleamento de um terceiro.
Segundo a imprensa da capital amazonense, Agentes da Polícia Federal iniciavam a abordagem numa embarcação suspeita, e no momento que faziam a atracação da lancha da PF, os policiais foram surpreendidos com vários tiros de armas de fogo de grosso calibre, que atingiram, em cheio, e mataram na hora os agentes Leonardo Matzunaga Yamaguti, lotado na base de Tabatinga/AM, e Mauro Lobo, lotado na Sede da Superintendência da Polícia Federal em Manaus/AM. O agente Charles Nascimento também foi baleado na perna direita e braço esquerdo e já se encontra internado, em estado grave, num hospital particular na capital amazonense. Os traficantes conseguiram fugir.
A Polícia Federal suspeita que a embarcação suspeita, cujo nome não foi divulgado, deveria estar transportando grande quantidade de droga para que os traficantes tivessem a ousadia de atirar e matar os agentes federais. As armas usadas pelos traficantes eram de grosso calibre.
Logo após a notícia chegar ao conhecimento dos agentes que estavam em Manaus, uma mega operação foi realizada pelas polícias civil, militar e federal nos arredores do local onde aconteceu o crime, mas até a tarde de hoje nenhuma notícia da prisão de algum suspeito tinha sido divulgado.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

TRÊS ACUSADOS DE AGREDIR E ROUBAR CAPITÃO DA PM JÁ ESTÃO PRESOS

Três homens envolvidos no roubo e espancamento do Capitão Carlos Augusto Fernandes Pinheiro, da Polícia Militar do Pará, já estão presos na Delegacia de Marapanim/PA.
Os acusados são: Lourival Neto do Rosário Santos, 35 anos; Edgar Ferreira Fernandes, 25, vulgo ‘Piquê’; e Lourival Silva de Jesus Filho, 30, vulgo ‘Ícaro’. Eles foram autuados em flagrante por formação de quadrilha ou bando, lesão corporal grave e posse ilegal de arma de fogo, pelo Delegado Marcelo Olívia.
A vítima permanece internada no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência de Belém/PA, em observação médica.
O crime aconteceu na manhã do último domingo, 14, na orla do balneário de Marudá/PA.
O policial estava de folga, com a esposa e um irmão, na localidade, onde iria passar o feriado prolongado. Informações apuradas pelo Delegado deram conta de que a vítima bebia no local com os familiares. Segundo testemunhas, o crime ocorreu depois que o irmão do policial viu um homem dentro do carro da vítima. O veículo estava estacionado na orla do balneário.
Ao chegar ao carro, Carlos Augusto, que trabalha em Belém, viu um homem no momento em que ele saía do veículo. Ao verificar o carro, o policial percebeu que o ladrão havia apenas levado o telefone celular da esposa que estava no interior do automóvel. A arma do militar, que estava embaixo do banco do veículo, não foi encontrada pelo suspeito. Assim, o capitão pegou a arma – uma pistola calibre .40 - e perseguiu o arrombador. Minutos depois, o policial militar abordou Lourival Filho, com a arma na mão, passando a acusá-lo de ser o autor do arrombamento do carro.
De repente, cerca de oito pessoas que estavam com Lourival atacaram o militar e passaram a espancá-lo a socos e chutes, até fazê-lo perder os sentidos. Depois, a pistola foi levada por um dos agressores. Carlos Augusto foi socorrido.
Após o crime, policiais civis e militares passaram a investigar o crime e localizaram os três acusados em uma casa abandonada, no bairro Alegre, em Marudá. A arma do policial foi encontrada com ‘Ícaro’.
Com as prisões, os policiais identificaram, por apelidos, mais cinco envolvidos no crime. Todos terão prisões solicitadas ao Poder Judiciário.
Fonte: Polícia Civil do Pará

JÁ ESTÃO PRESOS DOIS ENVOLVIDOS NA MORTE DO INVESTIGADOR DE POLÍCIA CIVIL

Dois envolvidos na morte do Investigador de Polícia Civil, Ivan Cavalcante Raad, já estão presos em Castanhal/PA. As prisões foram efetivadas na sexta-feira passada, em Benevides/PA e no sítio da vítima, no município de Bonito/PA. Os acusados são o caseiro do sítio Orivaldo Coimbra da Trindade, 36 anos, e o sobrinho dele Diego Coimbra da Trindade, 21, que tiveram as prisões temporárias decretadas pela Justiça. O primeiro é apontado como o autor intelectual do crime, enquanto Diego participou diretamente do assassinato registrado no último dia 20 de outubro. Um adolescente de 17 anos, ainda foragido, também está envolvido no homicídio.
As ordens de prisão foram cumpridas por policiais civis da Delegacia de Homicídios de Castanhal, sob comando da Delegada Claudia Renata Guedes; da Superintendência Regional do Salgado; com apoio de policiais da Divisão de Homicídios (DH), coordenada pelo Delegado Eduardo Rollo, e da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), designados pelo Delegado Neyvaldo Silva, diretor de Polícia Especializada, e das Delegacias de Benevides e de Santa Bárbara. Os agentes atuaram, de forma simultânea, nos dois locais em que foram realizadas as prisões.
De acordo com a Delegada Claudia, as investigações mostraram que a morte do policial civil foi motivada por uma dívida financeira que existiria entre o caseiro e o investigador, dono do sítio. Orivaldo teria ‘contratado’ o sobrinho e o adolescente para matar a vítima em troca de uma recompensa em dinheiro. No dia do crime, o policial civil foi surpreendido pelos criminosos, que o torturaram a socos e chutes. Em seguida, o adolescente teria se armado com um facão e aplicado o golpe fatal na vítima, que morreu na hora.
Depois, os criminosos subtraíram a arma do policial e colocaram o corpo no banco traseiro do próprio carro e o abandonaram em um ramal, na rodovia BR-316, na entrada de Castanhal.
Com as prisões dos acusados, os policiais fizeram buscas no terreno do sítio e ali encontraram a arma do policial e o facão usado no crime. Ambos estavam escondidos na área.
As prisões temporárias dos acusados têm validade de trinta dias, devido ao fato de o crime ter sido de natureza hedionda. As investigações prosseguem. Os presos permanecerão recolhidos em Castanhal à disposição da Justiça.
Fonte: Polícia Civil do Pará

CONDENADO A 16 ANOS DE CADEIA PORQUE MATOU COLEGA COM 3 TIROS DE CARTUCHEIRA

Foi condenado a 16 anos de reclusão em regime fechado o Réu Pedro Roberto Rocha Nogueira, que hoje deve estar com 44 anos de idade. Ele matou com três tiros de cartucheira, calibre 32, o seu colega Milton Pinheiro Campos, vulgo ‘Capixaba’, à época com 32 anos.
O crime ocorreu há 20 anos, em uma fazenda localizada no KM 77 da Rodovia Santarém/Cuiabá, e foi analisado ontem, 16, pelos jurados da 10ª Vara Penal da Comarca de Santarém/PA.
Réu e vítima trabalhavam juntos na ‘Fazenda Paraíso’, quando, no dia 02.11.1990, os dois se desentenderam devido um empréstimo de óleo diesel para usar em lamparinas, e Pedro teria dado três tiros de espingarda calibre 32 contra Milton, que morreu no local.
O Réu esteve preso por quase um ano e recebeu liberdade provisória quando da Sentença de Pronúncia, que remeteu o caso ao Tribunal do Júri. Seu advogado, à época, recorreu da sentença, mas perdeu em 2ª instância e só este ano o caso chegou ao Tribunal do Júri.
O crime havia sido capitulado pelo artigo 121, parágrafos 2º, incisos II e IV do Código Penal Brasileiro (com pena entre 12 e 30 anos).
O Promotor manteve a acusação de Homicídio Qualificado, apenas por um inciso (IV, que torna impossível a defesa da vítima), pedindo que fosse excluída a outra qualificadora constante da Sentença de Pronúncia (inciso II, motivo fútil).
O Advogado Celso Luiz Furtado, que atuou como defensor dativo (voluntário) no caso, pediu a exclusão das duas qualificadoras, para que o crime fosse apenas de Homicídio Simples, mas ao final os jurados acataram a tese do Ministério Público. A defesa não anunciou se vai recorrer da sentença.
O julgamento deveria ter acontecido em 19.08.2010, mas o Réu não foi encontrado na localidade de Jaguarari, margem direita do rio tapajós, seu último endereço, onde gozava de liberdade provisória, havendo notícias de que se mudou para o Estado do Amazonas. Por esse motivo, o Juiz Gérson Marra Gomes cassou seu benefício e decretou sua prisão preventiva, tendo ele sido julgado à revelia. Agora, quando o réu for capturado passará a cumprir a pena decretada nesta data.
Fonte: Com informações do Jornalista e Analista Judiciário J. Ninos

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

POLÍCIA MILITAR FLAGRA 'MARCELINHO' E SUA TURMA COM 60 'CABEÇAS' DE DROGA

Uma equipe de policiais militares do serviço reservado do 3º BPM, de Santarém/PA, prendeu em flagrante na tarde de hoje os cidadãos: Marcelo Lima Cardoso, vulgo ‘Marcelinho’, 34 anos, residente na Travessa 14, nº. 65, bairro nova república; Jorge Batista Mineiro, 27 anos, residente na Travessa 3, nº. 345, bairro nova república; William Amaro Silva Lisboa, 27 anos, residente na Travessa 4, nº. 518, bairro nova república; e Tarcio Dowglas dos Santos Feitosa, 21 anos, residente na Rua Álvaro Cardoso, nº. 53, bairro Santo André, todos em Santarém.
A prisão do quarteto da droga aconteceu por volta das 15:00 horas, na esquina da Rua 14 com a Travessa Everaldo Martins, bairro nova república, com os quais os policiais apreenderam 60 ‘cabeças’ de pasta de cocaína, 01 ‘cabeça’ de maconha, R$-152,00 em dinheiro, telefone celular e documentos de várias pessoas, possivelmente viciadas.
Todos foram levados para a 16ª Seccional, juntamente com o 'bagulho' apreendido, e apresentados para o Delegado Silvio Birro Duarty Neto, Diretor do GCCO (Grupo de Combate ao Crime Organizado), que lavrou o auto de prisão em flagrante e os indiciou pela prática dos crimes de tráfico de droga e associação para o tráfico de droga.
Após a lavratura do procedimento legal e comunicadas as prisões ao Juiz de Direito da Comarca de Santarém, os presos serão encaminhados para o Sistema Penal do Estado.

