domingo, 20 de junho de 2010

NOVO PROGRESSO: PILOTO E AVIÃO DESAPARECEM EM RESERVA INDÍGENA

Estão desaparecidos desde o último dia 9, quarta-feira, o piloto de avião Mauro Sérgio Alves da Silva, conhecido por ‘Maurão’, 38 anos, e seu avião monomotor Cessna 182, prefixo PT-BIN.
Segundo informações da imprensa de Boa Vista/RR, ‘Maurão’ desapareceu depois que levantou vôo em seu avião de uma pista não homologada da RR-205, zona rural de Boa Vista, em direção a garimpos localizados em terras indígenas Yanomami.
Maurão’ não teria licença para pilotar aeronave e estava há poucos dias em Roraima trabalhando em garimpos daquele Estado.
Apesar do avião ter capacidade para três passageiros, ‘Maurão’ estava sozinho e transportava apenas comida e combustível.
Como a atividade que executava é ilegal, garimpar em terra indígena é proibido pelas leis brasileiras, não há qualquer registro do vôo na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O Corpo de Bombeiros foi procurado pela mulher de ‘Maurão’ e logo preparou uma ação de busca e salvamento, onde sete militares se deslocaram para a região que estava prevista para ser percorrida pelo desaparecido.
Ao tomar conhecimento do desaparecimento, o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Paulo Sérgio Ribeiro, disse que comunicou o caso à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e à Base Aérea de Boa Vista, e também enviou ofício à FUNAI solicitando autorização para entrar na reserva.
Consta nos registros da ANAC que o monomotor possui restrições para voar. Está com o seguro atrasado e a manutenção vencida. Mauro Silva também não tem registro de piloto nem de mecânico de aeronave junto à ANAC.
Apesar de todo o aparato para controlar o espaço aéreo brasileiro, existe o Espaço Aéreo Não-Controlado, cuja limitação vai do solo até mil metros de altitude. Nessa área, a navegação é de total controle do piloto, que opera no modo visual.
Apesar de não ser irregular, há quem opere dessa maneira para cometer ilícitos. Como não são percebidas pelos radares, as aeronaves podem transportar drogas e outros ilícitos e também voar em direção a garimpos ilegais. Sobrevoam baixo e próximo ao leito dos rios.
Maurão’ é uma pessoa muito conhecida no ramo da aviação na região garimpeira dos municípios de Itaituba e Novo Progresso/PA, onde morava.
Há dois anos, ‘Maurão’ teve seu avião roubado por traficantes de droga no aeroporto da cidade de Novo Progresso, mas durante a fuga, a aeronave caiu logo após levantar vôo e os três ocupantes morreram (foto).
Fonte: Folha de Boa Vista
Foto: Jornal O Atual

Nenhum comentário: