quinta-feira, 13 de setembro de 2012

POLÍCIA CIVIL PRENDE 9 PESSOAS ACUSADAS DE LINCHAMENTO E MORTE DE PRESO EM CASTELO DOS SONHOS


Policiais Civis da Superintendência Regional do Tapajós, sediada em Itaituba/PA, sob o comando do Delegado Edinaldo Silva de Sousa, com o apoio de Policiais Militares da cidade de Novo Progresso/PA, realizaram no último dia 10, no Distrito de Castelo dos Sonhos, município de Altamira/PA, uma operação policial denominada ‘Respeito e Ordem’ e deu cumprimento a nove mandados de prisão preventiva expedidos contra os acusados de invadir e/ou comandar a invasão à Delegacia de Polícia daquele Distrito, quando arrebataram, espancaram e mataram o preso Paulo Sérgio Pereira de Sousa, e depois atearam fogo em seu corpo, crimes praticados por volta de 01:30 horas do dia 26.08.2012.
A prática dos crimes:
Segundo informações policiais oriundas daquela superintendência, Paulo Sérgio estava preso e sendo submetido a lavratura do auto de prisão em flagrante na Delegacia de Castelo dos Sonhos acusado de ter, momentos antes, degolado e matado seu enteado de 4 anos de idade, além de ter matado e, supostamente, bebido o sangue de dois animais domésticos e da criança.
Após ser arrebatado da Delegacia, o preso foi submetido a uma sessão de espancamento, em que os acusados usaram pedaços de madeira e de ferro para agredir a vítima até a morte, deixando seu crâneo esfacelado. Em ato contínuo, os acusados esvisceraram e atearam fogo no corpo da vítima, sob alegação de que a ‘Justiça tinha sido feita’.
A investigação dos crimes:
Após a prática desses fatos criminosos, a polícia civil entrou em ação e foram designados investigadores das Superintendências Regionais do Tapajós e Baixo Amazonas e do NAI (Núcleo de Apoio à Investigação) do Oeste do Pará, que diligenciaram até aquele Distrito para investigar os crimes, quando conseguiram identificar pelo menos trezes pessoas acusadas de comandar e praticar a invasão e depredação da Delegacia e a execução bárbara e sumária da vítima.
O Inquérito Policial foi presidido pelo Delegado Arthur do Rosário Braga, titular da Delegacia de Castelo dos Sonhos, que depois de obter provas materiais e testemunhais, principalmente com a robusta produção e recuperação de filmagens e fotografias feitas durante a execução dos crimes, representou pela prisão preventiva de treze acusados, que foi acatada pelo Juiz de Direito da Comarca de Novo Progresso, Dr. Antonio José dos Santos, que decretou as prisões de: Jean Pereira Leite; Vanderlei Correa; Edjane dos Santos, vulgo 'Edu'; Joel Lorscheiter; Geraldo de Souza Campos Filho; Duéliton Victon Athaídes; Luiz Cláudio Pietczak; Maria Nunes da Silva, vulgo 'Mariona'; Abelino Moreira dos Santos; Maicon Sibulski; Jamilson Paulo da Silva, vulgo 'Bebinho'; Chagas das Neves ou ‘Chaguinha’; e ‘Tiago de tal’.
A operação policial e prisão dos acusados:
A operação policial para prisão dos acusados teve início no dia 07.09.2012, quando uma equipe de investigadores retornou ao Distrito de Castelo dos Sonhos para localizar e monitorar os alvos das prisões.
No dia 09.09.2012, equipes de policiais civis de diversas cidades subordinadas as Superintendências do Baixo Amazonas e do Tapajós, além do apoio de seis policiais militares de Novo Progresso, se juntaram para dar início à operação e cumprir os mandados de prisão.
Após uma breve reunião, quando foram individualizadas as ações para cada alvo, foi dado início a operação, cujo resultado foi a prisão de oito pessoas em Castelo dos Sonhos e uma no Distrito de Moraes de Almeida, município de Itaituba.
Os presos foram:
Vanderlei Correa
Edjane dos Santos - 'Edu'
Joel Lorscheiter
Geraldo de Souza Campos Filho
Duéliton Victon Athaídes
Luiz Cláudio Pietczak
Maria Nunes da Silva - 'Mariona'
 
Abelino Moreira dos Santos
Jamilson Paulo da Silva - 'Bebinho'
Estão foragidos: Jean Pereira Leite, Maicon Sibulski, Chagas das Neves ou ‘Chaguinha’, e ‘Tiago de tal’.
Os presos chegando na 19ª Seccional Urbana de Itaituba
A operação policial foi comandada pessoalmente pelo Delegado Edinaldo Silva de Sousa - Superintendente Regional do Tapajós, com o apoio dos Delegados Alexandro Napoleão Sant’ana e Cleber Pascoal Silveira de Oliveira – da 19ª Seccional Urbana de Itaituba, Arthur do Rosário Braga – Delegacia de Castelo dos Sonhos, Caio Carmello Rocha Lobo – Delegacia de Novo Progresso, dos Escrivães Haroldo, Bibiano e Jaime - da 19ª Seccional Urbana de Itaituba, e dos Investigadores Lobo, Miguel - da 19ª Seccional Urbana de Itaituba, Fagner – Delegacia de Placas, Vítor – Delegacia de Novo Progresso, e Israel – Delegacia de Castelo dos Sonhos.
Policiais Civis e os presos sendo apresentados à imprensa
“As prisões foram motivadas pelo ato desumano e cruel praticados pelos acusados, os quais, sob alegação de estarem ‘fazendo justiça’, colocaram em xeque a própria sobrevivência do Estado, quanto detentor do ‘Jus puniendi’, e acabaram por cometer brutal afronta à lei, à ordem pública e o estado democrático de direito, e exatamente para coibir uma eventual repetição de atos dessa natureza, foi que a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará agiu impondo o respeito e a ordem”, destacou o Superintendente Edinaldo Silva de Sousa.
Os Delegados Edinaldo Sousa (C), Napoleão (E) e Cleber Pascoal (D)
Fotos: Polícia Civil de Itaituba
Nota do Blog: Parabéns a todos os policiais que participaram dessa operação que culminou com a imediata repressão à liberdade dos malfeitores da sociedade.

2 comentários:

Anônimo disse...

queria saber se o jamilson de paulo da silva ai estar preso e pq so ele esta espancando desse jeito ai que ele ta???

Anônimo disse...

queria saber se o jamilson de paulo da silva ai estar preso e pq so ele esta espancando desse jeito ai que ele ta???