PRISÃO DE ‘NEGÃO’ PÕE FIM A INÚMERAS FUGAS DA POLÍCIA

Foi preso por volta das 19:30 horas de ontem, 10, o cidadão Adecenildo Ramos dos Santos, vulgo ‘Negão’, 25 anos, residente na Travessa Tucumã, bairro São José Operário, em Santarém/PA. Ele foi reconhecido e preso por uma guarnição da Polícia Militar quando passava pela Avenida Curuá-una, bairro urumari, em Santarém.
Contra ‘Negão’ havia um Mandado de Prisão expedido pelo Juiz de Direito da 6ª Vara Criminal da Comarca de Santarém, referente a um processo que apura crime de porte ilegal de arma de fogo.
Por algumas vezes ‘Negão’ conseguiu escapar do cerco policial, dentre as quais, uma que a Polícia Civil chegou na casa onde morava e aquele estava dentro do banheiro, nos fundos do terreno, ao perceber a chegada dos ‘homens’, ‘Negão’ saiu de ‘fininho’ e foi para dentro de um charco existente nos fundos do terreno, deixando um irmão sozinho na casa e ‘rua da amargura’, quando tentou se livrar de certa quantiade de droga, jogando-a pela janela, mas foi visto pelos policiais e foi preso em flagrante.
Os ‘canas’ ainda encontraram grande quantidade de maconha prensada escondida dentro da casa que, segundo o irmão, o ‘bagulho’ era todo de ‘Negão’, que já estava longe da polícia, mas não se livrou das ‘pragas’ jogadas, sob lamentações, pelo irmão preso.
Negão’ já foi transferido para o Sistema Penal do Estado, onde pode se encontrar com o irmão e acertarem as contas.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

RÉU FORAGIDO FOI CONDENADO A 8 ANOS DE RECLUSÃO

Terminou no início da tarde de ontem, 9, mais uma Sessão do Tribunal do Júri da 10ª Vara Penal da Comarca de Santarém/PA, na qual foi condenado o Réu foragido Francisco Ferreira da Silva, lavrador, que deve estar hoje com 67 anos. Ele foi acusado de matar, com uma facada, a vítima Guilherme da Conceição, crime ocorrido no dia 18.07.1987, no bairro da Matinha, em Santarém.
A Defensora Pública Sara Leão pediu a absolvição do Réu pela tese da legítima defesa, a qual não foi acatada pelos jurados.
O Promotor de Justiça Rodrigo Aquino manteve a acusação, entretanto pediu que fossem retiradas as qualificadoras do crime, em concordância com a defesa.
No final da Sessão, os jurados, acatando a tese do Ministério Público, condenaram o Réu Francisco Ferreira da Silva por Homicídio Simples, o qual recebeu do Juiz de Direito Gérson Marra Gomes a sentença de 08 anos de reclusão em regime semiaberto.

Próxima Sessão do Tribunal do Júri:
Está marcada para quinta-feira, 11, mais uma Sessão de Julgamento na 10ª Vara Criminal de Santarém, quando será julgado o Réu Rubmilson Dolzanes Reis, acusado de matar Ailton de Sousa Sena, crime ocorrido no ano de 2004.
Fonte: Com informações do Jornalista e Analista Judiciário J. Ninos

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

POLÍCIA FEDERAL PRENDE POLICIAIS MILITARES EM ALTAMIRA E BELÉM

A Polícia Federal prendeu na última sexta-feira, 5, oito Policiais Militares durante a operação ‘Rapa’.
A operação policial, que contou com o apoio do Ministério Público do Estado do Pará, envolveu 50 Policiais Federais de vários Estados e deram cumprimento a 14 Mandados de Prisão Preventiva e 8 Mandados de Busca e Apreensão em desfavor de um grupo de Policiais Militares, lotados na cidade de Altamira/PA. Os mandados foram expedidos pela Vara de Entorpecentes e Combate as Organizações Criminosas da Justiça Estadual da Comarca de Belém/PA.
Foram presos: o Capitão PM Isaque Costa Rodrigues; O Sargento PM Francisco Divaldo Jesus da Silva; os Cabos PMs Gilberto Venites Gonçalves, Epitácio da Silva Nascimento e Wilson Vieira Brito.
Quatro traficantes (Tonis Ferreira da Silva, Jackson dos Reis, Neurivaldo Almeida Silva e Magalhães Saraiva), que faziam parte da quadriha, já se encontram presos em um presídio em Porto Velho/RO, por haverem sido flagrados com um carregamento de mais de 13 quilos de cocaína, fato ocorrido no dia 21 de setembro passado.
O chefe do grupo, Jackson dos Santos, também está preso na mesma penitenciária, em Porto Velho. Ele não foi preso com os demais integrantes do grupo, devido vir de avião para Altamira, enquanto que os demais se preparavam para fazer o trajeto de Porto Velho para Altamira, de carro. Como estavam sendo rastreados pela Polícia Federal, foram presos antes mesmo de deixar Porto Velho.
Segundo o que foi apurado no decorrer das investigações, os investigados estariam envolvidos com a prática dos crimes de associação para o tráfico de droga, prevaricação, corrupção passiva, tráfico de armas e outros.
Após serem interrogados, os presos foram transferidos para o Presídio Estadual Anastácio das Neves, em Belém, onde ficarão à disposição da Justiça Estadual.
Ainda não tinham sido presos: os Cabos PMs Hélio Aranha de Melo e Silva, Laurivam de Freitas Ramos e Luiz Carlos Araújo da Silva.
Fonte: Com informações do Diário do Pará

RÉU FORAGIDO, ACUSADO DE HOMICÍDIO EM 1987, SERÁ JULGADO AMANHÃ

Os jurados da 10ª Vara Penal da Comarca de Santarém/PA, julgarão amanhã, 09, o Réu foragido Francisco Ferreira da Silva, lavrador, que deve estar hoje com 67 anos. Ele é acusado de matar, com uma facada, a vítima Guilherme da Conceição, depois de uma discussão no antigo bar ‘Chapéu de Palha’, no bairro da Matinha, em Santarém. O crime ocorreu no dia 18.07.1987.
Segundo consta nos autos, já havia uma rixa entre os dois por causa de uma antiga briga de bar.
No dia do crime, Guilherme teria chegado no bar ‘Chapéu de Palha’ e começou a discutir com Francisco, quando este teria dado uma facada mortal naquele.
A Sessão do Júri será presidida pelo Juiz Gérson Marra Gomes e terá na acusação o Promotor Público Rodrigo Aquino, e na defesa, um membro da Defensoria Pública.
Fonte: Com informações do Jornalista e Analista Judiciário J. Ninos

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

‘BELTO’ SENTARÁ NO BANCO DOS RÉUS NO INÍCIO DE 2011

Preso no final da manhã de ontem, 4, no bairro uruará, em Santarém/PA, em cumprimento a um Mandado de Prisão, Emibelto Campos de Carvalho, vulgo ‘Belto’, terá seu julgamento agendado pela 10ª Vara Penal da Comarca de Santarém para o início do ano de 2011.
A informação nos foi passada à pouco pelo Analista Judiciário J. Ninos.

ACUSADO DE MATAR GARIMPEIRO COM UM TIRO NA CABEÇA FOI CONDENADO A 13 ANOS DE CADEIA

O Réu foragido Wady Duran Matos, hoje com 45 anos de idade, que foi julgado no último dia 3, quarta-feira, foi condenado a 13 anos e 4 meses de reclusão em regime fechado, pena aplicada pelo Juiz de Direito Rômulo Nogueira de Brito.
Wady é acusado de matar, com um tiro na cabeça, o garimpeiro Ozenildo Lobato dos Santos.
Os jurados acataram a tese do Ministério público, representado pelo Promotor Adleer Calderaro Sirotheau, de Homicídio Qualificado.
A Defensoria Pública, através do Defensor Elton Ribeiro Silva sustentou as teses de Legítima Defesa e Desclassificação de Homicídio Qualificado para Homicídio Simples, mas não conseguiu convencer a maioria dos jurados.
O crime ocorreu no dia 08 de abril de 1990, no antigo ‘Skina Bar’, localizado no bairro da interventoria, em Santarém, e teve a participação de Josimar Cavalcante da Silva, que já foi julgado e condenado em 1991. Wady fugiu da cadeia onde se encontrava preso e até hoje é foragido da Justiça. O processo estava parado desde aquela data, mas com a nova redação do Código de Processo Penal, todos os processos de Réus foragidos podem ser julgados à revelia.
Segundo consta do processo, Josimar e Wady entraram no bar à procura de um indivíduo de nome Paulo, que teria ofendido a esposa do primeiro, horas antes. Ao encontrá-lo, passaram a agredi-lo e Ozenildo, que estava no local, foi em seu socorro tentando apartar a briga e acabou baleado na cabeça, morrendo em seguida.

Próxima Sessão do Tribunal do Júri.
A próxima sessão do júri será na terça-feira, 09, quando será levado a julgamento mais um réu foragido, Francisco Ferreira da Silva, acusado de assassinar Guilherme da Conceição, no ano de 1987.
Fonte: Com informações do Jornalista e Analista Judiciário J. Ninos

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

‘BELTO’, FORAGIDO HÁ 17 ANOS, FOI PRESO PELA POLÍCIA

Acusado de ter tentado contra a vida da vítima Paulo Otávio Marinho Cardoso, crime ocorrido em Santarém/PA, no ano de 1993, foi preso no final da manhã de hoje o cidadão Emibelto Campos de Carvalho, o ‘Belto’, hoje com 40 anos. Contra ele tinha um Mandado de Prisão expedido pela 6ª Vara Penal da Comarca de Santarém, que foi cumprido por policiais civis e militares quando saía da casa de sua genitora, no bairro uruará, em Santarém.
A operação policial, que foi comandada pelo Delegado Jamil Farias Casseb e contou com a participação de Investigadores da 16ª Seccional e do GCCO (Grupo de Combate ao Crime Organizado) de Santarém, além de Policiais Militares do serviço reservado do 3º BPM, se concentrou numa área de invasão localizada próxima ao ‘porto dos milagres’, bairro uruará, onde informações davam conta que ‘Belto’ teria chegado de Manaus/AM e estaria morando em uma daquelas casas.
Os policiais fizeram um cerco no local e, durante uma ação conhecida por ‘pente fino’, ’Belto’ foi localizado e preso sem esboçar reação, para sua sorte.
Na casa de ‘Belto’ os policiais apreenderam um aparelho de DVD produto de furto, cujo crime teria sido praticado em companhia de seu comparsa ‘Jóia’, que também foi conduzido para a 16ª Seccional para interrogatório e providências legais.
Belto’, após ser interrogado sobre o furto e se submeter a exame de corpo de delito, foi transferido para o Sistema Penal do Estado.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

POLICIAIS CIVIS FLAGRAM TRÁFICO DE COCAÍNA PURA EM ESTADO LÍQUIDO

Uma apreensão de cocaína pura em formato líquido, considerada inédita no Pará, foi realizada no último dia 31/10, por Policiais Civis do GCCO (Grupo de Combate ao Crime Organizado), da Polícia Civil de Castanhal.
A ação policial foi comandada pelos Delegados Alberto Teixeira e Samuelson Igaki, e contou com apoio do NIP (Núcleo de Inteligência Policial), cujos policiais estavam investigando Edivaldo Souza dos Santos, o ‘Bigode’, um dos presos. Ele é apontado como responsável pelo transporte de entorpecente para o traficante Benedito Joub Rabelo Costa, o ‘Gordo’, residente em Bragança/PA.
Bigode’ também estaria praticando a venda de drogas em Bragança, na companhia de Adonildo Paulo de Souza, o ‘Dodó’ ou ‘Ceará’.
Durante as investigações, os investigadores apuraram que ‘Bigode’ e sua comparsa Janete Melo Barros aguardavam a chegada de entorpecentes vindos do Estado do Amazonas e que a droga seria entregue para ‘Gordo’.
No dia da ação policial, por volta de 06:00 horas, a equipe do GCCO foi informada de que ‘Bigode’ e Janete estariam no Terminal Hidroviário da Companhia Docas do Pará, na Rua Marechal Hermes, bairro da campina, em Belém/PA, quando os policiais passaram a acompanhar ‘os passos do casal’ até a chegada da droga no local.
Já por volta das 12:30 horas, o barco catamarã Rondônia, com procedência de Manaus/AM, atracou no porto da capital paraense, quando, naquele local, Janete encontrou-se com Alessandro Corrêa da Silva, Josmary de Souza Ferreira e o colombiano Rodrigo Medina Alegria, que eram tripulantes da embarcação.
Conforme narraram os investigadores, Rodrigo e Josmary seguiram em direção em um carro Fiat Pálio, de Bragança/PA, que era dirigido por ‘Bigode’, que os aguardava na saída do porto. Ele ajudou ainda a acomodar os pertences de Rodrigo e Josmary no veículo. Depois Janete retornou ao porto, onde, junto com Alessandro, retornaram ao catamarã Rodônia. Eles trouxeram de dentro da embarcação um pacote de refrigerante, da marca Bizz Cola, com nove garrafas plásticas, tipo ‘pet’, cada uma de dois litros. Os dois seguiram em direção do carro, e no momento em que estavam reunidos, acomodando os objetos no interior do veículo, os acusados foram abordados pelos policiais civis.
A equipe passou a revistar o carro, porém, não encontrou drogas. Desconfiados, os investigadores conduziram os acusados para a Delegacia-Geral da Polícia Civil, onde após revista detalhada, constataram que as garrafas plásticas, na verdade, acomodavam cocaína pura em estado líquido, ao invés de refrigerante.
A droga seria comercializada na região metropolitana de Belém e nos municípios do nordeste paraense, principalmente, em Bragança, Capanema e Castanhal, área de atuação de ‘Gordo’. Ele é a pessoa responsável em encomendar parte da substância.
Naquele momento, os investigadores do GCCO de Castanhal, juntamente com investigadores do GPE (Grupo de Pronto-Emprego), foram até Bragança, onde realizaram a prisão de Benedito Joub Rabelo Costa, o ‘Gordo’. Com ele, foram apreendidos um veículo Honda/Civic; uma CPU de computador e quatro telefones celulares.
Todos foram presos e autuados em flagrante, e indiciados por tráfico e associação ao tráfico de droga.
Fonte: Polícia Civil do Pará

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

FURTARAM 17 MIL DO BANCO DO BRASIL DE MONTE ALEGRE

O furto aconteceu por volta das 09:00 horas de ontem, 28, na agência do Banco do Brasil da cidade de Monte Alegre/PA, de onde ‘ganharam’ a importância de R$-17.317,00 em dinheiro.
Segundo o funcionário do banco, Fábio Sousa da Costa, que comunicou o crime na Delegacia de Polícia daquela cidade, disse que estava trabalhando normalmente naquela agência bancária, e quando estava na posse de trinta envelopes com dinheiro que acabara de retirar de um dos terminais eletrônicos daquela agência, colocou-os no guichê onde trabalha e foi entregar um comprovante para uma colega de trabalho, porém, quando retornou ao seu local de trabalho, sentiu a falta dos envelopes com dinheiro, constatando, posteriormente, que tinham sido furtados.
No momento do furto, tinha cerca de dez pessoas no interior da agência, porém ninguém viu nada.
A Polícia Militar foi acionada e esteve no local do crime, e no decorrer das investigações, os policiais souberam que três pessoas desconhecidas, possivelmente adolescentes, também tinham estado nas agências do Banpará e Basa daquela cidade, em comportamento muito suspeito.
Até a manhã de hoje a polícia montealegrense ainda não tinha pista do autor ou autores do furto, que foi feito ‘na manha’ e num 'piscar de olhos', e ainda, com a ‘marcação’ do funcionário.
É meu irmão, 'cochilou, o cachimbo cai...'

ELEIÇÕES 2010: PORTARIA PROÍBE VENDA DE BEBIDA ALCOÓLICA NO DOMINGO

O Delegado Geral da Polícia Civil do Estado do Pará, Raimundo Benassuly Maués Júnior, baixou portaria proibindo a venda de bebida alcoólica em todo o Estado do Pará no próximo domingo, dia 31, quando ocorrerá o 2º turno das eleições para eleger o(a) futuro(a) Governador(a) do Estado e o(a) Presidente da República. 
Leia a portaria abaixo:

PORTARIA N.º 576/2010-DGPC/DIVERSOS
Belém, 26 de outubro de 2010.

O Delegado Geral da Polícia Civil, no uso de suas atribuições, conferidas pelo artigo 8º. I e IV da Lei Complementar n.º 022/94 e alterações posteriores...

CONSIDERANDO que a Segurança Pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação e manutenção da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio;
CONSIDERANDO que a Polícia Civil do Estado, nos termos do preceituado no Art. 194, Constituição Estadual, é instituição permanente auxiliar da Justiça Criminal e necessária à defesa do Estado e do povo;
CONSIDERANDO os termos da Lei Complementar nº 022, de 15/03/1994 e alterações posteriores, que confere ao Delegado Geral, atribuições para dirigir a Polícia Civil e praticar os demais atos necessários à eficaz administração da Instituição Policial;
CONSIDERANDO os termos do Art. 5º, Lei Complementar nº 022/94, que, dentre as diversas funções da Polícia Civil, além da função investigatória, está o combate eficaz à criminalidade e violência, e o exercício da fiscalização das diversões públicas, em conformidade com o Decreto nº 2423, de 31/08/1982;
CONSIDERANDO a necessidade de disciplinar em caráter excepcional e transitório, as atividades de diversões públicas com o propósito de evitar acontecimentos que possam acarretar transtornos à ordem pública, especificamente no 2º Turno do pleito eleitoral, que realizar-se-á no dia 31 de Outubro de 2010, na forma do preceituado no Art. 234, Lei nº 4737, de 15/07/1965;
R E S O L V E:
I – PROIBIR em todo o território do Estado do Pará, no dia 31 de Outubro de 2010 – 2º Turno das Eleições 2010 – a venda e o fornecimento, ainda que gratuito, de bebida alcoólica, por bares, restaurantes, lanchonetes, boates e outros estabelecimentos similares, bem como, por vendedores ambulantes, no período compreendido entre 06 e 18 (dezoito) horas;
II – Determinar à Divisão de Polícia Administrativa-DPA que forneça licenças para festas dançantes, obedecendo estritamente os termos da presente Portaria;
III – A fiscalização das disposições desta Portaria fica atribuída a todas as Instituições Policiais que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado do Pará, sujeitando-se os responsáveis pelas infrações aos termos deste ato normativo às sanções civis, administrativas e penais constantes na legislação pertinente à espécie;
IV – Às Diretorias de Polícia Metropolitana, Especializada e do Interior para que adotem as providências ao fiel cumprimento do presente ato;
V – Determinar à Diretoria de Administração e à Assessoria de Comunicação Social que adotem as providências de suas alçadas, quanto à publicação do presente Ato no Diário Oficial do Estado e a ampla divulgação nos meios de comunicação locais;
VI – Encaminhar cópia do presente Ato ao Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Pará, para conhecimento;
VII – Havendo determinação do Tribunal Regional Eleitoral, o presente Ato será alterado, em obediência às instruções daquele órgão judiciário;
VIII – Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.
REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.

RAIMUNDO BENASSULY MAUÉS JUNIOR
Delegado Geral da Polícia Civil
Fonte: IOEPA

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

SUPERINTENDÊNCIAS, SECCIONAIS, DELEGACIAS E DIVISÕES ESPECIALIZADAS DA POLÍCIA CIVIL FUNCIONARÃO NORMALMENTE NO DOMINGO

O Delegado Geral da Polícia Civil do Pará, Raimundo Benassuly Maués Júnior, baixou a Portaria 575/2010-DGPC/Diversos, datada de 26.10.2010, fixando expediente normal em todas as Seccionais Urbanas, Delegacias, Superintendências, Delegacias do Interior e nas Divisões Especializadas DIOE e DEMA, no dia 31.10.2010, domingo, quando se realizará o 2º Turno das Eleições 2010.
Leia a Portaria na íntegra.

PORTARIA N.º 575/2010-DGPC/DIVERSOS

Belém, 26 de outubro de 2010

O Delegado Geral da Polícia Civil, no uso de suas atribuições, conferidas pelo artigo 8º. I e IV da Lei Complementar n.º 022/94...

CONSIDERANDO que a Polícia Civil do Estado, nos termos do preceituado no Art. 194, Constituição Estadual, é instituição permanente auxiliar da Justiça Criminal e necessária à defesa do Estado e do povo;
CONSIDERANDO os termos da Lei Complementar nº 022, de 15/03/1994 e alterações posteriores, que confere ao Delegado Geral, atribuições para dirigir a Polícia Civil e praticar os demais atos necessários à eficaz administração da Instituição Policial;
CONSIDERANDO a necessidade de regularizar o horário de expediente nas diversas Unidades que compõem a Polícia Civil durante a realização das Eleições 2010, com 2º Turno está previsto para o dia 31/10/2010;
CONSIDERANDO que a quando dos pleitos eletivos altera-se naturalmente a rotina das cidades, com o redobrado movimento da população nas ruas, provocando inevitável clima de agitação, o que pode intensificar a demanda de ocorrências nas diversas Unidades Operacionais da Instituição;
R E S O L V E:
I – FIXAR no dia 31/10/2010 – 2º Turno das Eleições 2010 – expediente normal em todas as Seccionais Urbanas, Delegacias, Superintendências e Delegacias do Interior e entre as Divisões Especializadas, apenas a Divisão de Operações e Investigações Policiais – DIOE e a Divisão Especializada em Meio Ambiente – DEMA;
II – ESTABELECER jornada de trabalho dividida em dois períodos: de 08h às 14h e de 14h às 22h;
III – DETERMINAR que os servidores do primeiro horário deverão votar a partir do término do expediente respectivo, enquanto que os do segundo horário deverão exercer seu direito de voto antes do início do correspondente expediente;
IV – Às Diretorias de Polícia Metropolitana, Especializa, do Interior e de Administração para que adotem as providências ao fiel cumprimento do presente ato;
V – Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.
REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.

RAIMUNDO BENASSULY MAUÉS JUNIOR
Delegado Geral da Polícia Civil
Fonte: IOEPA

POLÍCIA CIVIL DO PARÁ LAMENTA MORTES DE INVESTIGADORES

A Polícia Civil do Estado do Pará vem a público manifestar lamentações pelas mortes dos Investigadores Ivan Cavalcante Raad, encontrado morto em Castanhal, e Valdemir Silva Oliveira, que faleceu, após ser baleado e permanecer hospitalizado, em Altamira.
Nascido em 28 de agosto de 1968, em Belém/PA, Ivan Cavalcante Raad estava, portanto, com 42 anos de idade e há 17 na Polícia Civil. Ele foi nomeado em 21 de dezembro de 1992 ao cargo de Investigador de Polícia e tomou posse em janeiro do ano seguinte. Inicialmente, o Policial Civil foi lotado no município de Altamira.
Depois, Ivan Raad atuou na capital paraense, na Seccional Urbana da Cremação, com passagens seguintes pela Delegacia da Jaderlândia; Delegacia de Polícia Interestadual e Furtos de Veículos (DPIFV); Delegacia de Furtos e Roubos (DFR); Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e DRCO (Divisão de Repressão ao Crime Organizado).
Ivan atuou ainda na Seccional Urbana de Ananindeua; e, por último, Delegacia do Aeroporto de Val-de-Cans.
O investigador Valdemir Silva Oliveira tinha 42 anos de idade e estava apenas há 5 anos na carreira policial. Nascido em 27 de janeiro de 1968, em Bragança/PA, ele foi nomeado ao cargo em 2 de fevereiro de 2005 e tomou posse em março do mesmo ano. Tornou-se estável no cargo em fevereiro de 2008, através de portaria assinada pelo então Delegado-Geral de Polícia Civil, Justiniano Alves Júnior.
Conhecido entre os parceiros de profissão pelo apelido de ‘Cachorrinho’, ele estava em Altamira desde maio de 2005, com lotação na sede da Superintendência Regional da Polícia Civil do Xingu.
É de lamentar profundamente as perdas desses profissionais que, em vida, atuaram no cumprimento da missão de defender a sociedade.
Solidarizamo-nos com as famílias enlutadas, amigos e companheiros de trabalho, fazendo votos de que encontrem a paz de Deus.
Fonte: Polícia Civil do Pará

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

RÉU ACUSADO DE DUPLA TENTATIVA DE HOMICÍDIO FOI ABSOLVIDO PELOS JURADOS

A sessão do Tribunal do Júri da 10ª Vara Penal da Comarca de Santarém/PA realizada ontem, 26, terminou com a absolvição do mecânico Adriano da Silva Matos, de 26 anos, que era acusado de tentado contra a vida de suas pessoas (leia matéria abaixo).
Os jurados acataram a tese da Defensora Pública Emilgrietty Silva dos Santos que pediu a Absolvição do Réu por Legítima Defesa em relação à vítima André Maia dos Santos.
Já em relação à outra vítima, Cícero Silva Araújo, a Defensora seguiu o pedido do Promotor Público Rodrigo Aquino Silva que, neste caso, pediu a Absolvição por Inexistência de Prova do Fato Criminoso.
Segundo se constatou pelos depoimentos das testemunhas em plenário, as vítimas haviam discutido com o Réu em 17.08.2008, por questões banais, num bar, e após isso iniciaram uma perseguição a ele no Ramal da Farinha (Vila Nova, no Eixo Forte) e uma delas, André, acabou sendo atingida na perna por um tiro de espingarda que ele foi buscar em sua casa.
Adriano passou dois anos e dois meses preso, porque depois da Sentença de Pronúncia que determinou que seu caso deveria ir à júri, os advogados que o representavam recorreram da sentença junto ao Tribunal de Justiça do Estado, não conseguindo modificar a decisão do Juiz local.
Acusações contra advogado:
Durante seu depoimento, Adriano fez acusações ao seu primeiro advogado, que o teria orientado a mentir em seu depoimento.
O Ministério Público solicitou que tal denúncia seja apurada pela Subseção da OAB/STM, o que foi acatado pelo Juiz Gérson Marra Gomes.
Próxima Sessão do Tribunal do Júri:
O Tribunal do Júri volta a se reunir no dia 03.11.2010, e julgará um caso ocorrido em 1990, que tem como Réu Wady Duran Matos, foragido, acusado de matar Ozenildo Lobato dos Santos.
Fonte: Com informações do Jornalista e Analista Judiciário J. Ninos

terça-feira, 26 de outubro de 2010

RÉU ESTÁ SENDO JULGADO POR DUPLA TENTATIVA DE HOMICÍDIO

A 10ª Vara Penal da Comarca de Santarém/PA está realizando hoje, 26, o julgamento do Réu preso Adriano da Silva Matos, mecânico, com 26 anos, acusado de tentar matar as vítimas André Maia dos Santos e Cícero Silva Araújo, crime ocorrido no dia 17.08.2008, na comunidade de Vila Nova, Ramal da farinha, estrada Santarém/Alter do Chão.
Segundo consta dos autos, a dupla tentativa de homicídio ocorreu por causa de uma troca de ofensas em um bar entre o Réu e as vítimas.
Adriano foi expulso do local e teria voltado com uma espingarda calibre 28, quando atirou e atingiu André nas pernas e Cícero no rosto. Ele foi preso em flagrante e desde então aguarda o julgamento na penitenciária.
Caso seja condenado pelas duas tentativas de homicídio, Adriano pode pegar de 4 anos até 26,8 anos de reclusão.
Fonte: Com informações do Jornalista e Analista Judiciário J. Ninos

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ÓBIDOS: POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO 'GAME OVER'

Uma equipe de policiais civis da cidade de Óbidos/PA, composta pelo Delegado Elinelson de Oliveira Silva, pelo Investigador Jassil Filho e pelo Escrivão Antonio Júnior, deflagrou na manhã de hoje, 25, uma operação policial denominada 'Game Over', que visou o combate a contravenção penal de jogo de azar naquela cidade.
A operação deu inicio em um ponto de jogos localizado no centro da cidade, onde foram presos em flagrante o proprietário da casa de jogos, o cidadão Nilton César Ferreira Nunes, e o responsável de fazer as apostas, o cidadão Raimundo Eduardo Soares Guimarães.
Segundo o Delegado Elinelson Silva, titular da Delegacia daquela cidade presépio, a operação se deu em decorrência de várias denúncias anônimas que chegaram ao seu conhecimento, quando determinou que investigadores fizessem o levantamento das denúncias e, após comprovada a pratica da contravenção penal, diligenciarm até o local e ali apreenderam R$-690,00 em dinheiro, além de todo o aparato e material usado na pratica da contravenção penal.
O Delegado informou ainda que durante a operação, o cidadao Nilton César, dono da casa de jogos e contumaz nessa prática de contravenção penal, se 'rebarbou' e chegou a desacatar os policiais civis, razão pela qual lhe foi dada voz de prisão. Nilton César ainda chegou a resistir à prisão, mas logo a 'pulseira do Alípio Martins' (algema) emplacou no braço do rebarbado, que foi conduzido, sob os olhares e aplausos da população, para a Delegacia daquela cidade para os procedimentos legais.
Todo o material ilícito apreendido foi encaminhado para a Delegacia onde, após a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência, a dupla de contraventores foi posta em liberdade para aguardar o pronunciamento da justiça.
O Delegado Elinelson informou ainda que esse tipo de operação terá prosseguimento e visa por um fim na prática de contravenção penal de jogos de azar naquele município.

‘BOLA DE FOGO’ ATRÁS DAS GRADES

Já está vendo o ‘sol nascer quadrado’ em uma das celas da Central de Presos Provisórios de Santarém/PA o cidadão Carlos Alberto Betcel Guimarães, vulgo ‘Bola de fogo’, 48 anos, residente na Rua Joana D’arc, nº. 400, bairro santarenzinho, em Santarém.
Bola de fogo’ foi preso na manhã de hoje, 25, pelo Investigador Hélio Rego - chefe de operações da 16ª Seccional em cumprimento a um Mandado de Prisão expedido pelo Juiz Gérson Marra Gomes, Titular da 10ª Vara Penal Privativa do Júri da Comarca de Santarém.
A prisão de ‘Bola de fogo’ é fruto da investigação feita por investigadores da Polícia Civil que levantaram indícios de ser ele o autor, de pelo menos, dois crimes de homicídio ocorridos este ano nas imediações de um clube localizado na Travessa Frei Ambrósio, bairro caranazal, em Santarém.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

16ª SECCIONAL RECEBE A VISITA DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Acaba de chegar no prédio da 16ª Seccional Urbana de Santarém a imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos santarenos.
Neste momento está sendo celebrada uma missa pelo Padre Ronaldo.
O prédio da Seccional está totalmente lotado por policiais civis e militares, autoridades e populares.
A imagem ficará na 16ª Seccional até às 13:00 horas.

SARGENTO QUE MATOU PROFESSOR É CONDENADO A 15 ANOS DE PRISÃO

Foram 17 horas de júri e por volta da 01h00 da manhã de hoje, 22, o Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da 10ª Vara Penal da Comarca de Santarém chegou ao veredicto final: o Sargento PM Carlos Alberto Batista de Oliveira, 53 anos, foi condenado pelo assassinato do professor Vicente Antonio Miranda da Mota, crime ocorrido há 17 anos.
A defesa tentou convencer os jurados de duas teses principais: a desqualificação do crime de Homicídio Qualificado para Homicídio Simples e a desclassificação do crime de Homicídio Qualificado para Homicídio Privilegiado, mas não conseguiu.
A pena do Juiz Gérson Marra Gomes, baseada na votação dos jurados, foi de 15 anos e 10 meses de reclusão em regime fechado. Por ter respondido ao processo em liberdade, o Réu não teve sua prisão decretada e poderá recorrer em liberdade.
O júri sofreu o atraso de pelo menos duas horas, porque uma das juradas passou mal e teve que ser levada ao Hospital Municipal de Santarém para atendimento médico no início da tarde. Caso não se recuperasse, o júri teria que ser remarcado para outra data. Se isso acontecesse seria o nono adiamento do julgamento desde 2003.
Os depoimentos das testemunhas confirmaram que o professor tinha boas relações de amizade com todos os PMs e participava de eventos do quartel, principalmente excursões às praias, havendo informações de que teria opção homossexual.
Uma tentativa frustrada de relação pessoal com o Sargento Carlos Alberto acabou gerando um conflito entre ambos. Segundo testemunhas, aproveitando um momento em que o Sargento Carlos Alberto encontrava-se embriagado, o professor teria tentado levá-lo a um motel, mas não conseguiu. Diante disso, o militar reagiu tentando atingi-lo com alguns tiros que não o acertaram. O caso foi levado pelo professor ao comando da PM e o Sargento Carlos Alberto acabou punido com detenção por algum tempo.
Alguns dias após sair de sua punição, o Sargento Carlos Alberto foi até a casa do professor Vicente, acompanhado de outro PM, para convencê-lo a saírem para beber, mas depois de uma discussão acabou disparando vários tiros que o atingiram mortalmente.
O caso teve muita repercussão à época, já que aconteceu na semana da Pátria, e registrou inclusive uma manifestação de professores durante o desfile do Dia da Raça.
A acusação no Júri foi promovida pelos Promotores Públicos Rodrigo Aquino e Paulo Roberto Corrêa Monteiro e a Defesa ficou a cargo das advogadas Noemi Athias, Kelly Lobo e Janecy Pereira.
O próximo Júri da 10ª Vara será na terça-feira, quando será julgado um Réu preso Adriano da Silva Matos, acusado de dupla tentativa de homicídio ocorrida em 2008 na localidade de Vila Nova, na estrada Santarém/Alter do Chão, ocasionada por discussão fútil.
Fonte: Com informações do Jornalista e Analista Judiciário J. Ninos